Pesquisar No Site

SAMU de Caraguatatuba capacita profissionais de educação em primeiro socorros em atendimento à Lei Lucas

SAMU de Caraguatatuba capacita profissionais de educação em primeiro socorros em atendimento à Lei Lucas
SAMU de Caraguatatuba capacita profissionais de educação em primeiro socorros em atendimento à Lei Lucas

#PraTodosVerem: Profissional de educação durante treinamento com as mãos apoiadas em boneco deitado no chão; profissional do SAMU está ao lado dando orientações (Foto: Luís Gava/PMC)

Mais de mil educadores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participam nesta semana (12 a 16/09), de um treinamento em Primeiros Socorros aplicado pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em atendimento às exigências da Lei Federal nº 13.722 de 2018, ‘Lei Lucas’.

Nesta primeira etapa são oito turmas de profissionais da rede abrangendo auxiliares de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar, secretários de escola, inspetores de alunos, agentes administrativos e auxiliares de serviços gerais.

O treinamento tem por objetivo capacitar os professores e funcionários para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médicas até a chegada do resgate.

A Lei Lucas se tornou obrigatória em estabelecimentos de ensino após o menino Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, participar em 2017, de um passeio escolar em Cordeirópolis (SP) e se engasgar com um pedaço de salsicha. Na ocasião, não recebeu de forma rápida os primeiros socorros de desengasgo e quando o atendimento chegou, já apresentava morte cerebral, em decorrência de asfixia mecânica.

#PraTodosVerem: Profissional do SAMU explicando sobre manobra com bonecas de pano deitadas de bruços; profissionais de educação repetem movimento (Foto: Luís Gava/PMC)

No treinamento é abordado sobre o trabalho do SAMU e sobre a ‘Lei Lucas’; Técnicas de Obstrução de Vias Aérea por Corpo Estranho (OVACE), Parada Cardiorrespiratória (PCR), Síncope, Convulsão, Queda, Fratura, Afogamento e Intoxicação.

Na parte prática, os profissionais com apoio de bonecos educativos desenvolvem as técnicas abordadas, principalmente a manobra de Heimlich utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, destacou a relevância deste momento formativo. “Agradeço a parceria com a Secretaria de Saúde, através da competente e respeitada equipe do SAMU. Essa importante formação em atendimento à Lei Lucas capacita e dá mais segurança aos nossos educadores para identificar situações de risco e aplicar os protocolos iniciais de atendimento até a chegada da ajuda especializada”, disse.

O secretário de Saúde, Gustavo Boher destacou ser esse um trabalho importante que pode ser aplicado muito além da sala de aula, pode salvar vidas de crianças e adultos. “É muito gratificante como profissional da saúde repassar este conhecimento e levar calma e segurança aos educadores”, disse.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação

Uma das novidades desta edição do projeto Gabinete em Ação foi o atendimento da Defensoria Pública nesta quarta-feira (10), no bairro Massaguaçu. Cerca de 30 pessoas receberam orientações e agendamentos de demandas relacionadas à família (pensão alimentícia, guarda, visitas, divórcio), cível (possessórias, locação, consumidor), fazenda pública (saúde, concurso público), defesa

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba

Estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais (6º ao 9º ano) das escolas municipais, medalhistas e menções honrosas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), puderam visitar o Instituto Federal de Caraguatatuba nesta semana. Trata-se de uma parceria entre o Instituto e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está com chamamento aberto para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games, que será realizado de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. As propostas devem ser protocoladas até o dia 19 de abril, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 15/04/2024
Prefeitura entrega materiais didáticos e lúdicos do Programa MenteInovadora nas escolas municipais
Prefeitura entrega materiais didáticos e lúdicos do Programa MenteInovadora nas escolas municipais

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a entrega dos materiais didáticos e lúdicos do Programa MenteInovadora nas escolas da rede municipal, projeto que visa promover desenvolvimento socioemocional para potencializar a aprendizagem aos alunos da rede municipal de ensino. O kit do programa contém um livro

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/03/2024
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023

Com sessão de cinema gratuita ao ar livre na Praça do Caiçara na próxima terça-feira (23/4), às 19h, o público vai assistir o filme documentário “Anhangabaú”, ganhador da edição do Festival de Gramado em 2023. Quem estará presente é o cineasta e produtor Denis Feijão para um bate-papo ao final. O cineasta é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024