Pesquisar No Site

Caraguatatuba recebe mais um ‘Cantinho da Amamentação’ como incentivo ao aleitamento materno

Caraguatatuba recebe mais um ‘Cantinho da Amamentação’ como incentivo ao aleitamento materno
Caraguatatuba recebe mais um ‘Cantinho da Amamentação’ como incentivo ao aleitamento materno

A Prefeitura de Caraguatatuba conta com mais um local de apoio às mamães durante o período de amamentação. Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (21), o ‘Cantinho da Amamentação’, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sul, no bairro Porto Novo.

#PraTodosVerem: Poltrona para amamentação decorada com bichinhos de pelúcia (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Com isto, o município possui 26 espaços preparados para estimular o vínculo entre mãe e filho durante este período, sendo 24 nos Centros de Educação Infantil (Cei’s), um no Banco de Leite Humano e agora, no Cras Sul.

O local possui decoração de berçário e poltrona de amamentação, com objetivo de oferecer conforto e privacidade às mães que estão amamentando e também facilitar àquelas que desejarem retirar o leite e armazená-lo.

A coordenadora do Cras Sul, Ângela Oliveira, conta que a ideia do espaço surgiu após observarem algumas mães amamentando no Cras, sem um local adequado. “Como nosso foco é o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, nada mais justo que reforçar esse objetivo em um momento tão importante, que é a amamentação”, explicou.

#PraTodosVerem: Autoridades posam para foto ao lado de gestante que está sentada na poltrona de amamentação (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Para a presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, é gratificante perceber que o município como serviço público tem essa preocupação e carinho com as mulheres. “É um lugar de respeito e de acolhimento às mães que amamentam e a Prefeitura está cada vez mais preocupada em fomentar este vínculo tão importante entre mãe e o bebê”, destacou.

A cerimônia de inauguração contou também com a presença da secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo; secretária de Educação, Márcia Paiva; diretora da Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Giselle de Jesus Silva; coordenadora do Banco de Leite Humano, Ana Cláudia de Oliveira; articuladora do Programa Primeiríssima Infância, Sílvia Helena; e a diretora de especialidades da Secretaria de Saúde, Cecília Piauí e funcionários do espaço.

O cantinho da amamentação é uma ação que faz parte das atividades propostas pelo projeto Primeiríssima Infância, e tem como objetivo incentivar as mulheres que estão amamentando, as que mesmo retornando ao trabalho, compreendem a importância de manter a amamentação para o desenvolvimento da criança.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Praia da Cocanha reúne 321 atletas no Campeonato Paulista de Águas Abertas
Praia da Cocanha reúne 321 atletas no Campeonato Paulista de Águas Abertas

O domingo (27) foi marcado por disputas esportivas na Praia da Cocanha, em Caraguatatuba. O Campeonato Paulista de Águas Abertas 2026 reuniu 321 atletas, representantes de 28 entidades, com participação também na categoria Pessoas com Deficiência (PCD). Durante toda a manhã, nadadores de diferentes faixas etárias e categorias entraram na

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 28/09/2026
Prefeitura de Caraguatatuba capacita mais uma turma de servidores no curso de Excel Básico
Prefeitura de Caraguatatuba capacita mais uma turma de servidores no curso de Excel Básico

A Escola de Governo da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba promove o Curso de Excel Básico – Aperfeiçoamento de Fórmulas para mais uma turma de servidores de todas nas secretarias nos dias 2, 9, 16 e 23 de outubro, das 9h às 12h, no Instituto Federal de São

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/09/2026
Caraguatatuba orienta representantes do setor de alimentos sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas
Caraguatatuba orienta representantes do setor de alimentos sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas

A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba reuniu representantes de pequenos e grandes mercados do município, na última quarta-feira (16), para apresentar as mudanças previstas na Portaria CVS nº 3, de 3 de julho de 2026. A norma aprova o novo Regulamento Técnico de Boas Práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 17/09/2026
Estudantes de Caraguatatuba preparam curta-metragem durante formação audiovisual
Estudantes de Caraguatatuba preparam curta-metragem durante formação audiovisual

Cerca de 20 estudantes da rede municipal de Caraguatatuba participaram, na última sexta-feira (2) e no sábado (3), de uma formação prática em audiovisual conduzida por profissionais do cinema. As atividades ocorreram na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Travessão, e no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), no

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 06/10/2026