Pesquisar No Site
Consciência Negra: ações durante mês de novembro alcançam cerca de 400 pessoas em Caraguatatuba
Consciência Negra: ações durante mês de novembro alcançam cerca de 400 pessoas em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu durante o mês de novembro, em alusão ao Dia da Consciência Negra, ações de conscientização e rodas de conversas.

#PraTodosVerem: Material promovido em Cras, em alusão ao dia da Consciência Negra (Foto: Divulgação/PMC)
Ao todo, cerca de 400 pessoas atendidas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), estiveram participando das rodas de conversas sobre conscientização, além de serem atingidos pelo material montado sobre o tema.
O material teve foco em enaltecer feitos e vida de pessoas negras do Brasil, como por exemplo, Benedita da Silva, Taís Araujo, Joaquim Barbosa, Maju Coutinho, Emicida, Gabriel Jesus, Rebeca Andrade, Seu Jorge, Gilberto Gil, Zezé Motta, Margareth Menezes, Erika Januza, Jennifer Nascimento, Iza, Ludmilla, entre outros.
“É importante se falar da Consciência Negra pelo fato de ainda acontecer preconceitos, o racismo, o bullying nas escolas e que isso acaba machucando as pessoas ou os colegas”, disse Rafael Alves Magalhães, 12 anos.
Marinalva Ferreira, de 47 anos, comentou a importância das ações. “Ensinar as crianças sobre consciência negra é a melhor maneira de acabar com o racismo. As crianças precisam aprender desde pequenas”, relata.
O Dia da Consciência negra é lembrada no dia 20 de novembro. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, situado entre Alagoas e Pernambuco, no Nordeste. Zumbi foi morto em 1695 e se tornou símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, além pela luta por diretos.
Você pode encontrar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), mais próximo de sua casa, acessando o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-desenvolvimento-social-e-cidadania/.
Veja Também Recentes
Com torneio de vôlei de praia no sábado, Caraguá Agita Esportes segue festivais e atividades de norte a sul da cidade
Mais ações de incentivo ao esporte e lazer no município. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, iniciou o programa “Caraguá Agita Esportes 2026”, iniciativa que prevê a realização de festivais, campeonatos e torneios em diversas modalidades por todo município. O “Caraguá Agita Esportes” foi idealizado com
Programa Profissionaliza Caraguá conclui mais duas turmas de funilaria com certificação do Senai
A Secretaria Municipal de Governo, por meio do Programa Profissionaliza Caraguá, entregou certificado de conclusão de curso aos alunos de mais duas turmas do curso de Aperfeiçoamento Profissional de Funilaria de Brilho, oferecido gratuitamente aos munícipes com idade mínima de 16 anos e com o 7º ano do Ensino Fundamental
Prefeitura de Caraguatatuba faz plantão do Refis no feriado prolongado da Revolução de 1932
A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantão do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) nos dias 9 e 10 de julho (quinta e sexta-feira), das 8h às 14h, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) do Paço Municipal, no Centro. Moradores
Entre histórias e reencontros, Apae de Caraguatatuba celebra 49 anos de atuação
Alunos, famílias, colaboradores e autoridades se reuniram na noite da última sexta-feira (15) na comemoração dos 49 anos da Apae de Caraguatatuba. O jantar marcou mais um capítulo da trajetória da instituição, fundada em 16 de maio de 1977 e reconhecida pelo trabalho voltado ao atendimento de pessoas com deficiência
Prefeitura de Caraguatatuba promove vacinação nas escolas da rede pública e particular
Caraguatatuba intensificou, na segunda quinzena de maio, a vacinação de estudantes das redes municipal, estadual e particular, além das creches do município. Mais de 220 crianças já foram imunizadas na primeira parcial do levantamento. A iniciativa reforça a atualização da caderneta vacinal dos estudantes e amplia a cobertura das vacinas