Pesquisar No Site
Comerciantes mostram otimismo com novas estruturas de quiosques na Praia da Mococa
Comerciantes mostram otimismo com novas estruturas de quiosques na Praia da Mococa
Uma das praias mais movimentadas da região Norte, a Praia da Mococa, iniciou a temporada de verão 2023 com os novos contêineres já instalados e em completa operação. A novidade tem atraído elogios dos visitantes.

#PraTodosVerem: Praia da Mococa com contêiner vermelho instalado e com árvores e mesas ao redor (Foto: Divulgação/PMC)
A mudança também foi aprovada pelos quiosqueiros, que aproveitam o mês de janeiro para engajar na retomada econômica e trabalham para tornar as novas estruturas cada vez mais atrativas, com a identidade visual de cada proprietário.
Esse é o caso da Adelilda Epifhanio, conhecida como Dona Denny, e sua filha Heidy Epifhanio, que são responsáveis pelo ‘Quiosque do Sossêgo’. Elas precisaram fazer diversas mudanças em sua rotina, aguardando a chegada do contêiner e as orientações por parte da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
De acordo com Heidy, esse período acabou sendo importante para que ela mesma planejasse todo o design interior e exterior do espaço, que teve como tonalidade principal o rosa. “Nós tivemos que recomeçar do zero e ainda estamos em fase de adaptação. É tudo muito novo. Ficamos seis meses parados e foi nesse período que eu tive a ideia de começar a planejar tudo para nossa retomada”, contou.

#PraTodosVerem: Vista lateral do Quiosque do Serjão, com árvores e mesas amarelas espalhadas ao redor (Foto: Divulgação/PMC)
Durante a conversa, ela também disse que a ideia de fazer o quiosque em tons de rosa foi bastante ousada, mas que tem atraído muitos elogios dos banhistas.
As novas unidades também agradam aos demais quiosqueiros, que se mostraram animados por todo o processo de reurbanização e, principalmente, por todos os estudos realizados pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente com intuito de recuar os quiosques para longe do mar, garantindo espaço para que eles possam trabalhar.
Para Edson Costa do quiosque ‘O Cigano’, o primeiro a aderir a mudança e instalar o contêiner, a iniciativa da Prefeitura traz inovações que ajudam a alavancar o turismo local.
“Além de reduzir os possíveis impactos ao meio ambiente, também aumentam a nossa segurança. A mudança nos traz inúmeras possibilidades, inclusive em relação ao nosso potencial turístico. Essas readequações podem nos tornar, futuramente, uma praia referência em Caraguatatuba”, disse.

#PraTodosVerem: Interior do contêiner do Quiosque do Sossêgo, mostrando parte da área de trabalho (Foto: Divulgação/PMC)
Os contêineres possuem banheiros feminino, masculino e acessível para pessoas com necessidades especiais, além de cozinha e área de trabalho. A área externa ainda passará pela padronização.
Todo o trabalho demanda adaptação por parte dos comerciantes e gera algumas dificuldades no início, mas a Prefeitura segue orientando para que tudo corra dentro legalidade e atenda às necessidades dos trabalhadores.
No geral, essas melhorias também foram bem avaliadas pela Susana Bissoli dos Santos, do Quiosque do Serjão, a Cláudia Dias, do Quiosque Bar Brasil e Edson Thiago, responsável pelo Quiosque Vista Linda e Quiosque da Meire.
Essa readequação na praia é uma medida que faz parte do projeto de reurbanização das orlas do município, e segue a decisão da Justiça Federal, por meio da Ação Civil Pública nº 0007417-57.2010.403.6103.
Veja Também Recentes
PAT de Caraguatatuba oferece 112 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (24). Ao todo, estão disponíveis 112 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Circuito Mares movimenta Caraguatatuba e reforça vocação para turismo esportivo
A Praia da Cocanha foi palco, nos dias 13 e 14 de junho, da 3ª etapa do Circuito Mares, um dos principais eventos de esportes de praia e mar do Estado de São Paulo. Ao longo do fim de semana, mais de três mil atletas, acompanhantes e visitantes participaram da
Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra sobre prevenção ao uso de álcool drogas e vaping na adolescência
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na terça-feira (30), a palestra “Álcool, Drogas e Vaping na Adolescência” para orientar pais de jovens sobre o risco do uso de substâncias psicoativas. A atividade ocorreu na Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, na região central, com objetivo de fortalecer a prevenção e ampliar
Parque Natural do Juqueriquerê convoca voluntários selecionados para programa ambiental em Caraguatatuba
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba publicou o Termo de Convocação nº 01/2026 do Programa de Voluntariado em Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ). Ao todo, 16 candidatos selecionados foram convocados para integrar as atividades desenvolvidas na unidade de conservação. Os voluntários
Caraguatatuba realiza reunião para regularização fundiária com moradores dos Núcleos Higino Martins e Jardim Progresso
A equipe da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba realizou a primeira reunião com moradores dos Núcleos Higino Martins e Jardim Progresso I sobre o processo de regularização fundiária destas áreas, que engloba mais de 120 residências. O encontro foi realizado na EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no Tinga, quarta-feira