Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba promove formação para novos agentes de apoio escolar

Publicado em: 04/01/2023
Prefeitura de Caraguatatuba promove formação para novos agentes de apoio escolar
Prefeitura de Caraguatatuba promove formação para novos agentes de apoio escolar

Desde o início da semana, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, realiza o treinamento da primeira turma composta por 172 agentes de apoio escolar (AAE), aprovados em processo seletivo, que atuarão nas unidades escolares do município.

#PraTodosVerem: Secretária de Educação, Márcia Paiva, conversa com os agentes de apoio escolar (Foto: Divulgação/PMC)

A formação foi elaborada pela equipe de Supervisão de Ensino da pasta com o objetivo de capacitar os novos educadores a desempenharem da melhor maneira suas atividades que compreendem desde o apoio ao planejamento à execução e avaliação das atividades sócio-pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Além disso, contribuem para o oferecimento de espaço físico e de convivência adequados à segurança, o desenvolvimento, ao bem-estar social, físico e emocional das crianças nas dependências das unidades de atendimento da rede municipal.

A aplicação da formação também conta com a participação de Especialistas dos setores que compõem a Secretaria de Educação, como Educação Inclusiva, Alimentação Escolar, entre outros.

Outro conteúdo de grande importância desenvolvido durante a formação nesta quarta-feira (4) foi abordado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que apresentou e esclareceu dúvidas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além dos direitos e deveres dos profissionais apresentados pelo Departamento Ético Disciplinar. A atividade foi direcionada pela representante do departamento Ético Disciplinar, Érika Miskolci.

#PraTodosVerem: Representante do departamento Ético Disciplinar, Érika Miskolci direciona atividade de formação para os novos agentes de apoio escolar (Foto: Divulgação/PMC)

A formação foi realizada no período da manhã e da tarde, cada turma dividida em 86 pessoas. Todos passaram por dinâmicas com profissionais de carreira que trouxeram situações do cotidiano e tiraram todas as dúvidas.

Para a secretária de Educação, Márcia Paiva, que esteve presente durante a atividade desta quarta-feira, a formação dos agentes é uma das fases mais importantes após a contratação, pois é o momento em que adquirem as noções básicas do trabalho. “Esperamos que todos os agentes estejam preparados para desempenhar o melhor serviço nas unidades educacionais, garantindo a inclusão e supervisão dos alunos e a boa experiência deles no ambiente escolar. Para isso, é necessário que tirem as dúvidas e absorvam a dinâmica por meio dos relatos de profissionais que atuam há anos”, comentou.

A administração tem investido na qualificação do atendimento aos estudantes e, um dos pontos, foi a contratação de agentes de apoio escolar. Foram selecionados 229 AAE, para a jornada semanal de 40 horas, para que atuem no auxílio da rotina do ambiente escolar.

A primeira turma concluirá a capacitação nesta sexta-feira (6) e a expectativa é que iniciem nas unidades escolares na segunda-feira (9). A outra turma deverá iniciar a formação nas próximas semanas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar

O encontro será no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e contará com visita guiada dos grupos na exposição “Mulheres Artistas!? Mulheres Artistas!” No  próximo sábado, dia 30 de março, das 14 às 17 horas, os coletivos femininos “Teodoras do Cordel – Artevistas SP” e “Linhas do Mar”, participam da primeira

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/03/2024
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba estará reunido na próxima semana (27), no Centro

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove no dia 27 de março (quarta-feira), a partir das 18h, mais uma reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 21/03/2024
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas

No dia 27 de março, (quarta-feira), às 19h, a Cia. Talagadá apresenta o espetáculo infantil de teatro de bonecos “Dentro D’água” no Teatro Mario Covas. A entrada é gratuita e a classificação é livre. “Dentro D’Água” da Cia. Talagadá foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura,

Leia Mais FUNDACC Publicado em 20/03/2024