Pesquisar No Site
Palestra encerra Campanha do Outubro Rosa no Paço Municipal de Caraguatatuba
Palestra encerra Campanha do Outubro Rosa no Paço Municipal de Caraguatatuba
Servidoras e Servidores das Secretarias da Fazenda, Administração, Obras Públicas, Assuntos Jurídicos e Gabinete do Prefeito assistiram a palestra “Câncer de mama tem cura! Vamos tocar nesse assunto?” na manhã da última quinta-feira (27/10), no Paço Municipal, no Centro.

#PraTodosVerem: Público da Palestra “Câncer de mama tem cura! Vamos tocar nesse assunto? (Foto: Divulgação/PMC)
Na atividade da campanha do ‘Outubro Rosa’ foram passadas informações sobre a importância do autoexame periódico e do tratamento da doença na fase inicial. A palestra foi ministrada pela enfermeira do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), Maria Cosma Rodrigues da Silva.
O secretário de Fazenda, Nelson Hayshida, e o vereador Marcos Roberto de Souza participaram do evento, que também foi marcado por homenagens a servidora falecida no dia 16 de outubro, Joanne Torralbo Gimenez Lemos, a “Joanne do Grupo de Campo”, após lutar incansavelmente contra um câncer. O evento também contou com presença da servidora da Área de Fiscalização Tributária, Aldenira Protela Vale, que iniciou as ações de conscientização sobre o câncer de mama no Paço Municipal em outubro de 2014. Entre 2011 e 2012, Aldenira foi diagnosticada a doença no final da gravidez.

#PraTodosVerem: Enfermeira do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), Maria Cosma Rodrigues da Silva, falando sobre a importância do autoexame no diagnóstico precoce do câncer de mama (Foto: Divulgação/PMC)
A enfermeira do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), Maria Cosma Rodrigues da Silva, também aproveitou para alertar os homens presentes na palestra. “Nós falamos em câncer de mama para as mulheres, mas eu estava dando uma lida e de 2018 a 2021, 206 homens morreram por conta de câncer de mama. É um número pequeno, mas é um número significativo. Então o câncer de mama não é só da mulher, ele é também do homem”, destacou.
A enfermeira do Pró-Mulher abordou uns alguns cuidados importantes para prevenir a doença. “São importantes na prevenção do câncer de mama e de outros tipos de câncer: atividade física regular, ao menos duas vezes por semana; alimentação saudável, manter o peso corporal adequado e evitar consumo de bebida alcoólica”, finaliza.
Veja Também Recentes
Junta Militar de Caraguatatuba segue com alistamento militar obrigatório dos jovens nascidos em 2008
O alistamento militar obrigatório dos jovens caraguatatubenses do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) nascidos em 2008 encerra no dia 30 de junho, e pode ser realizado no site https://www.alistamento.eb.mil.br/, após a criação de uma conta gov.br ou presencialmente na Junta
Encontro literário celebra cultura caiçara nesta quarta-feira na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt
A Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Centro de Caraguatatuba, recebe nesta quarta-feira (29/4), às 19h, mais uma edição da Quarta Literária da Kaká. O encontro contará com a participação dos autores Priscila Siqueira, Vera Nardi, Julinho Mendes, Pedro Caetano e Silvio Rangel. A entrada é gratuita e não é necessário
Caraguatatuba promove mutirão para regularização agropecuária e fortalecimento da sanidade animal e vegetal
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza, ao longo do mês de maio, um Mutirão de Atendimento da Defesa Agropecuária, voltado a produtores rurais do município. A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em atendimento à legislação estadual nº 18.077/2024 (Fundesa), e tem como objetivo facilitar a
Caraguatatuba promove ações pedagógicas em celebração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais
Em alusão ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado em 24 de abril, a rede municipal de ensino de Caraguatatuba realiza uma série de ações pedagógicas voltadas à valorização da Libras e ao fortalecimento da educação inclusiva na próxima semana. A iniciativa envolve unidades escolares que atendem
Show do Bee Gees Brazil é destaque na programação do Teatro Mario Covas neste mês
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 30 de maio (sábado), às 20h, o show musical do trio cover Bee Gees Brazil. Os ingressos podem ser adquiridos O ingresso pode ser adquirido na Bilheteria Express, através do link https://tinyurl.com/y5bp78td, ou pessoalmente na livraria Reticências, situada na Rua Padre Anchieta,