Pesquisar No Site

Aluno da Educação Inclusiva de Caraguatatuba é aprovado em vestibular do Instituto Federal de São Paulo

Publicado em: 09/01/2023
Aluno da Educação Inclusiva de Caraguatatuba é aprovado em vestibular do Instituto Federal de São Paulo
Aluno da Educação Inclusiva de Caraguatatuba é aprovado em vestibular do Instituto Federal de São Paulo

O jovem Bruno Luiz Vieira Sales, de 15 anos, diagnosticado com autismo e egresso da Educação Inclusiva da rede pública municipal de Caraguatatuba, foi aprovado no vestibular do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) para o curso ‘Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio’.

#PraTodosVerem: Estudante Bruno Vieira e a professora da rede municipal de Caraguatatuba, Aline Okuda, lado a lado na Sala de Recursos Multifuncionais (Foto: Divulgação/PMC)

A conquista veio enquanto o estudante ainda concluía o 9º ano do ensino fundamental na EMEF Professora Maria Aparecida Ujio, no bairro Porto Novo, onde também frequentava a Sala de Recursos Multifuncionais – espaço dedicado ao atendimento educacional especializado.

O resultado positivo foi recebido com alegria tanto por Bruno quanto por seus familiares, amigos e professores. “Eu estou muito feliz com a aprovação. Quero muito aprender coisas novas como programar e consertar computadores. Pensei que eu não iria passar, mas a minha preparação valeu a pena, depois de eu ter estudado e me esforçado com ajuda dos meus professores”, comemorou o estudante.

Para a mãe de Bruno, Cristina Marques, a inclusão educacional foi essencial para o desenvolvimento do filho, principalmente, no relacionamento interpessoal. “Ele melhorou muito a aprendizagem com o atendimento da Sala de Recursos, ganhando também mais autonomia e confiança no seu potencial. A Prefeitura e a Secretaria de Educação estão de parabéns por contar com profissionais tão competentes na educação inclusiva”, elogiou.

Orgulho da professora de Atendimento Educacional Especializado, Aline Okuda, o jovem sempre foi um aluno dedicado, segundo conta. “Ele ia às aulas regulares e precisava de apoio apenas em algumas disciplinas. Na Sala de Recursos, cuidávamos das dificuldades e demandas necessárias para seu pleno desenvolvimento. Desejo muito sucesso nessa fase e estarei eternamente à disposição”, disse.

A prova do processo seletivo do IFSP – Câmpus Caraguatatuba foi aplicada no dia 11 de dezembro e a primeira lista de aprovados publicada no último dia 4 de janeiro. Bruno ficou entre os primeiros colocados no curso, que oferece apenas 40 vagas e tem período integral de aulas no primeiro ano de formação.

“Tenho muito orgulho do Bruno, que também recebeu diagnóstico de Síndrome de Asperger, e sei que ele se dedicará ainda mais no ensino médio. Não tenho como agradecer por tudo o que a escola Ujio e a professora Aline fizeram pelo meu filho”, completou Cristina Marques.

Para o futuro, ele espera ainda seguir a carreira de ator e dublador e conclui agradecendo. “Obrigado professora! Obrigado por tudo que você fez por mim e obrigado por estar comigo quando eu precisava. Me sinto muito grato por isso”, reconheceu Bruno.

#PraTodosVerem: Bruno Vieira posando para foto ao lado de uma taça de sorvete (Foto: Divulgação/PMC)

Atualmente, a rede pública municipal de ensino da cidade atende cerca de 370 alunos com transtorno do espectro autista (TEA), nas 25 escolas com Salas de Recursos Multifuncionais, que têm a lógica de potencializar o ensino dos alunos com deficiência ou com altas habilidades para promover condições de acesso, aprendizagem e participação no ensino regular.

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como Autismo, faz parte de um grande grupo de alterações globais do desenvolvimento denominado Transtornos do Neurodesenvolvimento, cujas características estão presentes desde o início da infância e que acompanham a pessoa durante todas as etapas da vida, podendo limitar ou prejudicar a participação em algumas atividades do dia a dia. Estes aspectos variam muito dependendo da gravidade, comorbidades, do nível de desenvolvimento, da idade e do acompanhamento que recebe.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

WhatsApp Image 2026-09-10 at 17.44.40
Caraguatatuba avança em nova etapa do Alfabetiza Juntos SP

Troca de experiências, análise da prática em sala de aula e novas estratégias para trabalhar Língua Portuguesa e Matemática marcaram mais uma etapa do Alfabetiza Juntos SP realizada nesta semana em Caraguatatuba. Articuladores regionais e técnicos municipais do Vale do Paraíba participaram do Módulo 6 da formação, com atividades voltadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 10/09/2026
Zona Sul de Caraguatatuba recebe Ato Cívico de 7 de Setembro e Ação Solidária
Zona Sul de Caraguatatuba recebe Ato Cívico de 7 de Setembro e Ação Solidária

Caraguatatuba celebra a Independência do Brasil na próxima segunda-feira (7) com Ato Cívico e Ação Solidária na região Sul da cidade. A programação começa às 8h, no Núcleo Esportivo Municipal “Lourenço José dos Santos” (Coliseu), no Perequê-Mirim, e une civismo, valorização da identidade local e serviços e atendimentos à população.

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 04/09/2026
Teatro Mario Covas recebe grandes atrações em outubro
Teatro Mario Covas recebe grandes atrações em outubro

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, preparou uma programação diversificada para o mês de outubro, com espetáculos para públicos de diferentes idades e estilos. Entre os destaques estão o stand-up comedy dos humoristas Dihh Lopes e Márcio Donato, o show da turnê comemorativa pelos 60 anos do tradicional grupo Os

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 28/09/2026
Setembro Verde leva motoristas do transporte coletivo a vivenciar desafios enfrentados por pessoas com deficiência
Setembro Verde leva motoristas do transporte coletivo a vivenciar desafios enfrentados por pessoas com deficiência

Motoristas do transporte coletivo de Caraguatatuba trocaram, por algumas horas, o volante pela experiência de quem enfrenta diariamente barreiras para se locomover pela cidade. Vendados ou utilizando cadeiras de rodas, muletas, andadores, pesos e órteses, os profissionais participaram de uma vivência prática sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/09/2026