Pesquisar No Site

Caraguatatuba recebe programação especial no Mês da Consciência Negra

Publicado em: 07/11/2022
Caraguatatuba recebe programação especial no Mês da Consciência Negra

No Mês da Consciência Negra, a Prefeitura Municipal, por meio da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, preparou uma programação especial para celebrar o mês da conscientização.

No MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, as galerias Carelli I e II e a Galeria de Acesso ganham novas exposições: a Mostra Coletiva da ‘Consciência Negra’, proposta pela Comissão Municipal Setorial de Artes Plásticas da FUNDACC, que terá parte de suas obras também expostas no espaço Paulo Mott; a Exposição ‘Cultura Afro’ em parceria com a Fundação Cultural José Maria de Abreu de Jacareí, mais a exposição ‘Orgulho Negro’, com trabalhos de arte dos alunos da Escola Estadual Dr. Eduardo Corrêa da Costa Junior, que também contará com parte de suas obras em exibição da sede da Fundação.

#PraTodosVerem – Mostra Coletiva da Consciência Negra em exibição na galeria Carelli I. Na imagem, escultura feita em cerâmica ocupa instalação no meio da sala cercada por telas coloridas (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

A visitação às exposições é gratuita e ocorre até o dia 3 de dezembro. No MACC, o horário de visita é das 10h às 17h, de terça a sexta-feira, e das 12h às 17h, aos sábados e feriados. A sede da Fundação tem funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Já o espaço Paulo Mott estará aberto de quinta a domingo, das 16h às 22h.

Em paralelo, a Videoteca Lúcio Braun recebe sessões especiais do projeto Cine Clube, cinema gratuito promovido aos sábados pela Prefeitura, por meio da FUNDACC.

No dia 12, a videoteca recebe a sessão da cinebiografia ‘Selma – Uma Luta pela Igualdade’, que acompanha as históricas marchas realizadas pelo pastor protestante e ativista social Martin Luther King Jr (David Oyelowo) e manifestantes pacifistas em 1965.

Dia 19 é a vez de ‘Estrelas Além do Tempo’, que retrata um trio de brilhantes mulheres negras que trabalham na NASA. Elas são parte vital de uma das maiores operações espaciais da História. Além dos desafios do cosmos, elas tiveram de enfrentar o racismo e a intolerância; e no dia 26 de novembro, a videoteca recebe a sessão de ‘Harriet’, que conta a história de Harriet Tubman, ativista política que, durante a Guerra Civil americana, ajudou centenas de escravos a fugirem do sul dos Estados Unidos, logo depois que ela mesma tivesse conseguido escapar da escravidão, no ano de 1849.

Vale ressaltar que todas as sessões ocorrem às 20h e que é recomendado chegar ao local com antecedência para garantir a poltrona.

Já no Auditório Maristela de Oliveira, no dia 16, será realizado o ‘Negritude Caiçara’, projeto que consiste no empoderamento através da arte, com desfile de belezas negras, palestra, declamação de poema, apresentação de dança e muito mais. O evento ocorre das 9h às 12h, é gratuito e tem vagas limitadas, por isso, é necessário entrar em contato pelo número (12) 3897-5660, para garantir a participação.

E no penúltimo domingo do mês, dia 20, data em que se é celebrada a Consciência Negra, Caraguatatuba recebe o XXVI Kizomba. O evento será realizado das 11h às 21h, na Praça do Caiçara, em anexo ao MACC.

Com organização da ONG Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba, apoio da Prefeitura, por meio da FUNDACC, o evento tem como intuito valorizar, promover e celebrar a cultura africana através de uma programação especial, com o Ato Ecumênico, a Caminhada de Zumbi dos Palmares, além de comidas típicas e muitas outras atividades culturais.

Também no Auditório Maristela de Oliveira, dia 21, das 13h às 17h, será realizado o 1º Africanize-se, evento de fortalecimento e valorização da cultura negra, promovido pela ativista Pamela dos Santos. O encontro contará ainda com exposição e performance artística, roda de conversa, apresentação musical e muito mais.

Os ingressos para o evento podem ser adquiridos por R$10 pelo Instagram: @espaco_afriicanize ou pelo número: (12) 9 8856-4216.

Encerrando a programação do Mês da Consciência Negra e em celebração do Mês do Músico, também no dia 26, das 15h às 18h, a Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), no Centro, recebe o 1º RAP em Ação, batalha de rimas, com a presença dos músicos Mano Azul, Mayara Nascimento, Ruty Helen, DJ Pipoo, Tio Lukkaão, Mano MG, Ricardo MC e Rapper Maicon.

