Pesquisar No Site

Caraguatatuba tem 26% dos públicos prioritários imunizados contra gripe e campanha segue até dia 31

Publicado em: 12/05/2023
Caraguatatuba tem 26% dos públicos prioritários imunizados contra gripe e campanha segue até dia 31
Caraguatatuba tem 26% dos públicos prioritários imunizados contra gripe e campanha segue até dia 31

A baixa adesão dos públicos elegíveis para imunização contra a Influenza preocupa, pois evita o avanço grave da doença. Até o momento, Caraguatatuba registrou 13.264 pessoas vacinadas, o que representa 26,66% de cobertura. A meta é vacinar pelo menos 90% do público-alvo.

A Campanha segue até o dia 31 maio e o imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, para a população com o risco de agravamento pela doença.

Segundo a Secretaria Saúde, a vacina contra o vírus influenza não provoca gripe. As doses são compostas por vírus inativados, e não podem induzir o desenvolvimento da doença. Em algumas pessoas podem surtir efeitos como sensação de dor no corpo ou febre baixa, que em poucos dias desaparece.

#PraTodosVerem: Profissional de saúde aplica vacina em idosa (Foto: Divulgação/PMC)

Segundo o Ministério da Saúde, a estratégia de vacinação contra a gripe foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacina é segura, efetiva e pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.  A dose protege contra as novas cepas do vírus H1N1, H3N2 e tipo B.

O secretário de Saúde, Gustavo Boher, reforça as pessoas dos grupos elegíveis, que mesmo tendo a vacina do ano passado, devem se vacinar este ano novamente, já que as cepas podem mudar de um ano para o outro.

A imunização ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto da Tabatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. É necessário levar documento com foto e a Carteira de Vacinação.

Quem pode se vacinar – Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medida socioeducativa e população privada de liberdade.

Os trabalhadores da saúde são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares–quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que liberou a solicitação de CREDENCIAMENTO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO que desejam realizar a cobertura dos shows de aniversário da cidade, que serão realizados dias 19 e 20 de abril de 2024 na Praça da Cultura. Os pedidos de credenciamento deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal terá mais duas rodadas de jogos pelas oitavas de final nesta quarta-feira (27), no Ginásio Morro do Algodão. A competição promete muita emoção com dois jogos imperdíveis. Às 20h terá o confronto entre Hidráulica Caiçara e Litoral City. Em seguida, às 21h, será

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/03/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou mais uma ação de combate à invasão em Área de Preservação Permanente (APP) na região do Olaria. A operação ocorreu esta semana e as autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 05/04/2024
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros

Há seis anos, Caraguatatuba implantava o Banco de Leite Humano (BLH), um equipamento que contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 17/04/2024