Pesquisar No Site

Corpo de Baile de Caraguatatuba faz estreia regional do espetáculo ‘Coisa Pequena’

Publicado em: 22/09/2022
Corpo de Baile de Caraguatatuba faz estreia regional do espetáculo ‘Coisa Pequena’
Corpo de Baile de Caraguatatuba faz estreia regional do espetáculo ‘Coisa Pequena’

Após três meses de circulação pelo Estado de São Paulo com o apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural, o Corpo de Baile de Caraguatatuba apresenta neste domingo (25), às 19h, a estreia regional do espetáculo ‘Coisa Pequena’. A apresentação é gratuita e ocorre na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro, durante a programação do teatro móvel ‘Emcena Brasil’.

O projeto ‘Coisa Pequena’ propôs a pesquisa, concepção e temporada do trabalho inspirado nos textos de Manoel de Barros, tendo como tema ‘O Andarilho’, que exaltou a grandeza dos seres e objetos menos valorizados pela sociedade da máquina, do consumo e do descarte. O trabalho foi concebido em espaço público (praças), onde a memória das pessoas que transitam por estes locais não só não se separam da história da construção do mesmo, como são parte fundamental de sua existência. O olhar para o chão com sua riqueza de detalhes, sem passar despercebido, sem pressa, com cuidado e atenção.

‘Coisa Pequena’ propõe uma reflexão sobre o “mito do bom selvagem”, mencionado por Jean-Jacques Rousseau, onde acredita-se que o homem é originalmente bom e inocente, sendo corrompido pela sociedade; com a figura do Andarilho de Manoel de Barros, este homem simples de hábitos rotineiros tão naturais que expressam uma liberdade não apenas social, mas emocional e sentimental.

Assim como o trabalho de Manoel de Barros que não se deu no fluxo, mas sim no recorte, metáforas e imagens, ‘Coisa Pequena’ prevê este recorte no tempo com inversão dos saberes das pequenas coisas, um contato sensorial com o mundo tátil das coisas.

Sobre o Corpo de Baile de Caraguatatuba

Criado em 2001, o Corpo de Baile de Caraguatatuba participou dos principais festivais de dança do país em seu processo de amadurecimento técnico e artístico, sendo premiado em grande parte deles. Desde 2008, passou a desenvolver um trabalho profissionalizante onde os intérpretes dedicam-se à pesquisa e criação de composições coreográficas. Desde então, foi contemplado diversas vezes pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) e recebeu a maior honraria para a linguagem da dança, o Prêmio Governador do Estado, em 2017.

Sobre o Teatro móvel ‘Emcena Brasil’

#PraTodosVerem – Ator posa para foto com fantoches do Teatro de Mamulengo

O teatro móvel ‘Emcena Brasil’, da Companhia Abareteatro, chega a Caraguatatuba neste fim de semana, dias 24 e 25, com uma extensa programação recreativa na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro. O evento tem entrada gratuita e ocorrerá das 16h às 21h, no sábado e no domingo.

O projeto, que transformou um container adaptado em palco, conta com o talento de uma equipe de 30 artistas e técnicos, que garantirão ao público dois dias de lazer, imersão na cultura popular e valorização dos artistas nacionais, por meio de apresentações de teatro, sessões de cinema, atividades recreativas, espetáculos de circo e mamulengo – fantoche típico do nordeste brasileiro.

O ‘Emcena Brasil’ é realizado pela Companhia Abareteatro, por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura com patrocínio da Isa Cteep. Em Caraguatatuba o projeto ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

Confira a programação completa:

24 de Setembro (sábado)

16h – Teatro Infantil: ‘Em busca do segredo esquecido’

17h – Espaço brinquedoteca e artes manuais

18h – Teatro de Mamulengo: ‘As Pelejas de Benedito com o Boi Surubim na fazenda do Coronel Liborio’

19h – Cinema: Cine Curta Brasil

20h – Circo: ‘Malabarindo’

 

25 de Setembro (domingo)

16h – Teatro Infantil: ‘Antes que o Galo Cante

17h – Espaço brinquedoteca e artes manuais

18h – Contação de Histórias: ‘Amigos da Natureza’

19h – Estreia local do Espetáculo de Dança: ‘Coisa Pequena’ – Corpo de Baile de Caraguatatuba

20h – Teatro para adultos: ‘Ariano – O Cavaleiro Sertanejo’

Entrada Gratuita

Local: Avenida Dr. Arthur Costa Filho, Centro (Praça da Cultura) – altura do parque de diversões Trombini

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Plano Preventivo de Defesa Civil de Caraguatatuba está em nível de Atenção

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na noite de quinta-feira (21) um alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para risco hidrológico MODERADO. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil do município está em nível de Atenção. Até a tarde dessa sexta-feira

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 22/03/2024
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions

Caraguatatuba esteve presente na 2ª Edição do Conexão Smart Solutions, evento voltado para a troca de experiências entre poder público e empresas privadas sobre o uso de novas tecnologias na gestão de projetos. O evento, realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, contou com a presença de diversas

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Secretaria de Turismo publicou os nomes dos candidatos e candidatas da sociedade civil na eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC) – Gestão 2024/2026 na Edição 1.279 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3/4). O Conselho terá composição paritária entre membros do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/04/2024
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024