Pesquisar No Site

Agenda Cultural de Caraguatatuba conta com várias atividades gratuitas neste fim de semana

Publicado em: 24/11/2022
Agenda Cultural de Caraguatatuba conta com várias atividades gratuitas neste fim de semana
Agenda Cultural de Caraguatatuba conta com várias atividades gratuitas neste fim de semana

Neste fim de semana, a Agenda Cultural de Caraguatatuba está recheada de atividades gratuitas. Na sexta-feira (25), o Cineclube Sambaqui promove uma sessão especial do filme ‘Marte Um’, às 20h, na Videoteca Lúcio Braun, como parte da programação do VI Curta Caraguá, Festival de Cinema de Caraguatatuba.

Lançado em agosto de 2022, ‘Marte Um’ acompanha a história de uma família negra da periferia de Contagem, Minas Gerais, que busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita, que representa o contrário de tudo que eles são.

A sessão é gratuita e os interessados devem chegar ao local com meia hora de antecedência para garantir a poltrona.

No sábado (26), as atividades culturais começam a partir das 14h, na Praça do Caiçara, atrás do MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, com a 1ª Feira Fotográfica das Oficinas Culturais, promovida pelos alunos com a professora de fotografia, Tabyta Aguiar. Na ocasião, os alunos irão expor seus trabalhos de conclusão de curso.

Ainda no MACC, às 14h30 e às 16h, Nhá Rita e Leco Borba apresentam a tradicional ‘Contação de Histórias Caiçaras’. Com o objetivo de fomentar as lendas e histórias do folclore e da literatura caiçara na região, a Contação é gratuita e livre para todos os públicos.

Em celebração ao Mês da Música, e como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, neste sábado, a Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), no Centro, recebe um encontro de vozes pra lá de especial com o ‘Rap em Ação’, que reunirá artistas locais para uma tarde com muita música e poesia. O show é gratuito e ocorre das 15h às 18h.

Participam do evento os artistas: Mano Azul, Mayara Nascimento, Ruty Helen, DJ Pipoo, Tio Lukkaão, Mano MG, Ricardo MC, Rapper Maicon, Nega Ju e Mano Miller, que trarão ao público um repertório autoral voltado ao Rap Nacional, Rap Cristão, Hip Hop e Trap.

Às 16h, a Biblioteca Municipal Afonso Schmidt recebe o lançamento do livro ‘Pequeno Manual – Como Utilizar o Cinema na Sala de Aula’, com o autor Luis Paiva. A atividade compõe a programação do VI Curta Caraguá e é gratuita.

‘Pequeno Manual – Como Utilizar o Cinema na Sala de Aula’ oferece a educadores, de maneira bem simples, objetiva e direta, sugestões, reflexões e dicas para quem deseja introduzir e utilizar o cinema em sala de aula. Além de sugestões de filmes para diferentes disciplinas e temáticas, traz um roteiro, passo a passo, de como escolher a obra cinematográfica para trabalhar com seus alunos.

Em anexo ao MACC, a Videoteca Lúcio Braun recebe uma programação especial com projeto Cine Clube, cinema gratuito realizado aos sábados pela Prefeitura Municipal, por meio da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

A primeira sessão, às 17h, traz as aventuras do ‘Dr. Dolittle’ (1998), que após um pequeno acidente, recupera o dom de infância de conversar com animais. Mas esta habilidade rara começa a causar muitas confusões na vida do médico, que agora tem que cuidar de macacos embriagados e leões deprimidos que precisam de ajuda. O comportamento estranho de Dr. Dolittle acaba fazendo com que ele vá parar em um hospital psiquiátrico.

A segunda sessão, às 20h, traz a cinebiografia ‘Harriet’, baseada na história de Harriet Tubman, que conseguiu escapar da escravidão e decidiu ajudar centenas de escravos a fugir do sul dos Estados Unidos durante a Guerra de Secessão norte-americana. Suas ações deram um novo direcionamento para a história, fazendo com que a ativista política se tornasse uma das maiores heroínas do país.

Vale ressaltar que a Videoteca Lúcio Braun dispõe de 44 lugares, por isso é recomendado chegar ao local com meia hora de antecedência para garantir a poltrona.

Também às 17h, a Praça do Caiçara recebe a apresentação especial dos artistas locais NiAn e Maquir, com a participação da violinista Mari Amaral, que farão um show gratuito com o objetivo de fomentar as manifestações artísticas da comunidade local, ao trazer para o público uma mescla de música, poesia e design, de maneira autoral e intimista.

