Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba e Sesi iniciam, sábado, curso de servente de pedreiro para moradores do Residencial Jetuba
Prefeitura de Caraguatatuba e Sesi iniciam, sábado, curso de servente de pedreiro para moradores do Residencial Jetuba
Dando continuidade a uma série de cursos de capacitação, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) de São José dos Campos, inicia neste sábado (3) o curso para servente de pedreiro. A iniciativa vai beneficiar moradores do Residencial Jetuba ‘Sylvio Luis dos Santos’ onde residem 500 famílias.
De acordo com a Secretaria de Habitação, as 20 vagas já foram preenchidas, o que mostra o interesse dos moradores em se qualificar, especialmente na área da construção civil que tem crescido muito no município.

#PraTodosVerem: Cinco rapazes estão em um cômodo; um deles assenta tijolo, dois trabalham com massa e mais dois observam a área (Foto: Luis Gava/PMC)
Durante os próximos cinco finais de semana eles terão aulas na Capela São José, na Rua Azaleias, 25, no Jetuba, com o professor Wellington Souza, do Sesi. Nas aulas os participantes aprenderão sobre segurança no trabalho; processo construtivo; armazenamento e conservação de materiais; aplicação e conservação de ferramentas, instrumentos e equipamentos de acordo com a tarefa a ser executada; organização e limpeza do ambiente de trabalho; Prevenção de acidentes em máquinas e equipamentos e regras básicas de segurança.
Para se chegar aos cursos oferecidos, a equipe da secretaria esteve no residencial para conversar com os moradores e ver as reais necessidade. Uma turma já teve aulas de alimentos gourmet e ainda serão ministradas sobre Educação Ambiental, Hotelaria e Empreendedorismo.
A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias em suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania.
Entre as principais ações deste projeto está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária.
Outra ação importante é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.
O projeto tem oferecido cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba adere à Prova Nacional Docente como critério em futuros concursos públicos
Os futuros concursos públicos e processos seletivos simplificados para a contratação de professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba terão como critério de avaliação e classificação a Prova Nacional Docente (PND). A medida foi regulamentada pelo Decreto Municipal nº 2256, assinado pelo prefeito Mateus Silva, em consonância com a
Inscrições das 20 vagas de guarda-vidas temporários do Estado para Caraguatatuba seguem até dia 20
Homens e mulheres, maiores de 18 anos e com ensino fundamental completo, podem se inscrever gratuitamente no processo seletivo simplificado para 20 vagas de Guarda-Vidas por Tempo Determinado (GVTD) do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) da Operação Praia Segura 2025-2026 em Caraguatatuba. As inscrições seguem até o dia 20 de
Prova de vida dos aposentados e pensionistas do CaraguaPrev aniversariantes de outubro segue até dia 31
O recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes de outubro do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) vai até dia 31 (sexta-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O
Reunião do Programa APELL define melhorias no site e planejamento de simulado de emergência em Caraguatatuba
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu mais uma reunião do Programa Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL), na última quarta-feira (8). O encontro reuniu integrantes da Petrobras da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) e da Transpetro, além da equipe da Defesa Civil e da
Nota Oficial
O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que, por determinação judicial do juiz Eduardo de França Helene, foi autorizada a realização da 1ª Marcha da Maconha no município. O governo acredita que por se tratar de um tema sensível e de grande impacto social, seria adequado promover um fórum aberto à