Pesquisar No Site

Procon de Caraguatatuba dá dicas sobre aluguel de casas na temporada

Publicado em: 09/01/2023
Procon de Caraguatatuba dá dicas sobre aluguel de casas na temporada
Procon de Caraguatatuba dá dicas sobre aluguel de casas na temporada

Com o início das férias escolares e a proximidade com o Carnaval, muitas pessoas alugam um imóvel em Caraguatatuba para aproveitar as férias com familiares e amigos.

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba fornece uma série de recomendações para os consumidores não terem qualquer transtorno ao alugar uma casa para a temporada de verão no município.

O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, destaca a importância da formalização do aluguel da casa. “Faça um contrato com tudo o que foi tratado verbalmente, como data de saída, nome e endereço do proprietário, preço, forma de pagamento, local de retirada das chaves, tipo, número de cômodos, garagem, proximidade da praia ou de comércios”, elenca.

#PraTodosVerem: Placa com anúncio de casas para aluguel na temporada e finais de semana (Fotos: Divulgação/PMC)

O diretor do Procon pede para pesquisar com antecedência as condições de acesso, pontos de referência e a infraestrutura da região. “Também é necessário buscar referências na internet ou de pessoas conhecidas, bem como, se possível, fazer uma vistoria com o responsável antes de fechar o contrato, além de atentar às condições do imóvel”, recomenda.  “Caso o imóvel seja mobiliado, no contrato deve constar o estado de conservação e a relação de móveis e utensílios disponíveis. Ao final da locação, efetue nova vistoria”, enfatiza.

Moreira passou algumas precauções com o aluguel on-line de imóveis. “É preciso pesquisar na internet recomendações sobre a casa, mas se as tratativas com o suposto dono do imóvel for apenas por filmagens ou fotos externas, desconfie! Peça para ele fazer uma chamada ao vivo, mostrando os cômodos da residência porque, às vezes, os anúncios só trazem a fachada da casa, sem dar detalhes do interior do imóvel”, previne.

De acordo com o diretor do Procon, esse tipo de locação temporária não pode ultrapassar três meses. “Além disso, o pagamento de aluguéis e encargos pode ser solicitado antecipadamente e de uma só vez. Exija comprovantes discriminando todas as quantias pagas e guarde recibos, extratos bancários e outros documentos que atestem a negociação com o fornecedor”, alerta. “Caso o consumidor tenha dúvida ou o locador não dê recibos ou melhores detalhes sobre o imóvel não faça negócio”, finaliza.

Reclamação

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita de forma on-line pelo aplicativo Caraguatatuba 156 ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 12 funcionários.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.   site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Empreenda Já reforça cursos voltados ao empreendedorismo feminino
Empreenda Já reforça cursos voltados ao empreendedorismo feminino

Neste Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Caraguatatuba, através do ‘Empreenda Já’ reforça um serviço especial voltado à mulher empreendedora. Em parceria com o Sebrae, o programa ‘Movimento Sebrae Delas SP’, incentiva o apoio e o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Com o slogan ‘Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso’,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 08/03/2024
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (21), a entrega dos kits de escovação aos alunos da 1ª fase ao 5º ano da rede municipal de ensino. Ao todo, 11 mil kits serão entregues, contendo escova dental, pasta de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/03/2024
Prefeitura leva palestra sobre segurança no trânsito ao Hospital Regional
Prefeitura leva palestra sobre segurança no trânsito ao Hospital Regional

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), esteve na tarde de segunda-feira (18) no Hospital Regional do Litoral Norte, levando aos funcionários da unidade uma palestra sobre segurança no trânsito. A palestra fez parte das atividades da Semana Interna de Prevenção

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 19/03/2024
Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco
Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, em conjunto com o Grupo de Vigilância Sanitária Estadual, promoveram nesta quinta-feira (7), a 1ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária. O evento foi realizado no auditório do polo da Fundacc, no Centro, e reuniu representantes dos municípios do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/03/2024
Dermatologista orienta como usar corretamente repelente e evitar picadas de mosquitos
Dermatologista orienta como usar corretamente repelente e evitar picadas de mosquitos

Diante do aumento de casos de dengue em território nacional, o uso de repelente é indicado para reforçar a prevenção contra as picadas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. A dermatologista da rede municipal de saúde, Aline Bortoliero, dá orientações sobre a forma adequada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 06/03/2024