Pesquisar No Site

Agenda Cultural de Caraguatatuba traz cinema gratuito, música, exposições de arte e Contação de Histórias

Publicado em: 11/11/2022
Agenda Cultural de Caraguatatuba traz cinema gratuito, música, exposições de arte e Contação de Histórias
Agenda Cultural de Caraguatatuba traz cinema gratuito, música, exposições de arte e Contação de Histórias

Neste fim de semana, a Agenda Cultural está repleta de atividades gratuitas para todas as idades. No sábado (12), a programação se inicia com a tradicional Contação de Histórias Caiçaras, com Nhá Rita e Leco Borba. As sessões são gratuitas e ocorrem às 14h30 e às 16h, com o objetivo de fomentar as lendas e histórias do folclore e da literatura caiçara na região.

#PraTodosVerem – Imagem capturada dentro da Videoteca Lúcio Braun mostra cadeiras azuis organizadas em fileiras (Foto JC Curtis – Fundacc)

Em paralelo, a Videoteca Lúcio Braun recebe uma programação especial com projeto Cine Clube, cinema gratuito realizado aos sábados pela Prefeitura Municipal, por meio da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

Às 17h, o Cine Clube apresenta a sessão da animação ‘A Princesa e o Sapo’, que acompanha as aventuras de Tiana, jovem trabalhadora e ambiciosa que sonha um dia abrir o seu próprio restaurante em Nova Orleans. Seus planos, porém, tomam um rumo diferente quando ela conhece o príncipe Naveen, que foi transformado em sapo pelo maldoso Dr. Facilier. No entanto, o príncipe sapo tem esperanças de se tornar um humano novamente se Tiana beijá-lo.

E às 20h é a vez da sessão especial do Mês da Consciência Negra com a cinebiografia ‘Selma – Uma Luta pela Igualdade’, que conta a história do pastor protestante e ativista social Martin Luther King Jr. (David Oyelowo) e as históricas marchas realizadas por ele com manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

#PraTodosVerem – Contação de História com Nhá Rita e Leco Borba na Casa Caiçara, no MACC (Foto – JC Curtis – Fundacc)

Vale ressaltar que a Videoteca Lúcio Braun dispõe de 44 lugares, por isso, é recomendado chegar ao local com meia hora de antecedência para garantir a poltrona.

Especialmente neste sábado, o MACC recebe, às 18h30, na Praça do Caiçara, entre as sessões do Cine Clube, a apresentação dos artistas NiAn e Maquir, com a participação da violinista Mari Amaral.

O show é gratuito e tem como objetivo fomentar as manifestações artísticas da comunidade local, ao trazer para o público uma mescla de música, poesia e design, de maneira autoral e intimista.

Já às 20h30, a Banda Municipal Carlos Gomes se apresenta na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), no Centro. A apresentação é gratuita e garantia de diversão para todas as idades.

Fora isso, o MACC recebe, em novembro, três novas exposições: ‘Cultura Afro: Comida como oferenda e devoção aos Orixás’, em parceria com o MAV – Museu de Antropologia do Vale do Paraíba e Fundação Cultural ‘José Maria de Abreu’ de Jacareí, com o apoio da ONG Zambô do Movimento Negro;

#PraTodosVerem – Mostra de Artes Visuais ‘Orgulho Negro’ em exibição na Galeria de Acesso do MACC (Foto JC Curtis-Fundacc)

‘Mostra Coletiva da Consciência Negra’, com obras confeccionadas especialmente para a ocasião por artistas e artesão das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, e a Exposição ‘Orgulho Negro’, com trabalhos feitos pelos alunos da E.E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr.

As exposições podem ser visitadas gratuitamente até o dia 3 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados, das 12h às 17h. Escolas e projetos interessados em visitas técnicas podem entrar em contato com o setor administrativo do MACC, pelo número: (12) 3883-9980 ou no e-mail: museucaragua@gmail.com.

Vale ressaltar que a Mostra Coletiva da ‘Consciência Negra’ conta ainda com parte de suas obras em exibição no Espaço Paulo Mott até o dia 4 de dezembro. No Paulo Mott, a visitação pode ser feita de quinta a domingo, das 16h às 22h. Os interessados em marcar visitas técnicas devem entrar em contato com a Comissão Municipal Setorial de Artes Plásticas da FUNDACC, pelo e-mail: comissaosetorialdeartes@gmail.com.

Também dividida em duas partes, a Exposição ‘Orgulho Negro’ conta com algumas de suas obras em exibição na sede da FUNDACC. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, durante todo o mês de novembro. Para mais informações, entre em contato pelo número: (12) 3897-5660.