Mais informações sobre a programação podem ser adquiridas pelo site oficial da FUNDACC (https://fundacc.sp.gov.br/) ou nas redes sociais, Instagram e Facebook, @fundacc.

Serviço 

  • Mostra Coletiva da ‘Consciência Negra’ – Parte 1

Visitação: de terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, 12h às 17h

Local: MACC – Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro

Gratuito

  • Mostra Coletiva da ‘Consciência Negra’ – Parte 2

Visitação: de quinta a domingo, das 16h às 22h

Local: Espaço Paulo Mott – Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima (Praça do Artesão), Centro

Gratuito

  • Exposição ‘Cultura Afro’ – Fundação Cultural José Maria de Abreu de Jacareí

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, das 12h às 17h

Local: MACC – Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro

Gratuito

  • Exposição ‘Orgulho Negro’ – E.E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Junior / Parte 1

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, das 12h às 17h

Local: MACC – Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro

Gratuito

  • Exposição ‘Orgulho Negro’ – EE Dr. Eduardo Corrêa da Costa Junior / Parte 2

Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Sede da FUNDACC – Rua Santa Cruz, 396, Centro

Gratuito

  • Projeto Cine Clube Especial

Sábado – Videoteca Lúcio Braun – Gratuito

Dia 12 – 20h – ‘Selma – Uma Luta pela Igualdade’ |Drama |128min. |14

Dia 19 – 20h – ‘Estrelas Além do Tempo’ | Drama |127min. |L

Dia 26 – 20h – ‘Harriet’ |Drama | 125min. |14 

  • Negritude Caiçara

Data: 16 de novembro (quarta-feira)

9h às 9h50 – Palestra ‘Empoderamento e o Respeito’ – com Pamela dos Santos

10h às 10h30 – Desfile ‘Beleza Negra’ – com alunos CIEFI Profº Edna Maria Nogueira Ferraz

10h35 às 10h45 – Poema: ‘Gritaram-Negra’ – por Victória Santa Cruz e interpretado por Taís Gomes

10h50 às 11h – Apresentação de dança ‘Representando a Religiosidade Afro na Herança Cultural Brasileira’

11h10 às 11h20 – Resultado do desfile

Local: Auditório Maristela de Oliveira – Rua Santa Cruz, 396, Centro

  • XXVI Kizomba (ONG Zambô do Movimento Negro)

Data: 20 de novembro (domingo)

Horário: 11h às 21h – Ato ecumênico e Caminhada Zumbi dos Palmares, com comidas típicas e ações culturais

Local: Praça do Caiçara – Rua Dr. Paul Harris, 1.107, Centro

  • 1° encontro Africanize-se

Data: 21 de novembro (segunda)

Horário: 13h às 17h

Ingressos: R$10 – pelo Instagram: @espaco_afriicanize ou pelo número: (12) 9 8856-4216.

  • RAP em Ação – Batalha de Rap

Data: 26 de novembro (sábado)

Horário: 15h às 18h

Local: Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), Centro

Artistas confirmados: Mano Azul, Mayara Nascimento, Ruty Helen, DJ Pipoo, Tio Lukkaão, Mano MG, Ricardo MC e Rapper Maicon

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) realiza de 1° de maio a 5 de julho o Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, mediante a cadastro de login e senha. Servidores efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc),

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 12/04/2024
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba fechou o balanço do primeiro trimestre de 2024. Foram realizados 210 atendimentos para as famílias assistidas, com entrega de aproximadamente 5.300 peças de roupas pessoais, 282 peças de roupas de cama e banho e 89 cobertores. Ao todo, 27 famílias receberam algum tipo

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/04/2024
Confira o resultado final da eleição do Conselho da Juventude
Confira o resultado final da eleição do Conselho da Juventude

A eleição para formação da Sociedade Civil do Conselho Municipal da Juventude (Conjuve), realizada na última quinta-feira (18), contou com a participação de 71 eleitores, que compareceram à urna montada na Fundacc, no Centro. Após o encerramento da votação, os votos foram apurados pelos representantes da comissão eleitoral, na presença

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 19/04/2024
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, revitalizou esta semana a demarcação de vagas de estacionamento em frente à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Foram demarcadas um total de 20 vagas, sendo sete para pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/04/2024
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, prorrogou o prazo de inscrição do Chamamento Público para permissão de uso de áreas do Parque Juqueriquerê durante a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’ para esta sexta-feira (12). O evento será realizado pela primeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/04/2024