Pesquisar No Site
Campanha contra Paralisia Infantil é prorrogada novamente por baixa adesão

Campanha contra Paralisia Infantil é prorrogada novamente por baixa adesão
Em mais uma tentativa de alcançar a meta, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite foi prorrogada até o dia 31 de outubro. Em Caraguatatuba, 3.897 crianças até cinco anos foram vacinadas, o que representa 53,29% de adesão.

#PraTodosVerem: Enfermeira segura frasco da vacina em gotas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Em nível nacional, a cobertura vacinal chega a 49,2%. O Brasil continua com a meta de imunizar 95%. Segundo o documento técnico enviado pelo Ministério da Saúde, médicos alertam para os riscos de volta da doença, especialmente após o registro de novos casos no exterior, em países como os Estados Unidos e Israel.
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não a paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.
A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).
A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto da Tabatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e a criança deve levar documento com foto e a Carteira de Vacinação.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba garante plantão de serviços essenciais no feriado de Santo Antônio
As repartições públicas municipais de Caraguatatuba não funcionam na próxima sexta-feira (13/6), em razão do feriado de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O atendimento ao público recomeça na segunda-feira (16/6), no horário habitual de cada seção. Agentes de trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana monitoram as ruas

Corpo de Baile de Caraguatatuba abre 14º Litoral em Dança com “Memórias de um contorno” nesta quinta-feira
Tem início nesta quinta-feira (19/6), às 20h, no Teatro Mario Covas, a 14ª edição do Festival Litoral em Dança, uma realização da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A abertura oficial do evento conta com a apresentação do espetáculo “Memórias de um contorno”, com o Corpo de Baile de Caraguatatuba.

Substituição de coqueiros na Praça Diógenes continua por recomendação da Defesa Civil
Os coqueiros da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, serão removidos por recomendação da coordenadoria municipal da Defesa Civil e substituídos por espécies mais adequadas ao ambiente urbano. Uma parte das árvores já foi removida e após nova vistoria, o órgão identificou risco iminente à população

“A Batalha da Rua Maria Antônia” é destaque desta sexta-feira na Videoteca Lúcio Braun
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui exibe nesta sexta-feira (4/7), às 19h, o filme “A Batalha da Rua Maria Antônia” na Videoteca Lúcio Braun com entrada gratuita. A classificação indicativa é 16 anos. Dirigido por Vers Egito, é um drama que mergulha no Brasil de 1968, em plena ditadura militar. O filme acompanha a jornada de

Guarda Civil de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Morro do Algodão
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba prendeu um homem por tráfico de drogas na tarde da última quarta-feira (4), no bairro Morro do Algodão. Durante patrulhamento de rotina em uma área já conhecida por ser ponto de tráfico, a equipe da GCM avistou um indivíduo em atitude suspeita próximo