Às 18h, a Banda Gaijin Sentai realiza uma Roda de Conversa e a exibição do clipe ‘Transformação’, no Auditório Maristela de Oliveira. O encontro ocorre como parte da programação do VI Curta Caraguá, tem entrada gratuita e contará com transmissão ao vivo pelo Facebook da FUNDACC (@fundacc).

Às 19h, também no Auditório Maristela de Oliveira, haverá a exibição dos curtas-metragens inscritos para o VI Curta Caraguá, Festival de Cinema de Caraguatatuba, com filmes feitos por alunos da rede estadual do município. A Mostra Competitiva é aberta ao público e também contará com transmissão ao vivo pelo Facebook da Fundação.

No domingo (27), a partir das 16h, o Auditório Maristela de Oliveira recebe a Cerimônia de Premiação dos Melhores Curtas do VI Curta Caraguá. Ao todo, os filmes feitos pelos estudantes concorrerão em três categorias: Estudante 1, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II; Estudante 2, voltado para turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio ou Técnico; e Especial, para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio ou Técnico.

Também serão entregues troféus ao 1º, 2º e 3º lugar e uma excursão para o MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, para as escolas que obtiverem o 1º lugar em cada categoria.

Encerrando a programação do Curta Caraguá, a Banda Gaijin Sentai sobe ao palco do Auditório Maristela de Oliveira para animar o finzinho de domingo. O show tem entrada gratuita.

E, excepcionalmente, neste domingo, às 20h30, a Banda Municipal Carlos Gomes apresenta o Cardápio Musical, na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), no Centro. Neste formato de apresentação, o repertório da Banda é escolhido pelo público. O show é gratuito e tem classificação livre.

Fora isso, o MACC segue até o início de dezembro com três exposições: ‘Cultura Afro: Comida como oferenda e devoção aos Orixás’, em parceria com o MAV – Museu de Antropologia do Vale do Paraíba e Fundação Cultural ‘José Maria de Abreu’ de Jacareí, com o apoio da ONG Zambô do Movimento Negro;

‘Mostra Coletiva da Consciência Negra’, com obras confeccionadas especialmente para a ocasião por artistas e artesão das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, e a Exposição ‘Orgulho Negro’, com trabalhos feitos pelos alunos da E.E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr.

As exposições podem ser visitadas gratuitamente até o dia 3 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados, das 12h às 17h. Escolas e projetos interessados em visitas técnicas podem entrar em contato com o setor administrativo do MACC, pelo número: (12) 3883-9980 ou no e-mail: museucaragua@gmail.com.

Vale ressaltar que a Mostra Coletiva da ‘Consciência Negra’ conta ainda com parte de suas obras em exibição no Espaço Paulo Mott até o dia 4 de dezembro. No Espaço Paulo Mott, a visitação pode ser feita de quinta a domingo, das 16h às 22h. Os interessados em visitas técnicas devem entrar em contato com a Comissão Municipal Setorial de Artes Plásticas da FUNDACC, pelo e-mail: comissaosetorialdeartes@gmail.com.

Também dividida em duas partes, a Exposição ‘Orgulho Negro’ conta com algumas de suas obras em exibição na sede da FUNDACC. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, durante todo o mês de novembro. Para mais informações, entre em contato pelo número: (12) 3897-5660.

Confira a programação:

Dia 25 (sexta-feira)

  • Sessão Especial com Cineclube Sambaqui

Filme: ‘Marte Um’

Horário: às 20h

Local: Videoteca Lúcio Braun – Rua Dr. Paul Harris, 1.107, Centro

Gratuito

Dia 26 (sábado)

  • 1ª Feira Fotográfica das Oficinas Culturais

Horário: das 14h às 18h

Local: Praça do Caiçara – Rua Dr. Paul Harris, 1.107, Centro

Gratuito

  • Contação de Histórias Caiçaras

Sábados – às 14h30 e às 16h – Entrada Gratuita

Local: MACC – Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro

  • Rap em Ação

Horário: das 15h às 18h

Local: Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), Centro

Gratuito

  • Lançamento do livro: ‘Pequeno Manual – Como Utilizar o Cinema na Sala de Aula’ com o autor Luis Paiva

Horário: 16h

Local: Biblioteca Municipal Afonso Schmidt – Rua Santa Cruz, 396, Centro

Gratuito

  • Cine Clube

Sábado – às 17h e às 20h – Entrada Gratuita

Dia 26 – às 17h – Dr. Dolittle (1998)| Comédia| L

Dia 26 – às 20h – Harriet | Drama| 12

Local: Videoteca Lúcio Braun – Rua Dr. Paul Harris, 1.107 – Centro (Praça do Caiçara – MACC)

