Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba enriquece o cardápio escolar com opções de proteína vegetal

Publicado em: 21/11/2022
Prefeitura de Caraguatatuba enriquece o cardápio escolar com opções de proteína vegetal
Prefeitura de Caraguatatuba enriquece o cardápio escolar com opções de proteína vegetal

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, aderiu à campanha ‘Segunda sem Carne’ promovida pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

#PraTodosVerem: Alunos da EMEF Jane Urbano Focesi posam para foto com o mascote ‘Super Feijão’ durante lançamento da campanha ‘Segunda sem Carne’ em Caraguatatuba (Foto: Claudio Gomes/PMC)

A campanha foi apresentada ao Conselho de Alimentação Escolar no início do ano letivo. O objetivo é convidar as pessoas a descobrir novos sabores ao substituir a proteína animal pela vegetal pelo menos uma vez por semana e conscientizar sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal têm sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta.

Através do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, em parceria com a empresa Convida, a SVB realizou uma capacitação para a equipe do setor (nutricionistas e técnicos) e para as cozinheiras escolares, ensinando receitas saborosas elaboradas de acordo com as recomendações da legislação ligada ao Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE), que tem como objetivo a oferta de uma alimentação saudável e que atenda as necessidades nutricionais dos alunos durante o período de permanência na escola, além de promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

#PraTodosVerem: Em destaque o prato ‘Macarronada da Chefe’, elaborado com proteína vegetal. (Foto: Claudio Gomes/PMC)

Para o lançamento da campanha, nesta segunda-feira (21/11), a SVB trouxe o mascote ‘Super Feijão’ até o município, tornando a novidade ainda mais divertida para os alunos da EMEF Jane Focesi, no Perequê Mirim. O prato escolhido foi a ‘Macarronada da Chef’ que leva proteína de soja em seu preparo.

“A comida estava uma delícia. Eu como tudo e limpo o prato todos os dias. Adorei essa carne diferente que tinha no macarrão”, comentou a estudante Luiza Teles Nascimento, 10 anos, que estuda no 4º D.

#PraTodosVerem: Alunos da EMEF Jane Urbano Focesi posam para foto com moldura de apoio à campanha ‘Segunda sem Carne’ em Caraguatatuba (Foto: Claudio Gomes/PMC)

A mesma opinião foi compartilhada pelo amigo de classe, Vitor Canuto, também de 10 anos. “Eu adoro a comida da escola. Achei a macarronada de hoje muito deliciosa”, completou.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que a campanha passará por um período de aceitação dos alunos, com a aplicação dos testes de aceitabilidade também estabelecidos no PNAE. “Inicialmente, para o ano letivo de 2023, nossa proposta é inserir a ação uma vez por mês no cardápio dos alunos, de forma que eles possam expandir o paladar e descobrir a variedade de refeições que podem ser feitas sem produtos de origem animal”, disse.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024

A 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 chega a Caraguatatuba no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições ainda estão abertas e devem ser concluídas até o dia 9. Este ano são esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para 'Dia do Observador de Aves' até 1° de maio
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para ‘Dia do Observador de Aves’ até 1° de maio

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa a prorrogação do prazo para o Concurso de Fotografia em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, até a próxima quarta-feira (1°/05). Portanto, os interessados em concorrer ainda podem se increver e enviar a foto

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove nesta quarta-feira (27), a partir das 18h, a 33ª reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba. Os assuntos a

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024