Pesquisar No Site

Alunos da rede pública serão beneficiados com desenvolvimento socioemocional para potencializar aprendizagem

Publicado em: 12/05/2023
Destaques
Alunos da rede pública serão beneficiados com desenvolvimento socioemocional para potencializar aprendizagem
Alunos da rede pública serão beneficiados com desenvolvimento socioemocional para potencializar aprendizagem

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, lançou oficialmente nesta sexta-feira (12/5) o Programa MenteInovadora que visa promover desenvolvimento socioemocional para potencializar a aprendizagem aos alunos da rede municipal de ensino.

Para desenvolver o projeto, a Prefeitura contará com a contribuição da empresa Mind Lab, líder brasileira no desenvolvimento de tecnologias de impacto social por meio da abordagem socioemocional, junto à rede pública.

O Programa MenteInovadora, que vai beneficiar 6.952 alunos de 31 escolas, foi apresentada à comunidade escolar em um evento que contou com a presença do prefeito Aguilar Junior.

“Fechamos uma parceria incrível com um projeto que é sucesso. É mais um material que entregamos para rede para melhorar sempre a prática pedagógica“, esclareceu a secretária de Educação de Educação, Márcia Paiva.

Já o prefeito Aguilar Junior esclareceu que oinvestimento em recursos que potencializam a aprendizagem dos nossos alunos reforçam nosso esforço em contribuir para adultos mais preparados e, consequentemente, uma sociedade melhor.

Esse projeto veio na hora certa, no momento em que precisamos tratar a questão socioemocional e em meio aos casos de violência que vimos no Brasil em escolas. É um projeto que surgiu da nossa rede municipal, depois que aplicamos a pesquisa orientadora. Tenho certeza que vamos colher excelente frutos com o programa”, comentou o prefeito.

A programação do evento foi marcada pela apresentação dos pilares da metodologia Mind Lab e do funcionamento das aulas e do processo de formação dos professores aplicadores do Programa MenteInovadora.

#PraTodosVerem: Representante da Mind Lab realiza palestra para diretores da rede municipal apresentando o Programa MenteInovadora

Assim como a demonstração de recursos e os jogos de raciocínio, as atrações farão parte do evento que acontece na próxima sexta-feira (19/5), das 14h às 16h, na Secretaria de Educação, e será voltado aos coordenadores da rede.

Partindo da capacitação constante de 293 professores da rede municipal de Caraguatatuba, a Mind Lab disponibilizará conteúdos alinhados com a nova BNCC- Base Nacional Comum Curricular, que possibilitam mudanças na prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa.

A partir de atividades associadas a métodos de organização do pensamento, os professores utilizam jogos de raciocínio para estimular reflexões. Eles funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano, que serão inseridos na rotina semanal dos alunos do 1º ao 9º ano do ensino Fundamental I e II.

O objetivo é desenvolver funções socioemocionais e cognitivas dos estudantes e construir seu autoconhecimento e autocontrole.  Além disso, os alunos são contemplados com um Kit para ser usado em casa, do qual faz parte o Livro da Família, que contempla uma jogoteca para promover momentos de desenvolvimento das habilidades socioemocionais em casa.

O Programa MenteInovadora

Por meio do Programa MenteInovadora, a Mind Lab trabalha com cerca de 50 jogos de raciocínio para o contexto brasileiro. O currículo é estruturado progressivamente por semestre para desenvolver habilidades específicas nos alunos de acordo com sua faixa etária e necessidades de desenvolvimento para alunos de 0 a 18 anos, além de estudantes contemplados pela EJA – Ensino de Jovens e Adultos. E os professores recebem manuais que explicam e estruturam cada lição em detalhes para apoiar o desenvolvimento do conjunto de competências do currículo para o respectivo semestre.

A Mind Lab

A Mind Lab existe para mudar a realidade socioeconômica e educacional do Brasil, fomentando um ecossistema comunitário e criando sinergia entre projetos que impactam mais de 15 milhões de pessoas, reduzindo desigualdades educacionais e tirando pessoas da linha da pobreza.

Por meio do Programa MenteInovadora, já impactou a vida de 5,6 milhões de pessoas com uma metodologia própria que atua na jornada educacional, cognitiva e socioemocional de 500 mil alunos e mais de 40 mil professores, sobretudo da rede pública de ensino, visando ainda reduzir as desigualdades na educação. Através de uma metodologia própria, foca na abordagem socioemocional, e busca a recomposição de aprendizagem escolares utilizando recursos para o ensino de componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, iniciou os preparativos para a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, um evento que acontecerá entre os dias 16 e 19 de maio no Parque Natural Municipal Juqueriquerê. Realizado pela primeira vez em Caraguatatuba, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo

Após o fim das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em reunião ordinária na última quinta-feira (4), para fazer uma avaliação dos encontros e finalizar o Plano. O PDTur é um documento que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/04/2024
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística

Caraguatatuba recebeu no final de semana uma famtour com sete operadores de turismo de diversos países para conhecer os produtos e serviços turísticos ofertados pela cidade. A visita é uma parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, que tem por objetivo promover a região como

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho

Cerca de 40 jovens iniciaram nesta segunda-feira (8), workshop de técnicas de vendas, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba. Este é o terceiro treinamento disponibilizado para esse público, com objetivo de qualificar para o primeiro emprego. As aulas serão realizadas até sexta-feira (12), no auditório da Secretaria dos Direitos da

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 09/04/2024