Pesquisar No Site

Gestores de escolas particulares, ETEC e IF passam por treinamento sobre o botão SOS Escola

Publicado em: 11/04/2023
Destaques
Gestores de escolas particulares, ETEC e IF passam por treinamento sobre o botão SOS Escola
Gestores de escolas particulares, ETEC e IF passam por treinamento sobre o botão SOS Escola

Dando continuidade nas ações de segurança voltadas para as unidades escolares do município, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou um treinamento com representantes de escolas particulares, da ETEC (Escola Técnica Estadual) e do IF (Instituto Federal).

O treinamento servirá para que os representantes das instituições acessem o botão do pânico chamado SOS Escola em casos de emergências. O passo a passo foi explicado por técnicos da Prefeitura de Caraguatatuba, entre eles, Educação e Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.

Na oportunidade, também foi anunciado que Patrulha Escolar realizada pela Guarda Civil Municipal fará rondas não apenas nas escolas municipais, mas também nas federais, estaduais e particulares do município.

Além disso, a Prefeitura anunciou que os policiais da Atividade Delegada também participarão das rondas. Estes policiais que atuam em dias de folga são pagos pela administração municipal.

#PraTodosVerem: Superintendente da GCM, Cláudio Dias, fala sobre as ações de rondas que estão sendo feitas nas unidades escolares

A Guarda Civil Municipal reforçou o patrulhamento com a criação da Patrulha Escolar Municipal em turno extra dos guardas municipais e juntamente com a Polícia Militar e Polícia Ambiental é realizado o patrulhamento preventivo, de forma que ao longo do dia consiga atender com rondas as unidades escolares municipais. As corporações foram divididas em três regiões: Norte, Centro e Sul.

Segundo o prefeito Aguilar Junior, presente no treinamento, a Prefeitura também está em processo de aquisição de câmeras de monitoramento e detector de metal, além de colocar vigias armados nas escolas.

Além disso, conforme determinação da Secretaria de Educação os horários de atendimento nas secretarias das escolas municipal serão alterados: das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Canal federal

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas.

Essa é uma das ações da Operação Escola Segura que deu início na última semana. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo. Basta acessar https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições da seleção das 38 bolsas de estudos para alunos em situação de vulnerabilidade encerram na sexta-feira
Inscrições da seleção das 38 bolsas de estudos para alunos em situação de vulnerabilidade encerram na sexta-feira

As inscrições do processo seletivo de concessão e renovação de 38 bolsas de estudos para alunos de Caraguatatuba em situação de vulnerabilidade no Colégio Módulo terminam na próxima sexta-feira (31), das 9h às 16h, no Protocolo Geral do Paço Municipal, no Centro, ou on-line no Protocolo Eletrônico do site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/.

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/10/2025
Basquete Caraguá conquista vitórias importantes na Liga Paulista e no Campeonato Metropolitano
Basquete Caraguá conquista vitórias importantes na Liga Paulista e no Campeonato Metropolitano

O fim de semana foi de grandes resultados para o Basquete Caraguá. Pela Liga Paulista de Basquete, o time sub-16 de Caraguatatuba dominou a partida em Itaquaquecetuba e superou os donos da casa por 64 a 55, no sábado (18). O destaque ficou por conta de Lucas Rossi, cestinha com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 20/10/2025
Exposição ‘Florescer da Primavera 2025’ reúne obras originais de etnias indígenas do Sul e Sudeste do Brasil
Exposição ‘Florescer da Primavera 2025’ reúne obras originais de etnias indígenas do Sul e Sudeste do Brasil

O Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba, abre neste sábado (18/10), sua nova exposição ‘Florescer da Primavera 2025’, com peças originais de etnias das regiões Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes ao acervo do Espaço. A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/10/2025
Websérie “Caraguatá Linda” estreia neste domingo com evento cultural gratuito em Caraguatatuba
Websérie “Caraguatá Linda” estreia neste domingo com evento cultural gratuito em Caraguatatuba

A cidade de Caraguatatuba recebe no próximo domingo (19) o lançamento da websérie “Caraguatá Linda”. Idealizado, roteirizado e apresentado pela atriz Vitória Isis Bortoluzzi de Souza, 30, o projeto tem como propósito valorizar a cultura caiçara, as tradições e as belezas naturais e históricas do município. O evento, aberto ao

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/10/2025
Conselheiros da Defesa dos Direitos do Idoso passam por capacitação sobre leis e noções de administração pública
Conselheiros da Defesa dos Direitos do Idoso passam por capacitação sobre leis e noções de administração pública

Integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso de Caraguatatuba (CMDDI) passaram por capacitação sobre algumas leis importantes que regem os direitos da pessoa idosa, atuação da administração pública, a política da pessoa idosa nos municípios e o fortalecimento dos Conselhos Municipais, entre outros temas pertinentes, na quarta-feira

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 06/11/2025