Pesquisar No Site
170ª Festa de Santo Antônio terá festa social, programação religiosa e inauguração da nova imagem do Padroeiro

170ª Festa de Santo Antônio terá festa social, programação religiosa e inauguração da nova imagem do Padroeiro
Vem aí a 170ª Festa de Santo Antônio, Padroeiro de Caraguatatuba. Este ano, as festividades começam mais cedo e serão emendadas com a programação de Corpus Christi.
As festividades começam em 21 de maio com a peregrinação da imagem de Santo Antônio pelas capelas vinculadas ao Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba. A peregrinação se estende até o dia 27 de maio.
Já no dia 28 de maio, às 20h, ocorre o tradicional Fincamento do Mastro em frente a Igreja Matriz, na Praça Cândido Mota.
Entre os dias 31 de maio e 12 de junho ocorre a Trezena Litúrgica, sempre a partir das 19h30, na Matriz. Padres de diversos locais foram convidados, entre eles, César Almeida Siqueira, Paulo César Nunes de Oliveira, Kleber Rodrigues da Silva, Leandro Alves de Souza, Sílvio José Dias, Eduardo José da Silva Toledo, José Adalberto Vanzella, Juluis Rafael Silva de Barros Lima, Moisés do Nascimento, Mauro José Ramos, Antônio Aparecido Alves, Alessandro Ferreira Coelho e Edgar Delbem.

#PraTodosVerem: Público em frente a Igreja Matriz de Santo Antônio em cerimônia religiosa (Divulgação/PMC)
Dia 8 de junho, Dia de Corpus Christi, a programação prevê a confecção de tapetes às 6h e a Missa de Corpus Christi, às 17h, também na Igreja Matriz.
Continuando a programação da 170ª Festa de Santo Antônio, no dia 11 de junho, às 8h, ocorre a caminhada com saída do Santuário em direção ao Morro Santo Antônio. Na sequência, às 10h, já no morro será realizada a Missa Campal celebrada pelo bispo diocesano Dom José Carlos Chacorowski. Na oportunidade, também será realizada a bênção e a inauguração da nova imagem de Santo Antônio.
A nova imagem terá 20 metros de altura, será de fibra de vidro com estrutura metálica no seu interior, será monocromática e conterá sistema de para-raios para não danificar a estátua em casos de intempéries. A imagem terá ao seu redor uma iluminação específica para sinalização aérea de segurança para aeronaves.
Por fim, dia 13 de junho, Dia do Padroeiro, a programação retorna para o Santuário. Às 8h ocorre a Missa em Ação de Graças pelos 4 anos de elevação do Santuário Diocesano. Já a partir das 11h ocorre o casamento comunitário, enquanto às 18h terá a procissão, seguida da tradicional missa. Como é de tradição, teremos também o bolo de Santo Antonio.
Segundo o pároco do Santuário Diocesano Santo Antônio de Caraguatatuba, Padre José Adalberto Vanzella, “a festa de um padroeiro deve ser sempre uma oportunidade para que os fiéis possam se confraternizar, rezar juntos e aprender de uma forma sistemática um pouco mais sobre a sua fé”.
Já o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destaca a importância de se festejar o Padroeiro com muita festa, programação litúrgica e com uma nova imagem do santo. “O Morro Santo Antônio é um dos pontos turísticos mais visitados em todo Litoral Paulista e nada mais justo homenagearmos nosso Padroeiro com uma nova imagem. Viva Santo Antônio!”, disse.
Festa Social
No período de 2 a 25 de junho, sempre a partir das 18h, fiéis poderão saborear o tradicional bolinho caipira, caldos quentes, quirerinha, entre outras opções gastronômicas na Praça de Alimentação da festa.
Além disso, o público poderá concorrer a diversos prêmios, como refrigerador, mesa de granito, vale viagem, carteira de habilitação, colchão terapêutico, fogão, celular, duas motocicletas e dinheiro entre R$ 2 mil e R$ 5 mil. Mais informações pelos telefones (12) 3882-1611 ou 3881-1422.
No último final de semana de junho haverá atrações musicais, cuja programação será divulgada em breve.
Confira a programação completa:
21 a 27 de maio
Peregrinação da Imagem de Santo Antônio nas Capelas
28 de maio
20h: Fincamento do Mastro (em frente a Matriz de Santo Antônio)
30 de maio a 12 de junho
19h30: Trezena Litúrgica (Matriz de Santo Antônio)
2 a 18 de junho
Show de Prêmios (Salão Paroquial após as missas)
2 a 25 de junho
18h Festa Social (Praça Cândido Mota)
8 de junho
6h: Confecção dos Tapetes
18/6: Missa de Corpus Christi (Matriz de Santo Antônio)
11 de junho
8h: Caminhada (saída do Santuário de Santo Antônio)
10h: Missa Campal e Inauguração da nova imagem de Santo Antônio (Morro Santo Antônio)
13 de junho
8h: Missa de Ação de Graças pelos 4 anos de elevação do Santuário Diocesano (Matriz de Santo Antônio)
11h: Casamento Comunitário (Matriz de Santo Antônio)
18h: Procissão e Missa (Matriz de Santo Antônio)
23 de junho
Show em homenagem ao Padroeiro
Veja Também Recentes

Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de