Pesquisar No Site

Servidores Municipais de Caraguatatuba visitam Reatech em SP

Servidores Municipais de Caraguatatuba visitam Reatech em SP
Servidores Municipais de Caraguatatuba visitam Reatech em SP

Um grupo de servidores públicos municipais entre especialistas da área de saúde e do setor administrativo da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), marcaram presença na Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), em São Paulo, no sábado (3).

#PraTodosVerem: Imagem da fonoaudióloga Paula Hiromi sentada em uma cadeira de transposição de escadas (Foto: Divulgação/PMC)

A Reatech é considerada a principal feira do setor na América Latina e reúne expositores dos segmentos de agências de emprego voltadas para pessoas com deficiência (PcD) e mobilidade reduzida, instituições financeiras, fabricantes de cadeiras de rodas, departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas, indústrias dos segmentos de animais treinados, veículos adaptados, fabricantes de aparelhos auditivos, equipamentos especiais, materiais hospitalares, higiene pessoal, próteses e órteses, terapias alternativas, turismo e lazer.

A fonoaudióloga do setor de Planejamento e Atendimento da Sepedi, Paula Hiromi Kavadi, que já esteve em outras edições da feira e também integrou o grupo de Caraguatatuba desta vez, disse que a visitação foi produtiva e recompensadora.

“Para mim, foi algo muito especial porque acompanhar aqueles que atendem, no dia a dia, pessoas com deficiência e familiares na recepção da Sepedi e do Ciapi, vivenciando a Reatech, pela primeira vez, corroborou com a ideia de que um primeiro atendimento empático e de qualidade pode fazer muita diferença na vida do público nesses equipamentos da Prefeitura. Com certeza o olhar desses profissionais foi ressignificado”, afirmou.

#PratodosVerem Imagem de um dos estandes da Reatech com cadeira de rodas motorizada, cadeiras, mesas, bolas e uma estante de livros inclusivos (Foto: Divulgação/PMC)

Esse foi o caso da agente administrativa Ofélia Grelet, 70 anos. “Foi muito interessante porque a Reatech nos faz entender e aprender como é a classificação para uma pessoa ser considerada com deficiência, além da  comunicação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) normalizada entre os participantes e que deve ser ampliada em nossa sociedade, e ainda tomar conhecimento de vários equipamentos tecnológicos disponíveis para esse público que não conhecia”, avaliou.

O servidor Hélder Mota, 34 anos, ficou impactado por estar no meio de tantas pessoas com deficiências distintas, bem resolvidas com suas limitações e demonstrando sua capacidade produtiva.

“Como estudante de administração de empresas, foi transformador conversar com pessoas com deficiência que fogem do esteriótipo do vitimismo. Elas são alegres e sabem se posicionar e se inserir socialmente e no mercado. Além, claro, conhecer as tecnologias que permitem o PcD fazer tudo, desde entrar e sair de um veículo, por exemplo, sem a ajuda de ninguém”, ressaltou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua

A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba marcou presença no Il Fórum sobre a Pessoa em Situação de Rua, realizada nesta quarta-feira (17) pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Caraguá se destacou no evento por ser um dos poucos municípios

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 18/04/2024
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal

Caraguatatuba vai receber as semifinais dos jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal neste final de semana. A competição é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Nesta sexta-feira (12), o ginásio Morro do Algodão vai vibrar com o embate entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba realizará na próxima terça-feira (23), a eleição para representantes da sociedade civil, no horário das 9h às 16h. O local de votação será a sede do CMDCA, situada na Rua Senador Feijó nº 165, Jardim Aruan, antigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 16/04/2024
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (10), o quadro de vagas de emprego para 234 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 10/04/2024
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba

Porto Novo, Perequê Mirim e Travessão são alguns dos bairros da região Sul de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de resíduos e entulhos estão essa semana nas ruas do Porto

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024