Pesquisar No Site
Prefeitura divulga equipes vencedoras do concurso Chef Caraguá
Prefeitura divulga equipes vencedoras do concurso Chef Caraguá
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, divulgou no último sábado (19) as equipes vencedoras da 2ª edição do concurso culinário Chef Caragua.
O tão aguardado resultado foi anunciado num evento no Teatro Mário Covas e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, do presidente da Câmara Tato Aguilar, do vereador Marcos Kinkas e dos secretários Márcia Paiva (Educação) e Amauri Toledo (Sepedi), além de toda a equipe técnica do Setor de Alimentação Escolar e da empresa Convida – Serviços de Alimentação.

#PraTodosVerem: A equipe do Setor de Alimentação Escolar e da Convida – Serviços de Alimentação, posam para foto com autoridades (Foto: Claudio Gomes/PMC)
O desafio proposto para este ano foi desenvolver o preparo de lanches nutritivos e saborosos atendendo à Resolução n. 6/2020 do Conselho Deliberativo do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que proibiu a oferta de açúcar para crianças de até três anos e limitou a oferta a 7% de adição de açúcar para crianças acima de 3 anos. O desafio foi aceito por 22 equipes de cozinheiras que pesquisaram, se esforçaram e desenvolveram novas opções para o lanche.
Na modalidade ‘Lanches com 0 adição de açúcar para alunos de até 3 anos’ a avaliação coube aos alunos do CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros, no Travessão. De 18 a 27 de outubro eles experimentaram as três receitas finalistas e participaram da avaliação que elegeu o ‘Bolo Floresta’ desenvolvido pela equipe do CEI/EMEI Prof.ª Santina Nardi Marques como o grande vencedor da categoria.
Em segundo e terceiro lugar ficaram os pratos ‘Escondido de Frango’ da EMEI/EMEF Masako Sone e Delícia Bananete do CEI/EMEI Prof.ª Regina Célia Santos Chapira Blaustein.
A modalidade ‘Lanches com adição de até 7% de açúcar, para alunos acima de 3 anos’ foi avaliada no mesmo período pelos alunos da EMEF Prof. João Benedito Marcondes que elegeram o ‘Bolo de Cacau Ujio’ da EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio como o preferido da turma.
Em segundo e terceiro lugar ficaram o ‘Bolo de Cambuci’ da EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra e a Torta Nutritiva da EMEF Prof.ª Jane Urbano Focesi.
As equipes foram fortemente parabenizadas e elogiadas pelas autoridades que em suas falas destacaram a tamanha importância que as ‘tias da cozinha’, como são carinhosamente chamadas, têm na trajetória dos alunos, pois além de prepararem as refeições elas produzem memórias afetivas que os acompanham durante a vida.
“Tenho muito orgulho em dizer que aqui em nosso município temos muito zelo com a alimentação escolar. Toda a equipe envolvida cuida do processo de preparo das quase 50 mil refeições diárias, de acordo com um cardápio pré-estabelecido; observam a qualidade, as condições de conservação dos alimentos, zelam pelas boas práticas de higiene e segurança e colaboram para que os alunos tenham bons hábitos de alimentação”, disse o prefeito Aguilar Junior.
Ao final do evento o prefeito ainda anunciou que a edição 2023 do concurso culinário Chef Caragua está confirmada!
Veja Também Recentes
Caraguatatuba se prepara para receber mais de 250 atletas no Mundial de Sambo de Praia
Caraguatatuba entra na rota do esporte internacional nos dias 12 e 13 de setembro com a realização do Campeonato Mundial de Sambo de Praia, na Praça da Cultura. A competição deve trazer ao município mais de 250 atletas de mais de 30 países e será realizada pela primeira vez na
Núcleo Social e Cultural João Bolinha é revitalizado com retomada de atividades no Jardim Casa Branca
O Núcleo Social e Cultural João Bolinha, no bairro Jardim Casa Branca, região norte de Caraguatatuba, foi revitalizado e oficialmente entregue à comunidade na tarde da última segunda-feira (24). O equipamento passou por um amplo processo de recuperação após permanecer um longo período com boa parte de sua estrutura vandalizada
3ª parcela do ISS Fixo e taxas municipais vence na próxima segunda-feira
A 3ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser paga nesta segunda-feira (21/9). As outras datas de vencimento dos tributos são 20 de outubro, 23 de novembro e 21 de dezembro. Os carnês on-line estão
Caraguatatuba promove Jornada Esportiva em homenagem aos profissionais de Educação Física
Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, a Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na quarta-feira (2), uma Jornada Esportiva voltada aos profissionais da rede. O encontro ocorreu na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com uma programação
Humorista Marco Luque apresenta show “É disso que eu tô falando” em setembro no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, abre a programação de setembro com espetáculo de comédia. O humorista Marco Luque apresenta seu novo show “É disso que eu tô falando” no dia 11, sexta-feira, às 21h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/bdpfzwjr ou na livraria Reticências (Av. Anchieta, nº 556, no Centro).