Pesquisar No Site
Alunos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba visitam Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato

Alunos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba visitam Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato
A sala de aula ganhou um formato diferente para alunos das Escolas Municipais Prof. João Benedito Marcondes e Masako Sone, de Caraguatatuba. Os estudantes visitaram a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) da Petrobras, localizada em Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Alunos da rede municipal de Caraguatatuba posam para foto durante visita à Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) da Petrobras, localizada em Caraguatatuba-SP (Foto: Divulgação/PMC)
Os alunos foram recepcionados pelo gerente do Ativo de Processamento de São Paulo, Igor Rosa, que despertou o interesse ao citar exemplos da utilização do gás no cotidiano das famílias. “Aqui na UTGCA, nós recebemos a matéria-prima, que é o gás retirado do fundo do mar, e transformamos em algo que possamos usar, como o GLP e o gás natural utilizado em veículos”, explicou Igor, convidando os alunos a refletir sobre como são usados diversos ingredientes para o preparo de um bolo, em uma comparação com o processo que estavam conhecendo.
Os participantes demonstraram grande curiosidade a cada explicação. Eles também puderam conhecer por dentro como é a Unidade e parte do processo de produção. Um dos alunos comentou que nunca tinha visto toda aquela tecnologia e os equipamentos apresentados durante a visita.

#PraTodosVerem: Técnicos da UTGCA durante explanação para alunos da rede municipal de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
Conceitos como o respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente também foram enfatizados durante as apresentações feitas pela equipe da Petrobras.
Para o professor Robson de Morais, da EMEF Benedito Marcondes, o relacionamento entre escola e empresa faz toda a diferença no aprendizado. “A oportunidade de visitar uma indústria que está instalada na cidade onde vivem é muito importante. Eles passam a entender o que é produzido no local e como o gás chega até as pessoas. Eu mesmo não imaginava a magnitude da UTGCA. Espero que tenhamos mais oportunidades como essa”, concluiu.
A visita faz parte do projeto “Energia com Escolas”, uma iniciativa das gerências de Comunicação e Responsabilidade Social da Petrobras.
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos abre semestre com limpeza descentralizada de vários bairros de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba começa o mês de julho com a zeladoria dos bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Barranco Alto, Porto Novo, Morro do Algodão, Rio do Ouro, Indaiá, Cidade Jardim, Jardim Terralão, Jetuba, Massaguaçu e Tabatinga, além da varrição das praias do Aruan, Centro, Prainha e Martim

Inscrições para eleição da CIPAA do governo municipal de Caraguatatuba começam na próxima segunda-feira
As inscrições para a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) do governo municipal de Caraguatatuba da Gestão 2025/2026 iniciam na próxima segunda-feira (14/7) e terminam dia 28 de julho, no site http://cipaa2025.caraguatatuba.sp.gov.br/. O login e a senha de acesso para a inscrição do servidor são o

Haka Expedition 2025 começa nesta quinta-feira em Caraguatatuba
A Praia do Centro, em Caraguatatuba, será o cenário da etapa do Haka Expedition 2025, uma das maiores competições de expedição do Brasil. O evento será realizado entre quinta-feira (19) e domingo (22), e deve reunir atletas nacionais e internacionais para percursos que podem chegar a até 250 km, para

Teatro Mario Covas recebe espetáculo adaptado por Augusto Cury neste sábado
Neste sábado (28/6), às 20h, o Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe o espetáculo “O Futuro da Humanidade”, inspirado na obra do renomado psiquiatra e escritor Augusto Cury. Os ingressos custam entre R$ 50 e R$ 120, e podem ser adquiridos pelo site https://bileto.sympla.com.br/. Classificação 10 anos. Dirigida por Rogério

GCM e Polícia Civil apreendem dois adolescentes e investigam três homens por estupro coletivo em Caraguatatuba
Um caso de estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Civil e do Conselho Tutelar na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e resultou na apreensão de dois menores e na abertura de investigação