Pesquisar No Site
VI Curta Caraguá: Professores da rede estadual concluem ciclo de capacitações e dão início à produção dos projetos

VI Curta Caraguá: Professores da rede estadual concluem ciclo de capacitações e dão início à produção dos projetos
Os professores da rede estadual de Caraguatatuba concluíram, na última semana, a capacitação do VI Curta Caraguá, Festival de Cinema voltado a Escolas Estaduais do Litoral Norte. Dividido em quatro módulos, o último encontro da capacitação teve como tema: ‘Edição e Finalização’, com mediação de Fabrício Borges.
Durante a oficina, foram abordados temas como: Conteúdo Planejado; Cinema na Escola; Linguagem Cinematográfica; Curta-Metragem; Montagem e Edição; Softwares de edição Kdenlive vs CapCut; Edição de efeitos especiais com Chroma Key; Imagem e Som; Trilha Sonora; Finalização, divulgação e exibição de projetos.
De acordo com Eliotty Caetano, coordenador de cine-foto-vídeo da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, os quatro módulos da capacitação do Curta Caraguá somaram 133 participações de professores da rede estadual, que abraçaram o evento com muito carinho e dedicação.

#PraTodosVerem – Imagens capturadas durante o último módulo da capacitação do VI Curta Caraguá (Fotos: JC Curtis/Fundacc)
“Agora eles irão multiplicar o conteúdo adquirido com milhares de alunos da rede pública e esperamos que os curtas produzidos nas salas de aula tenham um ganho em qualidade para que, além de festivais regionais, esses filmes possam ser inscritos em festivais no Brasil e no mundo, levando o nome da nossa cidade por onde passarem. Não vejo a hora de poder assistir cada um deles”, declarou.
Em sua 6º edição, o Curta Caraguá recebeu 26 inscrições de escolas da região. Cada escola inscrita receberá monitoria dos profissionais que estiveram à frente da capacitação até o mês de novembro. Fora isso, todas as escolas também receberam um kit de produção contendo um tripé para câmera/celular e um tecido Chroma key para gravação e efeitos especiais.
Visando estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual, o VI Curta Caraguá conta com três categorias: Estudante 1, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II; Estudante 2, voltado para turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio ou Técnico; e Especial, para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio ou Técnico.
Ao todo, o Festival selecionará até 25 filmes para cada uma das categorias Estudantis e 15 filmes para a categoria Especial, que serão apresentados no Auditório Maristela de Oliveira no dia 26 de novembro, às 18h, com premiação entregue no dia 27/11, às 15h, em uma cerimônia de premiação para os melhores curtas-metragens.
Serão entregues também troféus ao 1º, 2º e 3º lugar e uma excursão para o MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, para as escolas que obtiverem o 1º lugar em cada categoria.
Veja Também Recentes

Mostra Itinerante de Dança “De Ponta a Ponta” atrai aproximadamente 700 pessoas na Praça do Caiçara
Cerca de 700 pessoas prestigiaram, no último sábado (26/4), a segunda edição da mostra itinerante de Dança “De Ponta a Ponta”, que promoveu programação gratuita em diferentes locais da cidade. As apresentações foram realizadas na Praça do Caiçara (Centro), na Praça do skate (Massaguaçu), e na Praça Jorge de Castro

Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores
A sede do Fundo Social de Caraguatatuba ficou lotada na manhã desta quinta-feira (17), para a entrega dos kits da Corrida de Aniversário da Cidade. Mais de mil corredores estão confirmados para a edição de 2025. A lista completa de inscritos está disponível no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de