  • Show: NiAn e Maquir – com Mari Amaral

Horário: 17h

Local: Praça do Caiçara – Rua Dr. Paul Harris, 1.107 – Centro

Gratuito

  • Roda de conversa e exibição do clipe ‘transformação’ com a Banda Gaijin Sentai (Transmissão ao vivo pelo Facebook @fundacc)

Horário: 18h

Local: Auditório Maristela de Oliveira – Rua Santa Cruz, 396, Centro

Gratuito

  • Mostra Competitiva do VI Curta Caraguá (Transmissão ao vivo pelo Facebook @fundacc)

Horário: 19h

Local: Auditório Maristela de Oliveira – Rua Santa Cruz, 396, Centro

Gratuito

Dia 27 (domingo)

  • Cerimônia de Premiação do VI Curta Caraguá

Horário: 16h

Local: Auditório Maristela de Oliveira – Rua Santa Cruz, 396, Centro

Gratuito

  • Show: Banda Gaijin Sentai

Horário: 17h

Local: Auditório Maristela de Oliveira – Rua Santa Cruz, 396, Centro

Gratuito

  • Banda Municipal Carlos Gomes

Horário: 20h30

Local: Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), Centro

Gratuito

Exposições:

 

  • Mostra Coletiva da ‘Consciência Negra’ – Parte 1

Visitação: de terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, 12h às 17h

Local: MACC – Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro

Gratuito

 

  • Mostra Coletiva da ‘Consciência Negra’ – Parte 2

Visitação: de quinta a domingo, das 16h às 22h

Local: Espaço Paulo Mott – Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, Centro

Mais informações: comissaosetorialdeartes@gmail.com

Gratuito

  • Exposição ‘Cultura Afro: Comida como oferenda e devoção aos Orixás’

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, das 12h às 17h

Local: MACC – Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro

Mais informações: (12) 3883-9980

Gratuito

 

  • Exposição ‘Orgulho Negro’ – E.E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr – Parte 1

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, das 12h às 17h

Local: MACC – Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro

Mais informações: (12) 3883-9980

Gratuito

 

  • Exposição ‘Orgulho Negro’ – E.E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr – Parte 2

Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Sede da FUNDACC – Rua Santa Cruz, 396, Centro

Mais informações: (12) 3897-5660

Gratuito

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Praia Acessível e Espaço Aventura tem dia de intercambio entre escolas bilíngues de Caragua e São José
Praia Acessível e Espaço Aventura tem dia de intercambio entre escolas bilíngues de Caragua e São José

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes, recebeu nesta quarta-feira (16), na Praia Acessível e Espaço Aventura, no Centro, um dia de intercâmbio entre as escolas bilíngue para surdos Emefebs Prof.º Ricardo Luques Sammarco Serra, de Caraguá, e a EMEF Profº Maria Aparecida dos Santos Ronconi, de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 16/11/2022
6ª edição do Curta Caraguá premia alunos da rede estadual do Litoral Norte
6ª edição do Curta Caraguá premia alunos da rede estadual do Litoral Norte

No último fim de semana, o Auditório Maristela de Oliveira recebeu a Mostra Competitiva e a Cerimônia de Premiação do VI Curta Caraguá, Festival de Cinema de Caraguatatuba, que premiou alunos da rede estadual do Litoral Norte. Ao todo, foram credenciados 30 filmes, sendo 15 deles exibidos ao público, em

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/12/2022
Semana de Renegociação de Dívidas de Caraguá encerra na sexta-feira na ACEC
Semana de Renegociação de Dívidas de Caraguá encerra na sexta-feira na ACEC

A Semana de Conciliação e Renegociação de Dívidas termina na próxima sexta-feira (11), na Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba (ACEC), no Sumaré.  Representantes de agências bancárias atendem clientes interessados em fazer acordo e recuperar o crédito nesta quarta, quinta e sexta, das 10h às 16h, na ACEC. A cerimônia

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 08/11/2022
Caraguatatuba recebe programação especial no Mês da Consciência Negra

No Mês da Consciência Negra, a Prefeitura Municipal, por meio da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, preparou uma programação especial para celebrar o mês da conscientização. No MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, as galerias Carelli I e II e a Galeria de Acesso

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 07/11/2022
Secretaria de Educação de Caraguatatuba convoca candidatos classificados no processo seletivo para Agente de Apoio Escolar
Prefeitura de Caraguatatuba divulga resultado final das provas objetivas para o cargo de Agente de Apoio Escolar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo, torna pública a homologação do resultado final das provas objetivas do Processo Seletivo do Edital nº 01/2022, referente ao cargo de Agente de Apoio Escolar. Informa ainda que verificada a conclusão dos trabalhos de realização

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 30/11/2022