Pesquisar No Site
Alunos da rede pública serão beneficiados com desenvolvimento socioemocional para potencializar aprendizagem

Alunos da rede pública serão beneficiados com desenvolvimento socioemocional para potencializar aprendizagem
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, lançou oficialmente nesta sexta-feira (12/5) o Programa MenteInovadora que visa promover desenvolvimento socioemocional para potencializar a aprendizagem aos alunos da rede municipal de ensino.
Para desenvolver o projeto, a Prefeitura contará com a contribuição da empresa Mind Lab, líder brasileira no desenvolvimento de tecnologias de impacto social por meio da abordagem socioemocional, junto à rede pública.
O Programa MenteInovadora, que vai beneficiar 6.952 alunos de 31 escolas, foi apresentada à comunidade escolar em um evento que contou com a presença do prefeito Aguilar Junior.
“Fechamos uma parceria incrível com um projeto que é sucesso. É mais um material que entregamos para rede para melhorar sempre a prática pedagógica“, esclareceu a secretária de Educação de Educação, Márcia Paiva.
Já o prefeito Aguilar Junior esclareceu que oinvestimento em recursos que potencializam a aprendizagem dos nossos alunos reforçam nosso esforço em contribuir para adultos mais preparados e, consequentemente, uma sociedade melhor.
“Esse projeto veio na hora certa, no momento em que precisamos tratar a questão socioemocional e em meio aos casos de violência que vimos no Brasil em escolas. É um projeto que surgiu da nossa rede municipal, depois que aplicamos a pesquisa orientadora. Tenho certeza que vamos colher excelente frutos com o programa”, comentou o prefeito.
A programação do evento foi marcada pela apresentação dos pilares da metodologia Mind Lab e do funcionamento das aulas e do processo de formação dos professores aplicadores do Programa MenteInovadora.

#PraTodosVerem: Representante da Mind Lab realiza palestra para diretores da rede municipal apresentando o Programa MenteInovadora
Assim como a demonstração de recursos e os jogos de raciocínio, as atrações farão parte do evento que acontece na próxima sexta-feira (19/5), das 14h às 16h, na Secretaria de Educação, e será voltado aos coordenadores da rede.
Partindo da capacitação constante de 293 professores da rede municipal de Caraguatatuba, a Mind Lab disponibilizará conteúdos alinhados com a nova BNCC- Base Nacional Comum Curricular, que possibilitam mudanças na prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa.
A partir de atividades associadas a métodos de organização do pensamento, os professores utilizam jogos de raciocínio para estimular reflexões. Eles funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano, que serão inseridos na rotina semanal dos alunos do 1º ao 9º ano do ensino Fundamental I e II.
O objetivo é desenvolver funções socioemocionais e cognitivas dos estudantes e construir seu autoconhecimento e autocontrole. Além disso, os alunos são contemplados com um Kit para ser usado em casa, do qual faz parte o Livro da Família, que contempla uma jogoteca para promover momentos de desenvolvimento das habilidades socioemocionais em casa.
O Programa MenteInovadora
Por meio do Programa MenteInovadora, a Mind Lab trabalha com cerca de 50 jogos de raciocínio para o contexto brasileiro. O currículo é estruturado progressivamente por semestre para desenvolver habilidades específicas nos alunos de acordo com sua faixa etária e necessidades de desenvolvimento para alunos de 0 a 18 anos, além de estudantes contemplados pela EJA – Ensino de Jovens e Adultos. E os professores recebem manuais que explicam e estruturam cada lição em detalhes para apoiar o desenvolvimento do conjunto de competências do currículo para o respectivo semestre.
A Mind Lab
A Mind Lab existe para mudar a realidade socioeconômica e educacional do Brasil, fomentando um ecossistema comunitário e criando sinergia entre projetos que impactam mais de 15 milhões de pessoas, reduzindo desigualdades educacionais e tirando pessoas da linha da pobreza.
Por meio do Programa MenteInovadora, já impactou a vida de 5,6 milhões de pessoas com uma metodologia própria que atua na jornada educacional, cognitiva e socioemocional de 500 mil alunos e mais de 40 mil professores, sobretudo da rede pública de ensino, visando ainda reduzir as desigualdades na educação. Através de uma metodologia própria, foca na abordagem socioemocional, e busca a recomposição de aprendizagem escolares utilizando recursos para o ensino de componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.
Veja Também Recentes

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos