Pesquisar No Site

Escritores mirins lançam livros em escola de Caraguatatuba

Publicado em: 10/11/2022
Escritores mirins lançam livros em escola de Caraguatatuba
Escritores mirins lançam livros em escola de Caraguatatuba

A última semana foi marcada por momentos de grandes emoções no Cei/Emei Messias Mendes, localizado no bairro Ipiranga, região central de Caraguatatuba. No último dia 5, Dia Municipal da Família na Escola (Lei 1245/2006), 25 alunos da unidade (2ª fase A), lançaram livros produzidos integralmente pela turma, do texto às ilustrações, com direito a um evento de autógrafos que contou com a presença dos familiares dos pequenos escritores.

#PraTodosVerem: A professora Edileuza e alunos durante as aulas de Empreendedorismo aliadas à culinária (Foto: Divulgação/PMC)

O projeto literário foi idealizado pela professora Edileuza Rodrigues Ferreira, que, com foco no protagonismo infantil, no início do ano letivo propôs aos seus alunos o desafio da produção de um livro. Ela contou que de imediato eles ficaram muito entusiasmados e logo se engajaram. Os pequenos escritores ficaram responsáveis pelo projeto completo: escolha do tema, desenvolvimento da história, desenhos, título e capa. A professora explicou que todas as atividades propostas estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contribuem no desenvolvimento das habilidades essenciais previstas no currículo.

#PraTodosVerem: A professora Edileuza, acompanhada pelas educadoras Elizângela, Cássia e a diretora da unidade, Cris (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

Outro ponto de destaque do projeto foi a aplicação da arte da culinária como recurso pedagógico, com aulas lúdicas que também auxiliaram no processo de alfabetização da turminha. Em busca de uma opção para o custeio das despesas com a impressão dos livros, a professora Edileuza desenvolveu durante as aulas de Empreendedorismo, atividades culinárias com o grupo, que preparou biscoitos que foram vendidos entre a comunidade escolar, gerando os recursos financeiros necessários para que toda a turma tivesse o livro impresso, que foi feita através da plataforma ‘Estante Mágica’.

#PraTodosVerem: Acima, a aluna Alice Rauber e seu pai, Gilson Rauber. Abaixo, o aluno Erick Edivan Etchecopar Lima posa para foto com sua mãe Diana (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

A professora destacou a inestimável participação das colegas educadoras Cássia Vieira do Carmo, que atua como inspetora de alunos, e da agente de desenvolvimento infantil (ADI) Elizângela Aparecida Estevão. “O resultado do trabalho não seria o mesmo sem o apoio e dedicação delas. Sou muito grata a todos da unidade escolar. Desde que conheci o projeto, estabeleci a meta de desenvolvê-lo com meus alunos. O intuito é despertar esse interesse na criança, dela ter essa paixão pela leitura, porque abre janelas e constrói sonhos”, disse.

O reconhecimento pelo esforço e dedicação da professora veio através da realização das crianças e do orgulho que suas famílias expressaram. Foi assim com Gilson Rauber, pai da aluna Alice Rodrigues Rauber, 5 anos, que escreveu sobre a super-heroína ‘LadyBug’. Ele destacou a importância do projeto por estimular a leitura e a imaginação, tirando o foco das crianças das telas.

Já o aluno Erick Edivan Etchecopar Lima, também 5 anos, aprovou a iniciativa. Ele escolheu como tema do seu livro o Homem Aranha, seu super-herói favorito. “Foi muito divertido. Usamos a imaginação, lemos e escrevemos bastante. Espero que mais crianças passem por esta experiência e escrevam um livro”, contou sorridente.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, parabenizou a professora e os envolvidos pelo desenvolvimento do projeto e os alunos pela conquista. “A oportunidade de criar seu próprio livro nos primeiros anos da vida escolar, proporciona a valorização das habilidades adquiridas durante o processo de letramento, e certamente, é uma experiência inesquecível”, concluiu.

Confira alguns registros!

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Escola de Bailados de Caraguatatuba realiza audição para novos alunos neste sábado
Escola de Bailados de Caraguatatuba realiza audição para novos alunos neste sábado

Neste sábado (3/12), a partir das 10h, a Escola de Bailados de Caraguatatuba realiza uma audição para novos alunos, na sala de dança do Teatro Mário Covas. A audição é voltada a crianças de 7 a 10 anos. Para participar da audição, a criança deve estar acompanhada de um responsável

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 29/11/2022
IMG-20221201-WA0133
Prefeitura de Caraguatatuba reforça pintura de espaço da Praça do Caiçara

Servidores do Departamento de Serviços Auxiliares e Logística Operacional da Secretaria de Administração de Caraguatatuba reforçaram as pinturas do pergolado e do palco Antônio Benetazzo, na Praça do Caiçara, no Centro.  A Prefeitura de Caraguatatuba também repintou os bancos da Praça Cândido Mota, local de grande concentração de pessoas, comércios,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 02/12/2022
Atendimentos nos Conselhos Tutelares são suspensos nesta sexta-feira em Caraguatatuba
Atendimentos nos Conselhos Tutelares são suspensos nesta sexta-feira em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), informa que nesta sexta-feira (18), os Conselhos Tutelares das Regiões Norte e Sul terão atendimentos suspensos. Os conselheiros vão participar da 3ª Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e Adolescente de Caraguatatuba ao longo

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 17/11/2022
Jardim Jaqueira recebe recolocação de bloquetes e reparo de sarjeta
Jardim Jaqueira recebe recolocação de bloquetes e reparo de sarjeta

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), promove nesta quinta-feira (24), duas ações de zeladoria no bairro Jardim Jaqueira, região central do município. A rua Sete do bairro recebe com uma intervenção de quatro funcionários, o realinhamento e recolocação de bloquetes em toda extensão da

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 24/11/2022
Encerramento da Ginástica Rítmica e Dança agita Teatro Mario Covas na segunda-feira
Encerramento da Ginástica Rítmica e Dança agita Teatro Mario Covas na segunda-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes, promoveu na segunda (14), o encerramento das atividades da Ginástica Rítmica e Dança de 2022, no Teatro Mario Covas (TMC).  O evento reuniu aproximadamente 700 pessoas, entre espectadores, bailarinos e ginastas e contou com cerca de 30 apresentações, incluindo diversos

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 16/11/2022