Pesquisar No Site

Caraguatatuba retoma Festival do Mexilhão após 10 anos

Publicado em: 31/10/2022
Destaques
Caraguatatuba retoma Festival do Mexilhão após 10 anos
Caraguatatuba retoma Festival do Mexilhão após 10 anos

A cidade de Caraguatatuba revive após 10 anos o Festival do Mexilhão, tradicional evento gastronômico e cultural do município. A festa será realizada entre os dias 11 e 13 de novembro e retorna ao calendário de eventos, após a Secretaria de Turismo do município ter encaminhado uma proposta à comunidade local, unindo a política de preservação e o resgate da cultura caiçara.

#PraTodosVerem: Visão frontal de grande panela com preparo do tradicional prato caiçara conhecido como ‘marisco lambe-lambe’ (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O evento, organizado pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, chega a 12ª edição com o objetivo de promover a cultura caiçara, a divulgação da maricultura e o fomento do turismo da região.

Nos três dias, o público poderá degustar diferentes pratos elaborados à base de mexilhão para todos os gostos, como marisco ao molho, lambe-lambe, bolinho de mexilhão, panqueca e lasanha, entre outras preparações comercializadas em barracas.

Com apoio da Secretaria de Turismo, o festival contará também com diversas apresentações musicais gratuitas, com artistas e bandas locais. Além disso, a festa terá espaços para exposição e venda de artesanatos típicos da região.

Segundo o presidente da Amapec, José Luiz Alves, é grande a expectativa para a retomada. “O festival é parte importante da comunidade e sentimos muito a falta do evento nesses últimos 10 anos. É uma alegria imensa voltar a unir as famílias no preparo da festa, que além de gerar renda, é símbolo de confraternização em torno da cultura caiçara”, destacou.

#PraCegoVer: Fazenda de Mexilhão com bóias azuis sobre a água e a Ilha da Cocanha ao fundo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Promovido pela última vez em 2012, o evento será realizado na Praça Irmã Lucila (Avenida Maria Carlota), no bairro Massaguaçu, das 19h à 0h na sexta-feira (11), das 12h à 0h no sábado (12) e das 12h às 22h no domingo (13).

Confira a programação musical do 12º Festival do Mexilhão

Sexta-feira (11/11)

18h às 19h30 – Samamba Brasil (MPB)
20h às 21h30 – Terra Forte (MPB, Reggae e Rock)
22h às 23h30 – Revolussom Reggae (Reggae e World Music)

Sábado (12/11)

13h30 às 15h – Grupo Parceria (Pagode e Samba)
15h30 às 17h – César Nanico (Sertanejo)
18h às 19h30 – Wany Oliver (Axé, Forró e Sertanejo)
20h às 21h30 – Pacelli (Forró, Samba, Sertanejo, entre outros)
22h às 23h30 – Zirinho da Bahia (Axé, Forró, Pop, entre outros)

Domingo (13/11)

13h30 às 15h – Fandango Caiçara Mestre Pedrinho (Fandango Caiçara)
15h30 às 17h – Tribo Caiçara (Forró)
18h às 19h30 – Trio Praiano (Forró)
20h às 22h – Saquaritá (Forró)

Serviço
12º Festival do Mexilhão
Data:
11 a 13 de novembro (sexta a domingo)
Horário: sexta-feira, das 19h à 0h, sábado, das 12h à 0h e, domingo, das 12h às 22h
Local: Praça Irmã Lucila (Av. Maria Carlota, Praça Irmã Lucila – Massaguaçu)
Entrada gratuita

Melhores Vilas Turísticas

A ‘Vila Turística Comunitária dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha’ mantém as características de uma vila caiçara, onde os tradicionais pescadores colocam seus barcos ao mar e seguem para tratar da sua ‘Fazenda de Mexilhão’, se transformando na maior do Estado de São Paulo.

O local representa o Brasil em um concurso global liderado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que vai eleger as “Melhores Vilas Turísticas” do mundo, segundo escolha feita pelo Ministério do Turismo (MTur) no último mês de junho. O resultado do concurso será anunciado no final do ano.

Além do cultivo, a Fazenda Marinha também é rota de passeio para quem quer conhecer o plantio submerso do marisco, por isso, a atividade qualificada como Turismo de Comunidade de Base (TBC) é ainda um atrativo para Caraguatatuba. Outras informações sobre o local estão disponíveis em www.caragua.tur.br/atrativos-turisticos/de-base-comunitaria/.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

‘Gabinete em Ação’ registra cerca de 350 atendimentos no primeiro dia e segue até sexta-feira no Tinga
‘Gabinete em Ação’ registra cerca de 350 atendimentos no primeiro dia e segue até sexta-feira no Tinga

O projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você” iniciou nesta terça-feira (19), no bairro Tinga, com cerca de 350 atendimentos realizados à população. A ação segue até sexta-feira (22), das 9h às 17h, na Praça em frente à escola Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, na Rua Denilza

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 20/03/2024
Prefeitura finaliza reconstrução da ponte de pedestres do Cantagalo/Colibri
Prefeitura finaliza reconstrução da ponte de pedestres do Cantagalo/Colibri

Foram necessários somente dois dias para a Prefeitura de Caraguatatuba reconstruir a ponte de pedestres sobre o rio Guaxinduba, que liga o bairro Cantagalo à região do Colibri. Os responsáveis pela obra são as Secretarias de Obras Públicas e Serviços Públicos (Sesep), Os trabalhos foram iniciados na quinta-feira (14) e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 18/03/2024
Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Paixão de Cristo
Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Paixão de Cristo

As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não funcionarão nesta sexta-feira (29/3), em decorrência do feriado da Paixão de Cristo. Alguns serviços públicos estarão de plantão no período da Páscoa. O expediente continua na segunda-feira (1°/4), no horário habitual de cada setor. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 27/03/2024
Curso de Iniciação à Costura começa no Fundo Social de Caraguatatuba
Curso de Iniciação à Costura começa no Fundo Social de Caraguatatuba

O Fundo Social de Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira (11), o curso de Iniciação à Costura para 30 alunas, sendo cinco turmas no período da tarde. A qualificação é ofertada de forma gratuita, sendo uma oportunidade para fomentar a geração de renda e criar possibilidades de ingresso ao mercado de trabalho.

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 12/03/2024
Caraguatatuba está com 214 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 217 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 217 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 17 de corretor de imóveis, 10 de consultor de vendas e seis de encanador. O PAT informa que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 11/03/2024