Pesquisar No Site

Ciapi inicia Oficina de Inclusão Digital voltada à pessoa idosa

Ciapi inicia Oficina de Inclusão Digital voltada à pessoa idosa
Ciapi inicia Oficina de Inclusão Digital voltada à pessoa idosa

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), por meio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), iniciou nesta quinta-feira (1º/9), a oficina de Inclusão Digital para pessoas idosas.

O objetivo do curso prático é proporcionar aos idosos conhecimento sobre a configuração de smartphones, como baixar aplicativos, uso de Whatsapp, Facebook, Google, Instagran, Youtube e Tik Tok, entre outras funções.

#PraTodosVerem: Imagem da sala de audiovisual do Ciapi. Alunas estão sentadas com seus celulares nas mãos e prestam atenção nas instruções da professora (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

Além disso, contribuir para inclusão digital e social ao possibilitar mais contato com a família e amigos, como também manter a mente ativa e oferecer diversão.

A aluna Lourdes Vince da Silva, 76 anos, contou que está empenhada em aprender a mexer no celular. “Não sei usar o WhatsApp direito e estou me emprenhando para saber. A professora é nota dez e estou me divertindo também”, declarou.

A colega Natália dos Santos, 67 anos, também está encarando esse novo aprendizado. “Tenho muita dificuldade e resolvi ir à luta para poder me comunicar melhor com a família e os amigos”, afirmou.

O casal Francisco Lucas da Silva, 73 anos, e a esposa Maria Estefânia, 72 anos, decidiu enfrentar esse desafio juntos. “Hoje aprendemos a passar fotos pelo WhatsApp”, assegurou o marido.

#PraTodosVerem Imagem de três idosas sentadas um ao lado da outra e mexendo no celular (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

A técnica em Informática responsável pelas aulas, Roberta Alessis Santana, explicou que o segredo para ministrar aulas para os idosos é a paciência. “A gente tem que respeitar o tempo deles, ir devagar para que possam memorizar os ensinamentos. Também gosto de trabalhar com essa faixa etária porque são muito carinhosos”, disse.

As inscrições para as oficinas de Inclusão Digital continuam abertas. Os interessados podem efetuar a inscrição da secretaria do Ciapi, Rua Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, e devem apresentar RG, Cartão SUS, comprovante de vacinação contra a Covid-19 e comprovante de residência.

As turmas oferecidas são: segundas e quintas-feiras, das 8h às 9h ou das 10h às 11h; terças e quintas, das 8h às 9h ou das 11h às 12h; segundas e quartas das 8h às 9h, das 13h ou 14h, das 15h às 16h ou das 16h às 17h.

Inclusão Digital

A inclusão digital consiste em disponibilizar para todos os cidadãos, de modo igualitário, a oportunidade de ter acesso às tecnologias de informação e comunicação. A inclusão digital representa a democratização da tecnologia.

Serve para garantir que todas as pessoas, independente de idade, classe social, etnia, religião ou poder econômico, tenham condições de usufruir as potencialidades das ferramentas tecnológicas de comunicação e informação. Quando exploradas corretamente, podem ajudar a melhorar as condições de vida dos indivíduos.

Para que haja a inclusão digital é necessário ter acesso à internet e, principalmente, ter o domínio sobre as ferramentas da internet.

Todos os programas de inclusão digital devem visar, essencialmente, a formação e “alfabetização informática” de todas as pessoas, para que sejam aptas a extrair os benefícios do universo digital. A inclusão digital é fundamental para a inclusão social dos indivíduos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental realizam apreensão de ambulante clandestino
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental realizam apreensão de ambulante clandestino

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, e em conjunto com a Polícia Militar Ambiental (PMA), realizou uma ação coordenada para apreender um ambulante clandestino que atuava sem autorização na região Norte da cidade. O comerciante era proveniente de Ubatuba e já havia sido notificado em outra

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 26/03/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba estará reunido na próxima semana (27), no Centro

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove no dia 27 de março (quarta-feira), a partir das 18h, mais uma reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 21/03/2024
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Caraguatatuba se prepara para receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, agendado para os próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nos dias 1, 2 e 3 de abril as Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur). As Audiências Públicas são necessárias para ouvir a população, de forma que o PDTur consiga abranger os segmentos turísticos e as

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 22/03/2024
Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana
Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) dá sequência ao Concurso Público de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba com a realização das etapas das provas práticas, perícia médica (PCD) e entrevista de heteroidentificação (negros e pardos) das funções dos Editais 01 e 03 a partir desta semana. As provas práticas de 12

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 16/04/2024