Serviço

  • Contação de Histórias Caiçaras

Sábados – às 14h30 e às 16h – Entrada Gratuita

Local: MACC – Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro

Mais informações: (12) 3883-9980

  • Cine Clube

Sábado – às 17h e às 20h – Entrada Gratuita

Dia 12 – às 17h – A Princesa e o Sapo | Animação| L

Dia 12 – às 20h – Selma – Uma Luta pela Igualdade | Drama| 14

Local: Videoteca Lúcio Braun – Rua Dr. Paul Harris, 1.107 – Centro (Praça do Caiçara – MACC)

Mais informações: (12) 3897-5660

  • Show: NiAn e Maquir – com Mari Amaral

Data: 12 de novembro (sábado)

Horário: 18h30

Local: Praça do Caiçara – Rua Dr. Paul Harris, 1.107 – Centro

Gratuito

Mais informações: (12) 3883-9980

  • Banda Municipal Carlos Gomes

Sábados – às 20h30 – Entrada Gratuita

Local: Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), Centro

  • Mostra Coletiva da ‘Consciência Negra’ – Parte 1

Visitação: de terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, 12h às 17h

Local: MACC – Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro

Gratuito

Mais informações: (12) 3883-9980

 

  • Mostra Coletiva da ‘Consciência Negra’ – Parte 2

Visitação: de quinta a domingo, das 16h às 22h

Local: Espaço Paulo Mott – Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, Centro

Gratuito

Mais informações: comissaosetorialdeartes@gmail.com

  • Exposição ‘Cultura Afro: Comida como oferenda e devoção aos Orixás’

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, das 12h às 17h

Local: MACC – Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro

Gratuito

Mais informações: (12) 3883-9980

 

  • Exposição ‘Orgulho Negro’ – E.E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr – Parte 1

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, das 12h às 17h

Local: MACC – Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro

Gratuito

Mais informações: (12) 3883-9980

 

  • Exposição ‘Orgulho Negro’ – E.E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr – Parte 2

Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Sede da FUNDACC – Rua Santa Cruz, 396, Centro

Gratuito

Mais informações: (12) 3897-5660

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Projeto Circo-Teatro: Eu fui (SP) revive a tradição da comédia circense e se apresenta no Ciapi
Projeto Circo-Teatro: Eu fui (SP) revive a tradição da comédia circense e se apresenta no Ciapi

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), dentro da Semana de Valorização ao Idoso, traz, nessa segunda-feira (2), o projeto circo-teatro “Eu fui”, uma realização do ProAC ICMS com  Chico Pepeu Produções Artísticas. A apresentação será no salão de eventos do Ciapi, às 14h

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 29/09/2023
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica combate à perturbação do sossego durante final de semana
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica combate à perturbação do sossego durante final de semana

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, direcionou suas ações no último final de semana para o combate à perturbação do sossego provocada por bares e lanchonetes na região central. No total, foram atendidas 14 denúncias, resultando em duas multas no valor de R$ 2.033,00. O barulho

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 18/09/2023
Caraguatatuba se classifica para as quartas de final do Metropolitano de Basquete
Caraguatatuba se classifica para as quartas de final do Metropolitano de Basquete

A equipe do Caraguá Basketball garantiu uma vaga nas quartas de final do Campeonato Metropolitano de Basquete da FPB – Regional III. Caraguatatuba venceu São Sebastião por 62 a 38 pontos no último final de semana no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia. A competição reúne equipes

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/09/2023
Prefeitura de Caraguatatuba amplia canais de comunicação com a população
Prefeitura de Caraguatatuba amplia canais de comunicação com a população

Para você que gosta de estar sempre informado, a Prefeitura de Caraguatatuba conta a partir desta semana com três novos canais de comunicação nas redes sociais para divulgar as novidades e os serviços à população. A partir de agora, a Prefeitura está presente no TikTok: www.tiktok.com/@caraguaprefeitura, no Telegram: https://t.me/prefeituradecaraguatatuba e

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 28/09/2023
Prefeitura divulga resultado dos pescadores habilitados para ocupar boxes do Entreposto de Pesca do Camaroeiro
Prefeitura divulga resultado dos pescadores habilitados para ocupar boxes do Entreposto de Pesca do Camaroeiro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, divulgou nesta sexta-feira (15), o resultado dos pescadores habilitados para ocuparem as vagas nos boxes do Entreposto de Pesca do Camaroeiro. O processo de credenciamento conta com a aprovação de 15 inscritos, que poderão utilizar as

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 15/09/2023