Pesquisar No Site
Caraguatatuba tem 26% dos públicos prioritários imunizados contra gripe e campanha segue até dia 31

Caraguatatuba tem 26% dos públicos prioritários imunizados contra gripe e campanha segue até dia 31
A baixa adesão dos públicos elegíveis para imunização contra a Influenza preocupa, pois evita o avanço grave da doença. Até o momento, Caraguatatuba registrou 13.264 pessoas vacinadas, o que representa 26,66% de cobertura. A meta é vacinar pelo menos 90% do público-alvo.
A Campanha segue até o dia 31 maio e o imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, para a população com o risco de agravamento pela doença.
Segundo a Secretaria Saúde, a vacina contra o vírus influenza não provoca gripe. As doses são compostas por vírus inativados, e não podem induzir o desenvolvimento da doença. Em algumas pessoas podem surtir efeitos como sensação de dor no corpo ou febre baixa, que em poucos dias desaparece.

#PraTodosVerem: Profissional de saúde aplica vacina em idosa (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo o Ministério da Saúde, a estratégia de vacinação contra a gripe foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacina é segura, efetiva e pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional. A dose protege contra as novas cepas do vírus H1N1, H3N2 e tipo B.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, reforça as pessoas dos grupos elegíveis, que mesmo tendo a vacina do ano passado, devem se vacinar este ano novamente, já que as cepas podem mudar de um ano para o outro.
A imunização ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto da Tabatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. É necessário levar documento com foto e a Carteira de Vacinação.
Quem pode se vacinar – Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medida socioeducativa e população privada de liberdade.
Os trabalhadores da saúde são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares–quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe visita do Ministério da Saúde para manter certificado de eliminação da transmissão vertical de HIV
Caraguatatuba recebe nesta semana a visita de representantes do Ministério da Saúde para avaliar indicadores e metas para manter a certificação de eliminação da transmissão vertical de HIV e conquistar o Selo Prata de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical de Sífilis. A transmissão vertical é quando o

Comitiva de Lorena visita Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso
O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba, Amauri Toledo, e a diretora do Departamento de Políticas de Articulação e Atenção, Alcione Vitório, receberam a visita da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Lorena, Grasielly Marton Barbosa da Silva. De acordo com

Prefeitura de Caraguatatuba recebe workshop sobre tecnologia e inovação pelo Senai
A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), promoveu um workshop sobre tecnologia e inovação voltado aos servidores da Secretaria de Urbanismo. O evento foi realizado nesta terça-feira (5) e teve como objetivo buscar soluções para otimizar o setor da construção civil. O workshop

Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realiza audiência de prestação de contas no dia 29
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba realiza no dia 29 de setembro (sexta-feira), às 10h, prestação de contas do 2º quadrimestre de 2023, na Câmara Municipal, no Centro. Técnicos da Secretaria de Saúde farão um balanço das atividades executadas entre os meses de maio e agosto deste ano.

Emissários danificados por ressaca são retirados da praia Martim de Sá
A Prefeitura de Caraguatatuba está fazendo a retirada de pedaços de concreto que compunham emissários de águas pluviais da praia Martim de Sá, região central. Os emissários foram danificados pelas últimas ressacas. O trabalho, iniciado nesta quinta-feira (14), é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que opera com uma