Pesquisar No Site
Grupo de trabalho do PPDC realiza reunião estratégica para período de chuvas de verão
Grupo de trabalho do PPDC realiza reunião estratégica para período de chuvas de verão
O verão chegou e com ele também se registra a temporada de chuvas no Litoral Norte. Desde o dia 1º de dezembro, a cidade de Caraguatatuba conta com o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que ocorre até 31 de março de 2023 e tem por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.
Na tarde de terça-feira (20/12), o grupo de trabalho da Prefeitura de Caraguatatuba que compõe o PPDC se reuniu para definir as ações estratégicas em casos de ocorrências de maior gravidade e que requeiram a remoção de famílias de suas residências.
A reunião foi realizada pelo prefeito Aguilar Junior e pelo coordenador da Defesa Civil, capitão Campos Junior. Estiveram presentes representantes das Secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde, Serviços Públicos, Administração, Gabinete, Esportes e Recreação, Comunicação Social, Obras Públicas e Educação, além do Fundo Social de Solidariedade e Guarda Civil Municipal (GCM).
Vistorias técnicas da Defesa Civil, remoção de famílias, abrigamento, alimentação, acompanhamento de casos de saúde de pacientes, além do trabalho de limpeza dos bairros e obras emergenciais foram os temas do encontro.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, o objetivo da reunião é, justamente, para que todos os atores estejam preparados para ajudar. “Sejam nas ações de prevenção, preparação, mitigação, socorro a moradores em áreas de risco e alagamentos e recuperação dos locais”, complementou.
O prefeito Aguilar Junior falou sobre a estrutura do PPDC. “É igual seguro, temos que fazer, mas nossa ideia é não usar. Temos a estrutura montada, mas não queremos usar, ou seja, passar esse período de chuvas com tranquilidade. E para isso, o time do PPDC precisa estar antenado e pronto para qualquer anormalidade”, disse.
Uma das novidades desta temporada serão as ações de mensagens de texto (SMS) que serão enviadas pela Central 156 aos munícipes. Assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.
O PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo, conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco em 54 setores.
Com as chuvas dos últimos dias, o acumulado em 72 horas chegou a 105 milímetros e, por esse motivo, Caraguatatuba está hoje em estado de atenção, onde os agentes da Defesa Civil permanecem vistoriando as áreas de risco de escorregamento.
Veja Também Recentes
Secretaria de Administração de Caraguatatuba chama aprovados de três funções do Concurso do 2023
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba aguarda mais três aprovados dos cargos agente administrativo, inspetor de aluno e vigia do Concurso Público de 2023 até a próxima sexta-feira (7/11), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.
Comunidade participa da ação Maré Sustentável com foco em bem-estar e preservação ambiental em Caraguatatuba
O evento Maré Sustentável – “Entre Marés e Raízes, Cultivamos o Amanhã” reuniu a comunidade na manhã do último domingo (16) para uma vivência de bem-estar, integração e conscientização ambiental. Com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, a ação teve como objetivo valorizar a
Basquete Caraguá soma vitórias na Liga Paulista e mantém excelente desempenho nas categorias de base
O fim de semana foi de grandes resultados para o Basquete Caraguá na Liga Paulista, com as equipes sub-14 e sub-16. No sábado (8), as duas categorias entraram em quadra com atuações de destaque. No sub-14, Caraguatatuba superou Jacareí por 70 a 39, com Bruno Barros sendo o cestinha da
Caraguatatuba implementa protocolo de acompanhamento de pacientes com diabetes
Na última quinta e sexta-feira (16 e 17), a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realizou duas etapas de implementação do novo protocolo de acompanhamento de pacientes com diabetes mellitus – insulino dependentes no município. O primeiro dia foi voltado à capacitação de profissionais da rede municipal sobre o uso do
Programa de educação ambiental leva conscientização sobre fauna doméstica e silvestre a escolas lindeiras de Caraguatatuba
Os alunos da EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro Tinga, participaram das atividades do Programa de Educação Ambiental promovido em parceria com o Grupo Tamoios, na quinta-feira (23). As apresentações envolveram estudantes das chamadas escolas lindeiras — instituições públicas situadas próximas à Rodovia dos Tamoios, que recebem ações