Pesquisar No Site

Servidores Municipais de Caraguatatuba visitam Reatech em SP

Servidores Municipais de Caraguatatuba visitam Reatech em SP
Servidores Municipais de Caraguatatuba visitam Reatech em SP

Um grupo de servidores públicos municipais entre especialistas da área de saúde e do setor administrativo da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), marcaram presença na Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), em São Paulo, no sábado (3).

#PraTodosVerem: Imagem da fonoaudióloga Paula Hiromi sentada em uma cadeira de transposição de escadas (Foto: Divulgação/PMC)

A Reatech é considerada a principal feira do setor na América Latina e reúne expositores dos segmentos de agências de emprego voltadas para pessoas com deficiência (PcD) e mobilidade reduzida, instituições financeiras, fabricantes de cadeiras de rodas, departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas, indústrias dos segmentos de animais treinados, veículos adaptados, fabricantes de aparelhos auditivos, equipamentos especiais, materiais hospitalares, higiene pessoal, próteses e órteses, terapias alternativas, turismo e lazer.

A fonoaudióloga do setor de Planejamento e Atendimento da Sepedi, Paula Hiromi Kavadi, que já esteve em outras edições da feira e também integrou o grupo de Caraguatatuba desta vez, disse que a visitação foi produtiva e recompensadora.

“Para mim, foi algo muito especial porque acompanhar aqueles que atendem, no dia a dia, pessoas com deficiência e familiares na recepção da Sepedi e do Ciapi, vivenciando a Reatech, pela primeira vez, corroborou com a ideia de que um primeiro atendimento empático e de qualidade pode fazer muita diferença na vida do público nesses equipamentos da Prefeitura. Com certeza o olhar desses profissionais foi ressignificado”, afirmou.

#PratodosVerem Imagem de um dos estandes da Reatech com cadeira de rodas motorizada, cadeiras, mesas, bolas e uma estante de livros inclusivos (Foto: Divulgação/PMC)

Esse foi o caso da agente administrativa Ofélia Grelet, 70 anos. “Foi muito interessante porque a Reatech nos faz entender e aprender como é a classificação para uma pessoa ser considerada com deficiência, além da  comunicação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) normalizada entre os participantes e que deve ser ampliada em nossa sociedade, e ainda tomar conhecimento de vários equipamentos tecnológicos disponíveis para esse público que não conhecia”, avaliou.

O servidor Hélder Mota, 34 anos, ficou impactado por estar no meio de tantas pessoas com deficiências distintas, bem resolvidas com suas limitações e demonstrando sua capacidade produtiva.

“Como estudante de administração de empresas, foi transformador conversar com pessoas com deficiência que fogem do esteriótipo do vitimismo. Elas são alegres e sabem se posicionar e se inserir socialmente e no mercado. Além, claro, conhecer as tecnologias que permitem o PcD fazer tudo, desde entrar e sair de um veículo, por exemplo, sem a ajuda de ninguém”, ressaltou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Final da 1ª Divisão do Campeonato de Futebol Amador é neste domingo em Caraguatatuba
Final da 1ª Divisão do Campeonato de Futebol Amador é neste domingo em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, encerra neste domingo (20), a 1ª Divisão do Campeonato de Futebol Amador do município. A grande final entre Cirrose F&S contra EC Casa Branca será disputada a partir das 14h, no Campo de Futebol do Centro Esportivo Municipal

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 18/11/2022
Prefeitura altera funcionamento de Ecopontos e Coleta Seletiva em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo
Prefeitura altera funcionamento de Ecopontos e Coleta Seletiva em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo

Em função dos jogos do Brasil na Copa do Mundo, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que o serviço da Coleta Seletiva e os Ecopontos vão funcionar com horários reduzidos. Já nesta quinta-feira (24/11) e na próxima sexta-feira (2/12) os jogos

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 22/11/2022
Complexo Turístico do Camaroeiro em Caraguatatuba recebe limpeza e lavagem
Complexo Turístico do Camaroeiro em Caraguatatuba recebe limpeza e lavagem

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), promoveu nesta sexta-feira (25), a lavagem do anfiteatro do Complexo Turístico do Camaroeiro. O serviço teve apoio de um caminhão pipa e o anfiteatro, além da água, recebeu varrição completa pelos funcionários da Secretaria de Serviços Públicos. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 25/11/2022
Rua no Perequê-Mirim começa a receber infraestrutura com instalação de água e esgoto
Rua no Perequê-Mirim começa a receber infraestrutura com instalação de água e esgoto

Moradores da Rua Ypê, no Perequê-Mirim, região sul de Caraguatatuba, começaram a receber insfraestrutura essencial, como água e esgoto. A previsão para conclusão das obras é para 9 de dezembro deste ano. A Sabesp, empresa concessionária pelo serviço no município, está executando o prolongamento da rede de água e a

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 24/11/2022
Polícia e Prefeitura interditam mais um ponto de venda de sucata em Caraguatatuba
Polícia e Prefeitura interditam mais um ponto de venda de sucata em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo realizou mais uma ação em continuidade à ‘Operação Sufoco’, na última quinta-feira (3). Em conjunto com a Polícia Civil e Atividade Delegada da Polícia Militar (PM), o Departamento de Fiscalização de Posturas da

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 04/11/2022