Pesquisar No Site
Grupo de trabalho do PPDC realiza reunião estratégica para período de chuvas de verão

Grupo de trabalho do PPDC realiza reunião estratégica para período de chuvas de verão
O verão chegou e com ele também se registra a temporada de chuvas no Litoral Norte. Desde o dia 1º de dezembro, a cidade de Caraguatatuba conta com o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que ocorre até 31 de março de 2023 e tem por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.
Na tarde de terça-feira (20/12), o grupo de trabalho da Prefeitura de Caraguatatuba que compõe o PPDC se reuniu para definir as ações estratégicas em casos de ocorrências de maior gravidade e que requeiram a remoção de famílias de suas residências.
A reunião foi realizada pelo prefeito Aguilar Junior e pelo coordenador da Defesa Civil, capitão Campos Junior. Estiveram presentes representantes das Secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde, Serviços Públicos, Administração, Gabinete, Esportes e Recreação, Comunicação Social, Obras Públicas e Educação, além do Fundo Social de Solidariedade e Guarda Civil Municipal (GCM).
Vistorias técnicas da Defesa Civil, remoção de famílias, abrigamento, alimentação, acompanhamento de casos de saúde de pacientes, além do trabalho de limpeza dos bairros e obras emergenciais foram os temas do encontro.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, o objetivo da reunião é, justamente, para que todos os atores estejam preparados para ajudar. “Sejam nas ações de prevenção, preparação, mitigação, socorro a moradores em áreas de risco e alagamentos e recuperação dos locais”, complementou.
O prefeito Aguilar Junior falou sobre a estrutura do PPDC. “É igual seguro, temos que fazer, mas nossa ideia é não usar. Temos a estrutura montada, mas não queremos usar, ou seja, passar esse período de chuvas com tranquilidade. E para isso, o time do PPDC precisa estar antenado e pronto para qualquer anormalidade”, disse.
Uma das novidades desta temporada serão as ações de mensagens de texto (SMS) que serão enviadas pela Central 156 aos munícipes. Assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.
O PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo, conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco em 54 setores.
Com as chuvas dos últimos dias, o acumulado em 72 horas chegou a 105 milímetros e, por esse motivo, Caraguatatuba está hoje em estado de atenção, onde os agentes da Defesa Civil permanecem vistoriando as áreas de risco de escorregamento.
Veja Também Recentes

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de