Pesquisar No Site
Prefeitura divulga equipes vencedoras do concurso Chef Caraguá
Prefeitura divulga equipes vencedoras do concurso Chef Caraguá
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, divulgou no último sábado (19) as equipes vencedoras da 2ª edição do concurso culinário Chef Caragua.
O tão aguardado resultado foi anunciado num evento no Teatro Mário Covas e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, do presidente da Câmara Tato Aguilar, do vereador Marcos Kinkas e dos secretários Márcia Paiva (Educação) e Amauri Toledo (Sepedi), além de toda a equipe técnica do Setor de Alimentação Escolar e da empresa Convida – Serviços de Alimentação.

#PraTodosVerem: A equipe do Setor de Alimentação Escolar e da Convida – Serviços de Alimentação, posam para foto com autoridades (Foto: Claudio Gomes/PMC)
O desafio proposto para este ano foi desenvolver o preparo de lanches nutritivos e saborosos atendendo à Resolução n. 6/2020 do Conselho Deliberativo do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que proibiu a oferta de açúcar para crianças de até três anos e limitou a oferta a 7% de adição de açúcar para crianças acima de 3 anos. O desafio foi aceito por 22 equipes de cozinheiras que pesquisaram, se esforçaram e desenvolveram novas opções para o lanche.
Na modalidade ‘Lanches com 0 adição de açúcar para alunos de até 3 anos’ a avaliação coube aos alunos do CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros, no Travessão. De 18 a 27 de outubro eles experimentaram as três receitas finalistas e participaram da avaliação que elegeu o ‘Bolo Floresta’ desenvolvido pela equipe do CEI/EMEI Prof.ª Santina Nardi Marques como o grande vencedor da categoria.
Em segundo e terceiro lugar ficaram os pratos ‘Escondido de Frango’ da EMEI/EMEF Masako Sone e Delícia Bananete do CEI/EMEI Prof.ª Regina Célia Santos Chapira Blaustein.
A modalidade ‘Lanches com adição de até 7% de açúcar, para alunos acima de 3 anos’ foi avaliada no mesmo período pelos alunos da EMEF Prof. João Benedito Marcondes que elegeram o ‘Bolo de Cacau Ujio’ da EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio como o preferido da turma.
Em segundo e terceiro lugar ficaram o ‘Bolo de Cambuci’ da EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra e a Torta Nutritiva da EMEF Prof.ª Jane Urbano Focesi.
As equipes foram fortemente parabenizadas e elogiadas pelas autoridades que em suas falas destacaram a tamanha importância que as ‘tias da cozinha’, como são carinhosamente chamadas, têm na trajetória dos alunos, pois além de prepararem as refeições elas produzem memórias afetivas que os acompanham durante a vida.
“Tenho muito orgulho em dizer que aqui em nosso município temos muito zelo com a alimentação escolar. Toda a equipe envolvida cuida do processo de preparo das quase 50 mil refeições diárias, de acordo com um cardápio pré-estabelecido; observam a qualidade, as condições de conservação dos alimentos, zelam pelas boas práticas de higiene e segurança e colaboram para que os alunos tenham bons hábitos de alimentação”, disse o prefeito Aguilar Junior.
Ao final do evento o prefeito ainda anunciou que a edição 2023 do concurso culinário Chef Caragua está confirmada!
Veja Também Recentes
Dia da Família movimenta escolas municipais de Caraguatatuba neste sábado
Escolas da rede municipal de ensino de Caraguatatuba abrem as portas neste sábado (12) para um dia diferente ao lado das famílias. Festas culturais, apresentações dos estudantes, oficinas, exposições, atividades esportivas e momentos de integração fazem parte da programação do sábado letivo, com ações distribuídas em unidades de diferentes regiões
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de cinco funções do Concurso de 2023
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais nove aprovados de cinco cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentarem nesta quarta, quinta e sexta-feira (23, 24 e 25/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. As
Prazo da Avaliação Psicossocial on-line dos servidores da Prefeitura de Caraguatatuba é prorrogado
A Prefeitura de Caraguatatuba estendeu a Avaliação Psicossocial dos servidores públicos até dia 30 de setembro, no site https://encurtador.com.br/vuiV, por meio de um questionário on-line (Copenhagen Psychosocial Questionnaire Terceira Versão – COPSOQ-III). As respostas são anônimas e tratadas de forma agregada, sem identificação individual. Inicialmente, a Avaliação Psicossocial terminaria no
Caraguá a Gosto encerra 21ª edição com mais de R$ 600 mil movimentados e 9,8 mil pratos vendidos
A 21ª edição do Caraguá a Gosto terminou com crescimento nas vendas e mais de R$ 600 mil movimentados nos estabelecimentos participantes. Os resultados foram apresentados na noite de quarta-feira (9), no Teatro Mario Covas, durante a cerimônia de encerramento e premiação do festival, que reconheceu restaurantes, chefs, garçons, consumidores
Mundial de Beach Sambo traz atletas de diferentes continentes a Caraguatatuba na próxima semana
Caraguatatuba recebe atletas de diferentes partes do mundo na próxima semana para o Campeonato Mundial de Sambo de Praia. A competição será realizada nos dias 12 e 13 de setembro (sábado e domingo), na Praça da Cultura, no Centro, com entrada gratuita. Pela primeira vez realizado na América do Sul,