Pesquisar No Site
Balada Inclusiva reúne alunos da APAE de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela

Balada Inclusiva reúne alunos da APAE de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela
O salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) foi palco da “Balada Inclusiva”, promovida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12).

#PraTodosVerem Imagem do secretario Amauri Toledo, sentado no chão com vários participantes da Bala Inclusiva, no salão do Ciapi. Uns também estão sentados outros de pé. Ao fundo, um painel com tecido preto e com escrito em letra prateada furtacor “Balada Inclusiva”, com moldura de folhagem e discos de vinil pretos. (Foto: Cláudio Gomes)
A festa preparada pelas equipes da Sepedi e Ciapi/Acalento reuniu, aproximadamente, 100 pessoas entre alunos das APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, além dos usuários do Centro Dia do Ciapi.
Uma das convidadas, Karina do Nascimento, 38 anos, deficiente intelectual, pediu folga no supermercado onde trabalha para curtir o encontro. “Dancei muito. Gostei da comemoração, me diverti bastante”, disse.
Com diagnóstico de surdez profunda, Raphaela de Andrade Silva, 23 anos, contou com a intérprete de Libras do Ciapi, Thaísa Helena Vida Leal, para contar sobre a experiência: “Gostei muito de dançar e também aproveitei para tomar suco e comer cachorro quente e bolo”.

#PraTodosVerem Imagem da intérprete de Libras do Ciapi, sentado no chão com vários participantes da Bala Inclusiva, no salão do Ciapi. Thaísa Helena Vida Leal do salão do Ciapi. Uns também estão sentados outros de pé. Ao fundo um painel com tecido preto e com escrito em letra prateada furtacor “Balada Inclusiva”, com moldura de folhagem e discos de vinil pretos. (Foto: Cláudio Gomes)
De acordo com o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, a Balada Inclusiva é uma das ações da Semana de Valorização à Pessoa com Deficiência (PcD), que também terá o 9º Fórum PcD, nesta quinta-feira (8).
“O evento foi maravilhoso e uma oportunidade de proporcionar encontros e interações entre pessoas de entidades de cidades vizinhas” , afirmou Toledo.
Segundo dados do Relatório Mundial da Deficiência da OMS e do Banco Mundial, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo possuem algum tipo de deficiência: física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla. Em Caraguatatuba estima-se que 5% da população seja PcD.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo de promover a conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência à saúde, educação, inclusão no mercado de trabalho, entre outros.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das

Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de