Pesquisar No Site
Corpo de Baile de Caraguatatuba faz estreia regional do espetáculo ‘Coisa Pequena’
Corpo de Baile de Caraguatatuba faz estreia regional do espetáculo ‘Coisa Pequena’
Após três meses de circulação pelo Estado de São Paulo com o apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural, o Corpo de Baile de Caraguatatuba apresenta neste domingo (25), às 19h, a estreia regional do espetáculo ‘Coisa Pequena’. A apresentação é gratuita e ocorre na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro, durante a programação do teatro móvel ‘Emcena Brasil’.
O projeto ‘Coisa Pequena’ propôs a pesquisa, concepção e temporada do trabalho inspirado nos textos de Manoel de Barros, tendo como tema ‘O Andarilho’, que exaltou a grandeza dos seres e objetos menos valorizados pela sociedade da máquina, do consumo e do descarte. O trabalho foi concebido em espaço público (praças), onde a memória das pessoas que transitam por estes locais não só não se separam da história da construção do mesmo, como são parte fundamental de sua existência. O olhar para o chão com sua riqueza de detalhes, sem passar despercebido, sem pressa, com cuidado e atenção.
‘Coisa Pequena’ propõe uma reflexão sobre o “mito do bom selvagem”, mencionado por Jean-Jacques Rousseau, onde acredita-se que o homem é originalmente bom e inocente, sendo corrompido pela sociedade; com a figura do Andarilho de Manoel de Barros, este homem simples de hábitos rotineiros tão naturais que expressam uma liberdade não apenas social, mas emocional e sentimental.
Assim como o trabalho de Manoel de Barros que não se deu no fluxo, mas sim no recorte, metáforas e imagens, ‘Coisa Pequena’ prevê este recorte no tempo com inversão dos saberes das pequenas coisas, um contato sensorial com o mundo tátil das coisas.
Sobre o Corpo de Baile de Caraguatatuba
Criado em 2001, o Corpo de Baile de Caraguatatuba participou dos principais festivais de dança do país em seu processo de amadurecimento técnico e artístico, sendo premiado em grande parte deles. Desde 2008, passou a desenvolver um trabalho profissionalizante onde os intérpretes dedicam-se à pesquisa e criação de composições coreográficas. Desde então, foi contemplado diversas vezes pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) e recebeu a maior honraria para a linguagem da dança, o Prêmio Governador do Estado, em 2017.
Sobre o Teatro móvel ‘Emcena Brasil’

#PraTodosVerem – Ator posa para foto com fantoches do Teatro de Mamulengo
O teatro móvel ‘Emcena Brasil’, da Companhia Abareteatro, chega a Caraguatatuba neste fim de semana, dias 24 e 25, com uma extensa programação recreativa na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro. O evento tem entrada gratuita e ocorrerá das 16h às 21h, no sábado e no domingo.
O projeto, que transformou um container adaptado em palco, conta com o talento de uma equipe de 30 artistas e técnicos, que garantirão ao público dois dias de lazer, imersão na cultura popular e valorização dos artistas nacionais, por meio de apresentações de teatro, sessões de cinema, atividades recreativas, espetáculos de circo e mamulengo – fantoche típico do nordeste brasileiro.
O ‘Emcena Brasil’ é realizado pela Companhia Abareteatro, por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura com patrocínio da Isa Cteep. Em Caraguatatuba o projeto ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
Confira a programação completa:
24 de Setembro (sábado)
16h – Teatro Infantil: ‘Em busca do segredo esquecido’
17h – Espaço brinquedoteca e artes manuais
18h – Teatro de Mamulengo: ‘As Pelejas de Benedito com o Boi Surubim na fazenda do Coronel Liborio’
19h – Cinema: Cine Curta Brasil
20h – Circo: ‘Malabarindo’
25 de Setembro (domingo)
16h – Teatro Infantil: ‘Antes que o Galo Cante
17h – Espaço brinquedoteca e artes manuais
18h – Contação de Histórias: ‘Amigos da Natureza’
19h – Estreia local do Espetáculo de Dança: ‘Coisa Pequena’ – Corpo de Baile de Caraguatatuba
20h – Teatro para adultos: ‘Ariano – O Cavaleiro Sertanejo’
Entrada Gratuita
Local: Avenida Dr. Arthur Costa Filho, Centro (Praça da Cultura) – altura do parque de diversões Trombini
Veja Também Recentes
Exposição “Carelli – O tom de uma vida inteira” abre nesta sexta no Macc com obras inéditas do artista
Com pinturas, mosaicos e painéis cerâmicos, a mostra centenária de Antonio Carelli tem abertura nesta sexta-feira (3/7), às 19h, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc). Com curadoria de Bel Galvanese, Bernadete Silva, Ana Dias, Edson Macedo e Rafael Marotti, integrantes do Núcleo Desenho Vivo, “Carelli – o tom
Guarda Civil Municipal apreende drogas durante patrulhamento preventivo em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba apreendeu entorpecentes durante patrulhamento preventivo realizado na manhã de quinta-feira (2), na Rua São Roque, no bairro Perequê-Mirim, na região sul do município. A ação ocorreu nas proximidades de um imóvel abandonado, local que já havia sido alvo de denúncias relacionadas ao tráfico
Banco de Alimentos de Caraguatatuba recebe uma tonelada de farinha de mandioca e beneficia mais de 240 pessoas
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba recebeu a doação de 1 tonelada (1.000 quilos) de farinha de mandioca da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). A ação reforça o trabalho de combate à insegurança alimentar e amplia o apoio às instituições sociais atendidas pelo município. Após
Instituto de Pesquisas Técnicas realiza levantamento das áreas de risco em Caraguatatuba
Equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba e da Secretaria Municipal de Habitação acompanharam os técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o pesquisador e geólogo, Lucas Henrique Sandre, e o técnico especializado em edificações, Rogério Luiz Bastos, em visita aos bairros Jardim Santa Rosa, Olaria, Casabranca, Rio do Ouro e
Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participa de curso de noções básicas de Meteorologia
A equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na terça-feira (23), o especialista em monitoramento ambiental, João dos Reis, e a meteorologista, Linda Muzareli, ambos da empresa Geopixel de São José dos Campos. Os profissionais vieram ministrar um curso de Noções Básicas de Meteorologia e sobre o Geopixel Monitor, um