Pesquisar No Site

Aluno da Educação Inclusiva de Caraguatatuba é aprovado em vestibular do Instituto Federal de São Paulo

Publicado em: 09/01/2023
Aluno da Educação Inclusiva de Caraguatatuba é aprovado em vestibular do Instituto Federal de São Paulo
Aluno da Educação Inclusiva de Caraguatatuba é aprovado em vestibular do Instituto Federal de São Paulo

O jovem Bruno Luiz Vieira Sales, de 15 anos, diagnosticado com autismo e egresso da Educação Inclusiva da rede pública municipal de Caraguatatuba, foi aprovado no vestibular do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) para o curso ‘Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio’.

#PraTodosVerem: Estudante Bruno Vieira e a professora da rede municipal de Caraguatatuba, Aline Okuda, lado a lado na Sala de Recursos Multifuncionais (Foto: Divulgação/PMC)

A conquista veio enquanto o estudante ainda concluía o 9º ano do ensino fundamental na EMEF Professora Maria Aparecida Ujio, no bairro Porto Novo, onde também frequentava a Sala de Recursos Multifuncionais – espaço dedicado ao atendimento educacional especializado.

O resultado positivo foi recebido com alegria tanto por Bruno quanto por seus familiares, amigos e professores. “Eu estou muito feliz com a aprovação. Quero muito aprender coisas novas como programar e consertar computadores. Pensei que eu não iria passar, mas a minha preparação valeu a pena, depois de eu ter estudado e me esforçado com ajuda dos meus professores”, comemorou o estudante.

Para a mãe de Bruno, Cristina Marques, a inclusão educacional foi essencial para o desenvolvimento do filho, principalmente, no relacionamento interpessoal. “Ele melhorou muito a aprendizagem com o atendimento da Sala de Recursos, ganhando também mais autonomia e confiança no seu potencial. A Prefeitura e a Secretaria de Educação estão de parabéns por contar com profissionais tão competentes na educação inclusiva”, elogiou.

Orgulho da professora de Atendimento Educacional Especializado, Aline Okuda, o jovem sempre foi um aluno dedicado, segundo conta. “Ele ia às aulas regulares e precisava de apoio apenas em algumas disciplinas. Na Sala de Recursos, cuidávamos das dificuldades e demandas necessárias para seu pleno desenvolvimento. Desejo muito sucesso nessa fase e estarei eternamente à disposição”, disse.

A prova do processo seletivo do IFSP – Câmpus Caraguatatuba foi aplicada no dia 11 de dezembro e a primeira lista de aprovados publicada no último dia 4 de janeiro. Bruno ficou entre os primeiros colocados no curso, que oferece apenas 40 vagas e tem período integral de aulas no primeiro ano de formação.

“Tenho muito orgulho do Bruno, que também recebeu diagnóstico de Síndrome de Asperger, e sei que ele se dedicará ainda mais no ensino médio. Não tenho como agradecer por tudo o que a escola Ujio e a professora Aline fizeram pelo meu filho”, completou Cristina Marques.

Para o futuro, ele espera ainda seguir a carreira de ator e dublador e conclui agradecendo. “Obrigado professora! Obrigado por tudo que você fez por mim e obrigado por estar comigo quando eu precisava. Me sinto muito grato por isso”, reconheceu Bruno.

#PraTodosVerem: Bruno Vieira posando para foto ao lado de uma taça de sorvete (Foto: Divulgação/PMC)

Atualmente, a rede pública municipal de ensino da cidade atende cerca de 370 alunos com transtorno do espectro autista (TEA), nas 25 escolas com Salas de Recursos Multifuncionais, que têm a lógica de potencializar o ensino dos alunos com deficiência ou com altas habilidades para promover condições de acesso, aprendizagem e participação no ensino regular.

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como Autismo, faz parte de um grande grupo de alterações globais do desenvolvimento denominado Transtornos do Neurodesenvolvimento, cujas características estão presentes desde o início da infância e que acompanham a pessoa durante todas as etapas da vida, podendo limitar ou prejudicar a participação em algumas atividades do dia a dia. Estes aspectos variam muito dependendo da gravidade, comorbidades, do nível de desenvolvimento, da idade e do acompanhamento que recebe.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística

Caraguatatuba recebeu no final de semana uma famtour com sete operadores de turismo de diversos países para conhecer os produtos e serviços turísticos ofertados pela cidade. A visita é uma parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, que tem por objetivo promover a região como

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024

A 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 chega a Caraguatatuba no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições ainda estão abertas e devem ser concluídas até o dia 9. Este ano são esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024

Na última semana, atletas de Caraguatatuba brilharam no evento multiesportivo Arnold Brasil 2024, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. O torneio engloba fisiculturismo e outras 21 modalidades esportivas, incluindo lutas. A atleta de elite feminino, Maíra Alexandre Alfredo, que competiu por Caraguá na categoria de peso 70 kg,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado

O Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal chegou ao momento decisivo. A grande final das duas modalidades será realizada neste sábado (20/4). No Futsal, a equipe Tuka Bike vai disputar o título jogando contra o time Rio do Ouro. O jogo será no ginásio Morro do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024