Pesquisar No Site

Balada Inclusiva reúne alunos da APAE de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela

Balada Inclusiva reúne alunos das APAEs de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela
Balada Inclusiva reúne alunos da APAE de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela

O salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) foi palco da “Balada Inclusiva”, promovida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12).

#PraTodosVerem Imagem do secretario Amauri Toledo, sentado no chão com vários participantes da Bala Inclusiva, no salão do Ciapi. Uns também estão sentados outros de pé. Ao fundo, um painel com tecido preto e com escrito em letra prateada furtacor “Balada Inclusiva”, com moldura de folhagem e discos de vinil pretos. (Foto: Cláudio Gomes)

A festa preparada pelas equipes da Sepedi e Ciapi/Acalento reuniu, aproximadamente, 100 pessoas entre alunos das APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, além dos usuários do Centro Dia do Ciapi.

Uma das convidadas, Karina do Nascimento, 38 anos, deficiente intelectual, pediu folga no supermercado onde trabalha para curtir o encontro. “Dancei muito. Gostei da comemoração, me diverti bastante”, disse.

Com diagnóstico de surdez profunda, Raphaela de Andrade Silva, 23 anos, contou com a intérprete de Libras do Ciapi, Thaísa Helena Vida Leal, para contar sobre a experiência: “Gostei muito de dançar e também aproveitei para tomar suco e comer cachorro quente e bolo”.

#PraTodosVerem Imagem da intérprete de Libras do Ciapi, sentado no chão com vários participantes da Bala Inclusiva, no salão do Ciapi. Thaísa Helena Vida Leal do salão do Ciapi. Uns também estão sentados outros de pé. Ao fundo um painel com tecido preto e com escrito em letra prateada furtacor “Balada Inclusiva”, com moldura de folhagem e discos de vinil pretos. (Foto: Cláudio Gomes)

De acordo com o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, a Balada Inclusiva é uma das ações da Semana de Valorização à Pessoa com Deficiência (PcD), que também terá o 9º Fórum PcD, nesta quinta-feira (8).

“O evento foi maravilhoso e uma oportunidade de proporcionar encontros e interações entre pessoas de entidades de cidades vizinhas” , afirmou Toledo.

Segundo dados do Relatório Mundial da Deficiência da OMS e do Banco Mundial, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo possuem algum tipo de deficiência: física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla. Em Caraguatatuba estima-se que 5% da população seja PcD.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, foi  instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo de promover a conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência à saúde, educação, inclusão no mercado de trabalho, entre outros.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nos próximos dias os trabalhos de desmobilização, incluindo avaliação ambiental e destinação correta dos resíduos acumulados na ATT (Área de Transbordo e Triagem), localizada no bairro do Barranco Alto, Região Sul do município. A ação faz parte do cumprimento da sentença exarada da Ação Civil

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 01/04/2024
Cinema_bairros_garotocosmico
Cinema nos Bairros tem sessão com pipoca no Pegorelli

O cinema itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza sua primeira sessão gratuita de 2024, na quinta-feira (4/4), às 19h, no Centro Comunitário Galpão do Pegorelli, na região sul da cidade. O projeto Cinema nos Bairros tem como intuito proporcionar cultura e entretenimento aos munícipes de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma ação através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na Martim de Sá, no último sábado (29). A iniciativa, conduzida pela equipe de Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), teve como principal objetivo conscientizar a população,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que a Coleta Seletiva estará suspensa amanhã (29), em função do feriado da Sexta-feira Santa. Do mesmo modo, os Ecopontos funcionarão em horários reduzidos, das 8h30 às 14h. No sábado os locais abrem normalmente, das

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America

Representantes da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba estão nesta semana com exposição e divulgação na feira WTM Latin America, em São Paulo. O evento é voltado à indústria de viagens e turismo e o município tem um espaço no estande do Governo do Estado de São Paulo, junto com outras

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024