Pesquisar No Site
Alunos do Cantagalo realizam encerramento de Projeto Musical no 20º Batalhão de Polícia Militar
Alunos do Cantagalo realizam encerramento de Projeto Musical no 20º Batalhão de Polícia Militar
Os alunos da EMEI EMEF João Thimóteo do Rosário, no bairro Cantagalo, que participam do projeto musical da escola, fizeram o encerramento da atividade com uma apresentação no 20° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), em Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Imagem de alunos tocando na flauta doce, ukulele, percussão e voz se apresentando em uma sala do 20º BPMI (Foto: Divulgação/PMC)
As crianças da Educação Infantil fizeram uma cantata com músicas natalinas. Já os estudantes do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental tocaram as músicas “Anunciação”, de Alceu Valença, e a canção “Oração”, de “A Banda mais bonita da cidade”, na flauta doce, ukulele, percussão e voz.
Os alunos desta unidade vêm recebendo aulas de musicalização infantil e música para o ensino fundamental desde o início do segundo semestre deste ano, por meio do projeto piloto para educação musical, onde aprenderam noções de escrita musical, execução das primeiras notas na flauta doce e ukulele, além de confecção de instrumentos alternativos, como shakers e asalatos (instrumento de percussão de origem africana) de tampinhas de garrafa PET, cascas de coco, entre outros materiais.
O monitor do projeto de música na escola, Rodnei Gonçalves Pereira, disse que o objetivo principal é utilizar a música como ferramenta para estimular as habilidades educacionais dos alunos, como percepção, coordenação, cognição, socialização entre outros, além do resgate da cultura nacional e regional.
“Observamos a evolução dos alunos no ambiente escolar, ressaltando maior concentração e participação nas atividades propostas em sala de aula. Isso é muito gratificante”, declarou.
O projeto de música na escola continua no próximo ano e será ampliado para outras unidades escolares.
Veja Também Recentes
Circuito Mais Mulher reúne 3 mil participantes e transforma a orla de Caraguatatuba em um grande movimento de valorização da mulher
O Circuito Mais Mulher 2026, iniciativa da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, reuniu cerca de 3 mil mulheres na manhã deste domingo (2), na orla do Centro de Caraguatatuba. A etapa foi marcada por esporte, integração, acolhimento e conscientização. As participantes disputaram as provas de corrida de
Moradores do Núcleo Paulino Ferreira recebem título de regularização fundiária
Moradores da quadra A, com 65 lotes, no Núcleo Paulino Ferreira, no bairro Perequê-Mirim, estiveram na noite de segunda-feira (3), na sede da EMEF Prof.ª Jane Urbano Focesi para receber os títulos de regularização fundiária. O prefeito Mateus Silva fez uma chamada de vídeo transmitida aos presentes para parabenizá-los pela
Caraguatatuba promove seminário em comemoração aos 36 anos do ECA e reforça compromisso com a proteção integral
A Prefeitura de Caraguatatuba reuniu autoridades, profissionais da rede de proteção, conselheiros, educadores e representantes de instituições públicas, na última segunda-feira (28), para o Seminário dos 36 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o encontro
27º Festival do Camarão movimenta Caraguatatuba com programação gratuita até domingo
Segue até domingo (26/7), na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba, a 27ª edição do Festival do Camarão. Promovido pelo Governo Municipal por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro,
Instituto de Pesquisas Técnicas realiza levantamento das áreas de risco em Caraguatatuba
Equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba e da Secretaria Municipal de Habitação acompanharam os técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o pesquisador e geólogo, Lucas Henrique Sandre, e o técnico especializado em edificações, Rogério Luiz Bastos, em visita aos bairros Jardim Santa Rosa, Olaria, Casabranca, Rio do Ouro e