Pesquisar No Site
Prefeitura forma 4ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba e mais de 200 jovens passam pelo projeto

Prefeitura forma 4ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba e mais de 200 jovens passam pelo projeto
A Prefeitura de Caraguatatuba formou nesta sexta-feira (16), a 4ª turma da Guarda Mirim. Um projeto que contribui para formação profissional e cidadã de adolescentes. A cerimônia foi realizada no Teatro Mario Covas com a participação de 47 alunos.

#PraTodosVerem: Todos os guardas mirins em pé em formação em cima do palco (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O curso de formação iniciou no mês de abril com turmas nos períodos da manhã e tarde. Ao longo do ano, foram realizadas atividades socioeducativas, com capacitação profissional, noções de hierarquia, disciplina, ordem unida, primeiros socorros, legislação, ética profissional e cidadania, entre outros. Além do caráter educativo e de promoção da cidadania, a qualificação tem como objetivo preparar os jovens para ingressarem no mercado de trabalho.
Participaram da formatura o prefeito Aguilar Junior; o presidente da Câmara, Tato Aguilar; o comandante do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, capitão Newton Kruger; a secretária de Educação, Márcia Paiva; e o diretor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza.
Em seu discurso, o diretor Daniel destacou o projeto como uma iniciativa para o bem das futuras gerações. “Vocês são muito importantes para juventude de Caraguá. Coloquem tudo que aprenderam em prática e sempre se lembrem do grito de guerra e do brasão; lutem e continuem fortes para encarar o mundo lá fora. Parabéns!”.

#PraTodosVerem: Prefeito em pé no palco fala ao público (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O prefeito Aguilar Junior disse ser um momento emocionante formar jovens com princípios e valores que serão multiplicadores aos amigos e família. “Este projeto está de 2016 no meu plano de governo e entregar ações que partilhei anos atrás me dá muito orgulho. E por estar prefeito posso entregar serviço público que faz diferença na vida das pessoas e deixar esse legado: o prefeito que mudou a vida das pessoas. Nunca percam esses princípios, continuem defendendo os valores da família e morais e levando nossa cidade no peito”, ressaltou.
A nova Guarda Mirim, Giovana Gonzaga Leite, de 18 anos, moradora do Perequê-Mirim conta que foi uma experiência incrível. “Nunca acreditei que teria essa oportunidade de vida. Com certeza vai abrir muitas portas pra mim e sei que tenho um futuro promissor. Explicar a Guarda para quem está de fora é impossível, mas pra quem está dentro é desnecessário. É além de uma experiência, é uma vida. Foi o melhor que eu esperava”, relatou.
Já Rafael da Silva Faria, de 17 anos, morador do Travessão, explica que mesmo com todas as regras e hierarquias do curso, se sentiu em um ambiente familiar. “Daqui pra frente vou trabalhar, me dedicar e ajudar os próximos aspirantes com minha experiência. A Guarda Mirim é inexplicável”.
A Guarda Mirim foi regulamentada em 2018 para contribuir com a formação profissional e cidadã dos adolescentes. Desde seu início, o projeto já formou 208 jovens e encaminhou 140 para vagas de Jovem Aprendiz, em diversos setores das secretarias municipais. Durante a formação, os ‘Aspirantes a Guarda Mirim’ recebem uniformes, vale transporte e refeições.
Veja Também Recentes

Importância da alimentação na terceira idade é tema de palestra em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A alimentação é importante para as pessoas em qualquer idade. Em cada fase da vida a quantidade e variedade de nutrientes são diferenciadas. Após os 60 anos os cuidados devem se intensificar. Nesse sentido, a nutricionista Cíntia Araújo, responsável pelo Banco de Alimentos do município, estará na Secretaria dos Direitos

Oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro” é na próxima terça-feira em Caraguatatuba
O Pontos MIS, programa do Museu da Imagem de São Paulo, em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza nesta terça-feira (5/8), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro”, com Luis Carlos Pavan. As vagas são limitadas e

Governo Municipal participa da Operação Caminho Inverso no combate de furtos de fios de cobre
O governo municipal de Caraguatatuba participou da Operação Caminho Inverso no combate ao furto de fios de cobre e outros metais, deflagrada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP), por meio da Delegacia Sede de Caraguatatuba e com apoio da Delegacia Seccional de São Sebastião e do Departamento

3ª edição da Caraguá Cup reúne mais de dois mil atletas em Caraguatatuba
A terceira edição da Caraguá Cup, considerada uma das maiores competições de futebol de base do Brasil, chegou ao fim no domingo (14), após uma semana intensa de jogos, talentos revelados e grande presença de público. O torneio reuniu 60 equipes de diversas regiões do país, com disputas nas categorias

Ponto De Cultura Odé da Mata realiza Festa de São João no Sítio Abra de Dentro neste sábado
O Ponto de Cultura Odé da Mata realiza neste sábado (19/7), a partir das 17h, mais uma edição da tradicional Festa de São João do Sítio Abra de Dentro, no bairro Pegorelli. O evento se consolidou como um marco cultural na cidade de Caraguatatuba – uma imersão em cultura, ancestralidade