Pesquisar No Site
Programa Melhor em Casa realiza mais de 3,2 mil atendimentos entre janeiro e agosto
Programa Melhor em Casa realiza mais de 3,2 mil atendimentos entre janeiro e agosto
A Prefeitura de Caraguatatuba conta com o Programa Melhor em Casa, onde pacientes da rede municipal de saúde recebem acompanhamento em domicílio e são monitorados diariamente, via telefone.
De janeiro a agosto deste ano foram realizados 3.268 atendimentos nas mais diversas áreas como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, médico clínico, nutricionista, assistente social, terapeuta ocupacional e técnico de enfermagem.
A Atenção Domiciliar (AD) é a forma de atenção à saúde oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde. Com abordagens diferenciadas, esse tipo de serviço está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
Quando o paciente precisa ser visitado com menos frequência, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência.
Já os casos de maior complexidade são acompanhados pelas Equipes Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e de Apoio (EMAP), do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa.
Importante ressaltar que o Melhor em Casa não é um programa porta aberta, ou seja, para ser referenciado o paciente precisa ter o encaminhamento de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Após o encaminhamento, a equipe do Programa Melhor em Casa visita o paciente após alta hospitalar, identifica o cuidador e avalia se o paciente se enquadra nos critérios de inclusão da Portaria 2527 do Ministério da Saúde. Identificada a necessidade do acompanhamento, o programa inicia o atendimento com a equipe EMAD (Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Fisioterapeuta) e encaminha para a equipe de apoio EMAP (Nutricionista, Fonoaudiologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional).
Veja Também Recentes
Treino Especial de Krav Maga aguarda 300 praticantes em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) recebe, entre os dias 14 e 16 de agosto, o Treino Especial Lehikaness da escola Bukan de Krav Maga, ministrado pelo Grão Mestre Yaron Lichtenstein e Rotem Lichtenstein. O encontro deve reunir aproximadamente 300 alunos de diversos estados brasileiros e promete fortalecer a
3ª edição do Pirata Cup movimenta futsal interescolar em Caraguatatuba
Após duas edições de sucesso, Caraguatatuba recebe, nos dias 15 e 22 de agosto, a terceira edição do Pirata Cup 2026, torneio interescolar de futsal que vem ganhando destaque entre estudantes das diferentes redes de ensino do município. Idealizado e organizado pelo professor de Educação Física Roni Silva, o campeonato
Guarda Municipal realiza palestra educativa sobre bullying para alunos do ensino fundamental em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, realizou na manhã desta terça-feira (18), uma palestra educativa e interativa para alunos da 2ª série do ensino fundamental, no Centro Integrado de Ações Socioeducativas (CIASE) Governador Adhemar Pereira de Barros, no bairro Travessão. A atividade teve como foco a conscientização e a
Inscrições abertas para consultorias gratuitas à micro e pequenas empresas
O Programa Agente Local de Inovação (ALI), uma parceria da Secretaria Municipal de Governo de Caraguatatuba com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae São José dos Campos, está com inscrições abertas para consultorias gratuitas, voltadas a micro e pequenos empreendedores do município. A orientação
Guarda Municipal faz palestra sobre combate à violência contra a mulher para funcionários da Casa de Saúde Stella Maris
A Guarda Civil Municipal (GCM) foi convidada pelo setor de Medicina do Trabalho da Casa de Saúde Stella Maria para abordar o tema Violência contra a Mulher, dentro das atividades do “Agosto Lilás”, mês que promove campanha de prevenção e do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.