Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições para 38ª Festa de Iemanjá no dia 12 de setembro

Publicado em: 08/09/2022
Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições para 38ª Festa de Iemanjá no dia 12 de setembro
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições para 38ª Festa de Iemanjá no dia 12 de setembro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, informa que as inscrições para as casas religiosas que queiram participar da 38ª Festa de Iemanjá estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (12), às 13h, e se encerrarão às 16h do dia 23 de setembro.

#PraTodosVerem: Imagem de Iemanjá instalada na Praia do Centro de Caraguatatuba (Foto: Bia Gomes/PMC)

O evento ocorrerá a partir das 19h do dia 10 de dezembro, na Praia do Centro. Para se cadastrar, a instituição interessada deve preencher o formulário eletrônico disponibilizado no link https://tinyurl.com/28uxeche. No mesmo endereço, é possível consultar o regulamento completo com as condições do cadastramento.

A Prefeitura vai disponibilizar 40 espaços para que os integrantes das casas religiosas façam suas homenagens à Iemanjá. A disposição de cada tenda se dará conforme a ordem de inscrição, sendo os números pares do lado esquerdo e os ímpares do lado direito da imagem.

No dia da festividade, o período de montagem das tendas será das 8h às 15h. A Prefeitura destaca que é proibido depositar oferendas ao redor da imagem e não será permitida a permanência de veículos próximos aos espaços na praia, ficando cientes que esses estarão sujeitos às penalidades impostas pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.

A relação de participantes será publicada às 16h do dia 14 de outubro no site www.caraguatatuba.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, pelo telefone (12) 3897-7910.

Autorização de veículos

As entidades que vierem de ônibus devem solicitar a autorização de entrada de veículos de passeio no município, por meio do site 156.caraguatatuba.sp.gov.br ou telefone (12) 3897-8800. O pedido deve ser feito com antecedência de, no mínimo, 10 dias úteis. Não há custo para essa autorização.

#PraTodosVerem: Imagem de Iemanjá instalada na Praia do Centro de Caraguatatuba (Foto: Bia Gomes/PMC)

História da Festa de Iemanjá

A tradição da festa em homenagem à Iemanjá teve início no ano de 1923 quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a mãe das águas. Nesta época, os peixes estavam escassos no mar. Todos os anos os pescadores pedem a Iemanjá que lhes dê fartura de peixes e um mar tranquilo.

No início, a celebração era feita em conjunto com a Igreja Católica, numa demonstração do sincretismo religioso. Na década de 1960, um padre teria ofendido os pescadores, chamando-os de ignorantes por cultuarem uma sereia. O fato provocou um rompimento com a igreja e a partir daí os pescadores passaram a realizar a festa apenas em homenagem a Iemanjá.

Existe uma superstição sobre os presentes dados a Iemanjá que não afundam, indo parar na areia da praia. Segundo ela, Iemanjá não gostou do presente e o teria devolvido, causando grande frustração aos devotos. Em geral, presentes feitos com materiais leves ou ocos costumam não afundar. Nem mesmo o presente principal, feito pelos pescadores, está livre deste infortúnio. Algumas vezes foi preciso amarrá-lo a algo pesado para que pudesse afundar.

Segundo a lenda, o cavalo marinho é o guardião da casa de Iemanjá, sendo ele o seu mensageiro mais rápido. É comum que imagens deste animal sejam oferecidas pelos devotos.

Todos os anos um presente principal é preparado para ser oferecido à Iemanjá e com ele vão as oferendas preparadas pela ialorixá responsável pelo comando da festa. Estas oferendas, cujos preparativos são cercados de rituais e fundamentos sagrados e secretos, demoram sete dias para ficar prontas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Secretaria de Meio Ambiente recebe representantes do IBAMA para alinhar ações conjuntas
Secretaria de Meio Ambiente recebe representantes do IBAMA para alinhar ações conjuntas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, recebeu nesta sexta-feira (23), o chefe da Unidade Técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) do Litoral Norte, Hugo Américo Rubert Schaedler, junto do Analista Ambiental, Ivan Paulo Ortiz Pereira, para

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 23/09/2022
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para atuar na manutenção urbana
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para atuar na manutenção urbana

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais seis bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para reforçar a limpeza e manutenção das vias e logradouros públicos do município. Os convocados do processo seletivo de 2022 devem entregar a documentação nesta quarta, quinta, sexta-feira (21, 22 e 23/9), das 9h às 12h

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 20/09/2022
Novas rodadas dos Campeonatos de Futebol Amador preenchem final de semana em Caraguatatuba
Novas rodadas dos Campeonatos de Futebol Amador preenchem final de semana em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, continua neste final de semana com as rodadas dos Campeonatos de Futebol Amador do município. Serão três campeonatos disputados neste final de semana, sendo a rodada final da fase de grupos do Campeonato Master 40 anos e a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 23/09/2022
Brasilidade Contemporânea apresenta show gratuito ‘O Violão Brasileiro’ no Teatro Mario Covas
Brasilidade Contemporânea apresenta show gratuito ‘O Violão Brasileiro’ no Teatro Mario Covas

A circulação do espetáculo musical ‘O Violão Brasileiro’, do trio Brasilidade Contemporânea, chega a Caraguatatuba na próxima sexta-feira, 23 de setembro, com duas apresentações gratuitas no Teatro Mario Covas – TMC. Projeto do músico Pedro Vercelino contemplado pelo Edital do Programa de Ação Cultural – ProAC 2021, o espetáculo contará

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/09/2022
Vôlei Feminino de Caraguatatuba conquista 3º Lugar no 64º Jogos Regionais do Estado de São Paulo
Vôlei Feminino de Caraguatatuba conquista 3º lugar no 64º Jogos Regionais do Estado de São Paulo

A equipe adulta de Vôlei de Quadra Feminina de Caraguatatuba conquistou, nesta semana, o 3º Lugar no 64º Jogos Regionais do Estado de São Paulo. As atletas da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, conquistaram a colocação na cidade de Campos do Jordão. Na semifinal,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/09/2022