Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba define atrações musicais da 170ª Festa de Santo Antônio

Publicado em: 12/05/2023
Prefeitura de Caraguatatuba define atrações musicais da 170ª Festa de Santo Antônio
Prefeitura de Caraguatatuba define atrações musicais da 170ª Festa de Santo Antônio

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, definiu a programação musical para a 170ª Festa de Santo Antônio, Padroeiro da cidade. As apresentações serão em frente à Igreja Matriz.


#PraTodosVerem: Banda Conexão Sertaneja, uma das atrações musicais da 170ª Festa de Santo Antônio de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

No dia 11 de junho, às 21h, a atração será o grupo Anjos de Resgate, banda católica que faz sucesso há mais de duas décadas. Na oportunidade, eles apresentarão sucessos antigos e do DVD GRP (Graça, Redenção e Paz).

A programação prevê ainda duas atrações locais para o último final de semana do evento. No dia 23 de junho, às 21h, quem se apresenta é a banda Conexão Sertaneja, formada pelos cantores Zé Andrade, Kaique Ferrary, Sarah Louzada e Iris Manz.

Já no dia 24 de junho é a vez da apresentação às 21h do Forró de Todos, um Coletivo Cultural que atua com músicos da cidade. O principal objetivo do coletivo é a fomentação, valorização, resgate e sustentação da cultura, sendo as nordestinas, caiçaras, populares brasileiras, as de origens indígenas e de origens africanas.

Programação litúrgica e social

Este ano, as festividades começam mais cedo e serão emendadas com a programação de Corpus Christi.

As festividades começam em 21 de maio com a peregrinação da imagem de Santo Antônio pelas capelas vinculadas ao Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba. A peregrinação se estende até o dia 27 de maio.

Já no dia 28 de maio, às 20h, ocorre o tradicional Fincamento do Mastro em frente a Igreja Matriz, na Praça Cândido Mota.

Entre os dias 31 de maio e 12 de junho ocorre a Trezena Litúrgica, sempre a partir das 19h30, na Matriz. Padres de diversos locais foram convidados, entre eles, César Almeida Siqueira, Paulo César Nunes de Oliveira, Kleber Rodrigues da Silva, Leandro Alves de Souza, Sílvio José Dias, Eduardo José da Silva Toledo, José Adalberto Vanzella, Juluis Rafael Silva de Barros Lima, Moisés do Nascimento, Mauro José Ramos, Antônio Aparecido Alves, Alessandro Ferreira Coelho e Edgar Delbem.

Dia 8 de junho, Dia de Corpus Christi, a programação prevê a confecção de tapetes às 6h e a Missa de Corpus Christi, às 17h, também na Igreja Matriz.

Continuando a programação da 170ª Festa de Santo Antônio, no dia 11 de junho, às 8h, ocorre a caminhada com saída do Santuário em direção ao Morro Santo Antônio. Na sequência, às 10h, já no morro será realizada a Missa Campal celebrada pelo bispo diocesano Dom José Carlos Chacorowski. Na oportunidade, também será realizada a bênção e a inauguração da nova imagem de Santo Antônio.

A nova imagem terá 20 metros de altura, será de fibra de vidro com estrutura metálica no seu interior, será monocromática e conterá sistema de para-raios para não danificar a estátua em casos de intempéries. A imagem terá ao seu redor uma iluminação específica para sinalização aérea de segurança para aeronaves.

Por fim, dia 13 de junho, Dia do Padroeiro, a programação retorna para o Santuário. Às 8h ocorre a Missa em Ação de Graças pelos 4 anos de elevação do Santuário Diocesano. Já a partir das 11h ocorre o casamento comunitário, enquanto às 18h terá a procissão, seguida da tradicional missa. Como é de tradição, teremos também o bolo de Santo Antonio.

Segundo o pároco do Santuário Diocesano Santo Antônio de Caraguatatuba, Padre José Adalberto Vanzella, “a festa de um padroeiro deve ser sempre uma oportunidade para que os fiéis possam se confraternizar, rezar juntos e aprender de uma forma sistemática um pouco mais sobre a sua fé”.

Já o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destaca a importância de se festejar o Padroeiro com muita festa, programação litúrgica e com uma nova imagem do santo. “O Morro Santo Antônio é um dos pontos turísticos mais visitados em todo Litoral Paulista e nada mais justo homenagearmos nosso Padroeiro com uma nova imagem. Viva Santo Antônio!”, disse.

