Pesquisar No Site

Escola bilíngue para surdos de Caraguatatuba celebra data de valorização desta comunidade

Publicado em: 26/09/2022
Escola bilíngue para surdos de Caraguatatuba celebra data de valorização desta comunidade
Escola bilíngue para surdos de Caraguatatuba celebra data de valorização desta comunidade

Em alusão ao Dia Nacional do Surdo celebrado em 26 de setembro, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, realizou atividades recreativas na Emefebs Prof.º Ricardo Luques Sammarco Serra, na Praia das Palmeiras.

O dia começou com a participação da aluna Ketlin Vitória (12 anos), numa ‘entrevista inclusiva’ para a emissora de televisão Rede Vanguarda, afiliada da Rede Globo, contando com a interpretação em Libras do professor interlocutor Alberth de Souza Mattos Muniz e da supervisora Fabiana Matos, como porta-voz do Setor de Educação Inclusiva.

#PraTodosVerem: Alunos da Emefebs Ricardo Luques e equipe do setor de Educação Inclusiva posam para foto com repórter (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

Em seguida, todos os alunos da unidade escolar receberam uma edição da bolacha Passatempo com o alfabeto em Libras, doação do Shibata Supermercados. De acordo com a fabricante do produto, todo o projeto teve participação de funcionários da empresa com deficiência auditiva que se comunicam em Libras.

Outro importante momento foi a integração dos alunos para uma reflexão a respeito da data, dos direitos e da inclusão das pessoas surdas na sociedade brasileira. A atividade foi finalizada com a partilha de um bolo a todos os presentes.

Instituída em 2017, a unidade escolar faz parte da Diretoria de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, sendo a única com ensino bilíngue para surdos no Litoral Norte.

Atualmente, atende 17 alunos surdos e com deficiência auditiva, e conta com uma equipe de sete professores intérpretes de Libras.

#PraTodosVerem: Alunos da Emefebs Ricardo Luques durante atividade de reflexão sobre o Dia Nacional do Surdo (Foto: Divulgação/PMC)

A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou que desde o início do mês de setembro, mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, diversas atividades pedagógicas e recreativas foram realizadas com os alunos, entre Vivência na Equoterapia, visita ao Projeto Tamar, ao Aquário de Ubatuba, cadastro e Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) para a concessão da credencial da cultura.

“Gostaria de parabenizar toda a equipe que integra a Diretoria de Educação Inclusiva pela dedicação e comprometimento no trabalho realizado dia a dia com nossos alunos com necessidades educacionais especiais”.

A programação contempla ainda o encontro estudantil intermunicipal com a participação de estudantes e representantes da escola bilíngue para surdos, EMEF Profª Mª Aparecida dos Santos Ronconi, de São José dos Campos, que visitarão a sede da Secretaria de Educação e o Espaço Aventura, no Centro.

Encerrando o mês, conhecido como Setembro Azul, será realizado no dia 29, a partir das 19h, o II Fórum sobre Surdez e Inclusão com o tema ‘Os desafios da Educação Inclusiva para surdos’. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na página de Eventos da Secretaria de Educação.

A transmissão será a partir das 19h do dia 29 de setembro, no canal Informática Educativa.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou a pintura da ciclovia paralela a Avenida Emiliano Campidelli, no trecho que liga os bairros Casa Branca e Olaria, região Centro/Norte da cidade. Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), que pintou de vermelho o trecho de 700

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/04/2024
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã

O evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), realizará uma limpeza de praia nesta sexta-feira (29), a partir das 8h. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024