Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe mais um ‘Cantinho da Amamentação’ como incentivo ao aleitamento materno
Caraguatatuba recebe mais um ‘Cantinho da Amamentação’ como incentivo ao aleitamento materno
A Prefeitura de Caraguatatuba conta com mais um local de apoio às mamães durante o período de amamentação. Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (21), o ‘Cantinho da Amamentação’, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sul, no bairro Porto Novo.

#PraTodosVerem: Poltrona para amamentação decorada com bichinhos de pelúcia (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Com isto, o município possui 26 espaços preparados para estimular o vínculo entre mãe e filho durante este período, sendo 24 nos Centros de Educação Infantil (Cei’s), um no Banco de Leite Humano e agora, no Cras Sul.
O local possui decoração de berçário e poltrona de amamentação, com objetivo de oferecer conforto e privacidade às mães que estão amamentando e também facilitar àquelas que desejarem retirar o leite e armazená-lo.
A coordenadora do Cras Sul, Ângela Oliveira, conta que a ideia do espaço surgiu após observarem algumas mães amamentando no Cras, sem um local adequado. “Como nosso foco é o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, nada mais justo que reforçar esse objetivo em um momento tão importante, que é a amamentação”, explicou.

#PraTodosVerem: Autoridades posam para foto ao lado de gestante que está sentada na poltrona de amamentação (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Para a presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, é gratificante perceber que o município como serviço público tem essa preocupação e carinho com as mulheres. “É um lugar de respeito e de acolhimento às mães que amamentam e a Prefeitura está cada vez mais preocupada em fomentar este vínculo tão importante entre mãe e o bebê”, destacou.
A cerimônia de inauguração contou também com a presença da secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo; secretária de Educação, Márcia Paiva; diretora da Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Giselle de Jesus Silva; coordenadora do Banco de Leite Humano, Ana Cláudia de Oliveira; articuladora do Programa Primeiríssima Infância, Sílvia Helena; e a diretora de especialidades da Secretaria de Saúde, Cecília Piauí e funcionários do espaço.
O cantinho da amamentação é uma ação que faz parte das atividades propostas pelo projeto Primeiríssima Infância, e tem como objetivo incentivar as mulheres que estão amamentando, as que mesmo retornando ao trabalho, compreendem a importância de manter a amamentação para o desenvolvimento da criança.
Veja Também Recentes
Banco de Alimentos de Caraguatatuba recebe uma tonelada de farinha de mandioca e beneficia mais de 240 pessoas
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba recebeu a doação de 1 tonelada (1.000 quilos) de farinha de mandioca da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). A ação reforça o trabalho de combate à insegurança alimentar e amplia o apoio às instituições sociais atendidas pelo município. Após
Programa Ruas da Esperança realiza ação integrada de abordagem com 24 pessoas em situação de rua em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na manhã da última quarta-feira (8), mais uma ação integrada do Programa Ruas da Esperança, que percorre diferentes regiões do município com o objetivo de oferecer acolhimento, orientação e encaminhamentos à população em situação de rua, além de promover a limpeza e organização dos espaços
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantão do Refis na quinta e sexta-feira do feriado estadual da Revolução de 32
Moradores e veranistas podem aproveitar o feriado prolongado da Revolução Constitucionalista de 1932 para aderir ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba nas próximas quinta e sexta-feira, dias 9 e 10 de julho, das 8h às 14h, na Seção de Recuperação de
4ª rodada do Campeonato Municipal da 3ª Divisão agita os campos de Caraguatatuba
A quarta rodada do Campeonato Municipal de Futebol da 3ª Divisão movimentou os campos de Caraguatatuba no último domingo (14), com partidas disputadas nos bairros Porto Novo, Poiares e Perequê-Mirim. Os confrontos foram marcados por muitos gols e equilíbrio entre as equipes que buscam destaque na competição. No Campo do
Guarda Civil Municipal apreende drogas durante patrulhamento preventivo em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba apreendeu entorpecentes durante patrulhamento preventivo realizado na manhã de quinta-feira (2), na Rua São Roque, no bairro Perequê-Mirim, na região sul do município. A ação ocorreu nas proximidades de um imóvel abandonado, local que já havia sido alvo de denúncias relacionadas ao tráfico