Festa Social

No período de 2 a 25 de junho, sempre a partir das 18h, fiéis poderão saborear o tradicional bolinho caipira, caldos quentes, quirerinha, entre outras opções gastronômicas na Praça de Alimentação da festa.

Além disso, o público poderá concorrer a diversos prêmios, como refrigerador, mesa de granito, vale viagem, carteira de habilitação, colchão terapêutico, fogão, celular, duas motocicletas e dinheiro entre R$ 2 mil e R$ 5 mil. Mais informações pelos telefones (12) 3882-1611 ou 3881-1422.

 

Confira a programação completa:

21 a 27 de maio

Peregrinação da Imagem de Santo Antônio nas Capelas

 

28 de maio

20h: Fincamento do Mastro (em frente a Matriz de Santo Antônio)

 

30 de maio a 12 de junho

19h30: Trezena Litúrgica (Matriz de Santo Antônio)

 

2 a 18 de junho

Show de Prêmios (Salão Paroquial após as missas)

 

2 a 25 de junho

18h Festa Social (Praça Cândido Mota)

 

8 de junho

6h: Confecção dos Tapetes

18h: Missa de Corpus Christi (Matriz de Santo Antônio)

 

11 de junho

8h: Caminhada (saída do Santuário de Santo Antônio)

10h: Missa Campal e Inauguração da nova imagem de Santo Antônio (Morro Santo Antônio)

21h: Show com a banda Anjos de Resgate (em frente à Matriz de Santo Antônio)

 

13 de junho

8h: Missa de Ação de Graças pelos 4 anos de elevação do Santuário Diocesano (Matriz de Santo Antônio)

11h: Casamento Comunitário (Matriz de Santo Antônio)

18h: Procissão e Missa (Matriz de Santo Antônio)

 

23 de junho

21h: Show com a banda Conexão Sertaneja (em frente à Matriz de Santo Antônio)

 

24 de junho

21h: Show Forró de Todos (em frente à Matriz de Santo Antônio)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Empresas com mais de 100 funcionários podem solicitar vacinação para colaboradores em Caraguatatuba
Empresas com mais de 100 funcionários podem solicitar vacinação para colaboradores em Caraguatatuba

Empresas com mais de 100 colaboradores em Caraguatatuba podem acionar a Secretaria Municipal de Saúde, para agendar a regularização da carteira de vacinação a seus funcionários no local do trabalho. Basta entrar em contato pelo e-mail por meio da Vigilância Epidemiológica, ve.saude@caraguatatuba.sp.gov.br para agendar as ações de vacinação. A medida

Leia Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 05/06/2025
Caraguatatuba conquista vitórias expressivas no Campeonato Metropolitano de Basquete
Caraguatatuba conquista vitórias expressivas no Campeonato Metropolitano de Basquete

As equipes de base de Caraguatatuba brilharam no último fim de semana durante mais uma rodada do Campeonato Metropolitano de Basquete, com jogos disputados nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17. No sábado (17), os jogos ocorram no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba. A rodada começou com a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/05/2025
Caraguatatuba inicia Mês do Meio Ambiente com foco em nutrição e sustentabilidade
Caraguatatuba inicia Mês do Meio Ambiente com foco em nutrição e sustentabilidade

O Banco de Alimentos e o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRESANS) de Caraguatatuba promovem a programação especial do Mês do Meio Ambiente em Caraguatatuba, iniciada na segunda-feira (2). As atividades, voltadas ao aproveitamento integral dos alimentos e à promoção da sustentabilidade, foram realizadas no Centro

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/06/2025
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina de Poesia nesta quinta-feira
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina de Poesia nesta quinta-feira

A Comissão Municipal Setorial de Literatura realiza nesta quinta-feira (29/5), às 18h30, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), uma oficina gratuita de Poesia com as escritoras Miriam Bilhó e Rosana Marques Paulon. Não é necessário realizar inscrição. Voltada para iniciantes e também para quem tem experiência na

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 26/05/2025
Entreposto de Pesca do Camaroeiro é cenário da Saída Fotográfica no próximo sábado
Entreposto de Pesca do Camaroeiro é cenário da Saída Fotográfica no próximo sábado

O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (31/5), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. O ponto de encontro é o mirante da Pedra da Freira, junto ao camaroeiro, no Centro.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 27/05/2025