Pesquisar No Site
Caraguatatuba vacina professores, agentes de organização de ensino e adolescentes de 15 a 19 anos contra Meningite C

Caraguatatuba vacina professores, agentes de organização de ensino e adolescentes de 15 a 19 anos contra Meningite C
Professores, agentes de organização de ensino que tem contato direto com alunos em sala de aula e adolescentes de 15 a 19 anos de idade podem se vacinar contra Meningite C em Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Profissional de Saúde aplica vacina em braço de adolescente (Foto: Divulgação/PMC)
A recomendação é da Secretaria Estadual de Saúde, com objetivo de aumentar a proteção contra a doença meningocócica, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade.
A doença meningocócica é uma infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Essa bactéria pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção da corrente sanguínea). Esses dois tipos de infecções são muito graves e podem levar à morte em até 24 horas.
A bactéria meningocócica pode ser transmitida por gotículas para outras pessoas, através do beijo, tosse ou espirros. As bactérias podem ser transportadas no nariz e na garganta de uma pessoa infectada que não apresenta sintomas, mas pode transmitir a doença para outras pessoas.
A vacinação ocorrerá enquanto durar o estoque municipal. Essa mesma vacina continua sendo direcionada para crianças não vacinadas até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Os sintomas iniciais são bastante semelhantes aos da gripe e, por isso, o diagnóstico pode ser mais difícil, atrasando o início do tratamento e aumentando a probabilidade de desenvolver sequelas, como surdez, amputação e lesões cerebrais.
Assim, é recomendado que sempre que exista suspeita de meningite C, a criança deve ser vista pelo pediatra para que sejam avaliados os sintomas e sejam realizados os exames necessários para iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Os principais sintomas são rigidez na nuca, o que torna difícil encostar o queixo no peito; febre alta; dor de cabeça; confusão mental; dor de garganta; vômitos; sonolência e falta de apetite.
A forma mais fácil e eficaz de se prevenir contra a meningite é com a vacinação, que pode ser administrada a partir dos três meses de idade. A vacina é disponibilizada em qualquer unidade de saúde e tem duração que varia entre um e dois anos e, por isso, deve ser tomado reforço em crianças até quatro anos e em adolescentes entre 12 e 13 anos.
A imunização ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto da Tabatinga, das 8h às 16h30.
Veja Também Recentes

EMEF Professor Antonio de Freitas Avelar promove quiz educativo sobre prevenção às deficiências
Dentro da Semana de Prevenção às Deficiências realizada em todas as unidades escolares do município, entre os dias 21 e 25, a EMEF Professor Antonio de Freitas Avelar, no bairro Estrela D’Alva, em Caraguatatuba, promoveu na segunda-feira (21/8) um quiz on-line para alunos dos 7º e 9º anos. O questionário

Hospital Regional de Caraguatatuba é o primeiro do LN a utilizar técnica inovadora para cirurgia de arritmia cardíaca
O Hospital Regional do Litoral, em Caraguatatuba, passou a realizar a ablação de arritmias e o estudo eletrofisiológico, inéditos na região. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva por meio da qual se tem acesso ao coração por cateteres, sem a necessidade de abertura do tórax. A técnica é utilizada para

Prefeitura de Caraguatatuba recebe workshop sobre tecnologia e inovação pelo Senai
A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), promoveu um workshop sobre tecnologia e inovação voltado aos servidores da Secretaria de Urbanismo. O evento foi realizado nesta terça-feira (5) e teve como objetivo buscar soluções para otimizar o setor da construção civil. O workshop

Empreenda Caraguatatuba já movimentou R$ 36,1 milhões em rodadas de negociações
Em quatro edições realizadas, o Empreenda Caraguatatuba já movimentou pelo menos R$ 36,1 milhões em rodada de negociações de empresas. A 5ª edição está prevista para ocorrer entre os dias 25 e 28 de outubro, das 14h às 21h, na Praça da Cultura. A expectativa neste ano é que supere

Pré-Conferência de Cultura debate políticas públicas para os próximos seis anos em Caraguatatuba
A Pré-Conferência de Cultura de Caraguatatuba reuniu no último sábado (26), no Auditório Maristela de Oliveira, cerca de 60 pessoas, entre sociedade civil e poder público, para revisão do texto do Plano Municipal de Cultura de Caraguatatuba. O objetivo foi debater e analisar as diretrizes, metas e ações das políticas públicas