Pesquisar No Site

Escritores mirins lançam livros em escola de Caraguatatuba

Publicado em: 10/11/2022
Escritores mirins lançam livros em escola de Caraguatatuba
Escritores mirins lançam livros em escola de Caraguatatuba

A última semana foi marcada por momentos de grandes emoções no Cei/Emei Messias Mendes, localizado no bairro Ipiranga, região central de Caraguatatuba. No último dia 5, Dia Municipal da Família na Escola (Lei 1245/2006), 25 alunos da unidade (2ª fase A), lançaram livros produzidos integralmente pela turma, do texto às ilustrações, com direito a um evento de autógrafos que contou com a presença dos familiares dos pequenos escritores.

#PraTodosVerem: A professora Edileuza e alunos durante as aulas de Empreendedorismo aliadas à culinária (Foto: Divulgação/PMC)

O projeto literário foi idealizado pela professora Edileuza Rodrigues Ferreira, que, com foco no protagonismo infantil, no início do ano letivo propôs aos seus alunos o desafio da produção de um livro. Ela contou que de imediato eles ficaram muito entusiasmados e logo se engajaram. Os pequenos escritores ficaram responsáveis pelo projeto completo: escolha do tema, desenvolvimento da história, desenhos, título e capa. A professora explicou que todas as atividades propostas estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contribuem no desenvolvimento das habilidades essenciais previstas no currículo.

#PraTodosVerem: A professora Edileuza, acompanhada pelas educadoras Elizângela, Cássia e a diretora da unidade, Cris (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

Outro ponto de destaque do projeto foi a aplicação da arte da culinária como recurso pedagógico, com aulas lúdicas que também auxiliaram no processo de alfabetização da turminha. Em busca de uma opção para o custeio das despesas com a impressão dos livros, a professora Edileuza desenvolveu durante as aulas de Empreendedorismo, atividades culinárias com o grupo, que preparou biscoitos que foram vendidos entre a comunidade escolar, gerando os recursos financeiros necessários para que toda a turma tivesse o livro impresso, que foi feita através da plataforma ‘Estante Mágica’.

#PraTodosVerem: Acima, a aluna Alice Rauber e seu pai, Gilson Rauber. Abaixo, o aluno Erick Edivan Etchecopar Lima posa para foto com sua mãe Diana (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

A professora destacou a inestimável participação das colegas educadoras Cássia Vieira do Carmo, que atua como inspetora de alunos, e da agente de desenvolvimento infantil (ADI) Elizângela Aparecida Estevão. “O resultado do trabalho não seria o mesmo sem o apoio e dedicação delas. Sou muito grata a todos da unidade escolar. Desde que conheci o projeto, estabeleci a meta de desenvolvê-lo com meus alunos. O intuito é despertar esse interesse na criança, dela ter essa paixão pela leitura, porque abre janelas e constrói sonhos”, disse.

O reconhecimento pelo esforço e dedicação da professora veio através da realização das crianças e do orgulho que suas famílias expressaram. Foi assim com Gilson Rauber, pai da aluna Alice Rodrigues Rauber, 5 anos, que escreveu sobre a super-heroína ‘LadyBug’. Ele destacou a importância do projeto por estimular a leitura e a imaginação, tirando o foco das crianças das telas.

Já o aluno Erick Edivan Etchecopar Lima, também 5 anos, aprovou a iniciativa. Ele escolheu como tema do seu livro o Homem Aranha, seu super-herói favorito. “Foi muito divertido. Usamos a imaginação, lemos e escrevemos bastante. Espero que mais crianças passem por esta experiência e escrevam um livro”, contou sorridente.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, parabenizou a professora e os envolvidos pelo desenvolvimento do projeto e os alunos pela conquista. “A oportunidade de criar seu próprio livro nos primeiros anos da vida escolar, proporciona a valorização das habilidades adquiridas durante o processo de letramento, e certamente, é uma experiência inesquecível”, concluiu.

Confira alguns registros!

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

“Mulheres-Artistas? Mulheres! Artistas!” é a próxima exposição do MACC
“Mulheres-Artistas? Mulheres! Artistas!” é a próxima exposição do MACC

A abertura é dia 8 de março, sexta-feira, às 16h Como homenagem pelo Dia das Mulheres, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, promove no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), a exposição coletiva “Mulheres-Artistas Mulheres! Artistas!”. A abertura é dia 8 de março, sexta-feira, às

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 29/02/2024
Prefeitura segue com inscrições para Corrida de Aniversário - Caraguá 167 anos
Prefeitura segue com inscrições para Corrida de Aniversário – Caraguá 167 anos

A Prefeitura de Caraguatatuba segue com inscrições abertas para os interessados que queiram participar da Corrida de Aniversário – Caraguá 167 anos, que será realizado em 28 de abril, dentro das comemorações do aniversário da cidade. São disponibilizadas 1 mil vagas para os atletas e o valor da inscrição é

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 14/03/2024
Caraguatatuba está com 253 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 253 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou o quadro de vagas de emprego para 253 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 18 de eletricista força e controle, 10 de eletricista linha viva e oito de operador de roçadeira. O PAT

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 13/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025

A terceira e última audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 28/03/2024
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, recebeu a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa no último sábado (23), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais de 160 atletas, com idades entre 9 a 70 anos, participaram do evento que destacou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024