Pesquisar No Site

Equipe de Fiscalização atende 60 ocorrências no final de semana em Caraguatatuba

Publicado em: 21/11/2022
Equipe de Fiscalização atende 60 ocorrências no final de semana em Caraguatatuba
Equipe de Fiscalização atende 60 ocorrências no final de semana em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou diversas ações de fiscalização de posturas no último sábado (19) e domingo (20), em diferentes regiões do município. Nesses dias, foram verificadas mais de 60 ocorrências, incluindo registros de perturbação do sossego público, comércio ambulante e caixas de som nas praias.

#PraTodosVerem: Fiscal de Posturas conversa com grupo de pessoas na faixa de areia sobre utilização de caixa de som na praia (Foto: Divulgação/PMC)

Os agentes do Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Urbanismo, com apoio da Atividade Delegada da Polícia Militar (PM), atenderam 26 denúncias relacionadas ao barulho excessivo em residências e comércios da cidade, resultando na aplicação de duas multas no valor de R$ 1.909,00 cada. O volume é considerado excessivo a partir de 45 decibéis, aferido por decibelímetro.

Já nas praias Martim de Sá, Prainha, Mococa, Cocanha e Indaiá, cerca de 20 pessoas foram abordadas pelo uso indevido de caixas de som portáteis e orientadas a desligar os equipamentos. Todas as situações foram resolvidas de forma pacífica, com a colaboração dos banhistas. Em caso de infração, a legislação municipal prevê a apreensão e remoção do aparelho, bem como a aplicação de multa.

O trabalho, também acompanhado da Atividade Delegada da Polícia Militar Ambiental (PMA), resultou ainda na abordagem de 14 ambulantes, que foram advertidos quanto ao excesso de mercadorias fora da licença e outras irregularidades. Em outra frente, os agentes fiscalizaram três veículos de fretamento turístico e, que, por estarem regulares, foram liberados.

#PraTodosVerem: Fiscal de Posturas durante abordagem a comerciante em carrinho ambulante de alimentação na praia (Foto: Divulgação/PMC)

Nos últimos dias, as atividades que integram a rotina da Secretaria de Urbanismo estão sendo reforçadas com a chegada da temporada de verão. “Nos próximos meses, a tendência é que a atuação das equipes seja cada vez mais constante e intensiva para que atividades clandestinas e ilegais não tenham vez na nossa cidade”, destacou o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo.

Legislação

As ações têm como base a Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas), que trata, entre outras coisas, da utilização das praias, vias e logradouros públicos. A legislação cita que compete à Prefeitura o licenciamento, fiscalização e zelo pelo uso adequado desses espaços, visando o bem-estar social, a manutenção da ordem, limpeza, higiene e sossego público.

Denúncias

O munícipe pode denunciar irregularidades por meio da Central de Relacionamento 156, pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e telefone 156. A população também pode acionar a Polícia Militar (PM) pelo telefone 190, no caso de flagrante.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está notificando comerciantes que estão depositando materiais recicláveis em dias em que não é feita a coleta seletiva. O caminhão da coleta seletiva passa na porta de residências, prédios e casas comerciais de acordo com a

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 20/03/2024
Mutirão contra dengue é cancelado por conta da previsão de chuvas para o final de semana
Mutirão contra dengue é cancelado por conta da previsão de chuvas para o final de semana

O mutirão de combate à dengue que seria realizado neste sábado (23), no bairro Travessão, teve que ser suspenso por conta da previsão de chuvas. Uma nova data será remarcada e comunicada nos canais oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba. A ação tem o objetivo de alertar a população sobre os

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 20/03/2024
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio

Continuam abertas as inscrições para o Vestibulinho de 2º Semestre 2024 da ETEC de Caraguatatuba. Os interessados podem se inscrever até às 15h do dia 9 de maio pelo site https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/escola.asp?c=230 Entre os cursos oferecidos estão Administração (EaD – On-line), Comércio (EaD – On-line), Desenvolvimento de Sistemas (EaD – On-line),

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024