Pesquisar No Site

Ciapi inicia Oficina de Inclusão Digital voltada à pessoa idosa

Ciapi inicia Oficina de Inclusão Digital voltada à pessoa idosa
Ciapi inicia Oficina de Inclusão Digital voltada à pessoa idosa

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), por meio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), iniciou nesta quinta-feira (1º/9), a oficina de Inclusão Digital para pessoas idosas.

O objetivo do curso prático é proporcionar aos idosos conhecimento sobre a configuração de smartphones, como baixar aplicativos, uso de Whatsapp, Facebook, Google, Instagran, Youtube e Tik Tok, entre outras funções.

#PraTodosVerem: Imagem da sala de audiovisual do Ciapi. Alunas estão sentadas com seus celulares nas mãos e prestam atenção nas instruções da professora (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

Além disso, contribuir para inclusão digital e social ao possibilitar mais contato com a família e amigos, como também manter a mente ativa e oferecer diversão.

A aluna Lourdes Vince da Silva, 76 anos, contou que está empenhada em aprender a mexer no celular. “Não sei usar o WhatsApp direito e estou me emprenhando para saber. A professora é nota dez e estou me divertindo também”, declarou.

A colega Natália dos Santos, 67 anos, também está encarando esse novo aprendizado. “Tenho muita dificuldade e resolvi ir à luta para poder me comunicar melhor com a família e os amigos”, afirmou.

O casal Francisco Lucas da Silva, 73 anos, e a esposa Maria Estefânia, 72 anos, decidiu enfrentar esse desafio juntos. “Hoje aprendemos a passar fotos pelo WhatsApp”, assegurou o marido.

#PraTodosVerem Imagem de três idosas sentadas um ao lado da outra e mexendo no celular (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

A técnica em Informática responsável pelas aulas, Roberta Alessis Santana, explicou que o segredo para ministrar aulas para os idosos é a paciência. “A gente tem que respeitar o tempo deles, ir devagar para que possam memorizar os ensinamentos. Também gosto de trabalhar com essa faixa etária porque são muito carinhosos”, disse.

As inscrições para as oficinas de Inclusão Digital continuam abertas. Os interessados podem efetuar a inscrição da secretaria do Ciapi, Rua Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, e devem apresentar RG, Cartão SUS, comprovante de vacinação contra a Covid-19 e comprovante de residência.

As turmas oferecidas são: segundas e quintas-feiras, das 8h às 9h ou das 10h às 11h; terças e quintas, das 8h às 9h ou das 11h às 12h; segundas e quartas das 8h às 9h, das 13h ou 14h, das 15h às 16h ou das 16h às 17h.

Inclusão Digital

A inclusão digital consiste em disponibilizar para todos os cidadãos, de modo igualitário, a oportunidade de ter acesso às tecnologias de informação e comunicação. A inclusão digital representa a democratização da tecnologia.

Serve para garantir que todas as pessoas, independente de idade, classe social, etnia, religião ou poder econômico, tenham condições de usufruir as potencialidades das ferramentas tecnológicas de comunicação e informação. Quando exploradas corretamente, podem ajudar a melhorar as condições de vida dos indivíduos.

Para que haja a inclusão digital é necessário ter acesso à internet e, principalmente, ter o domínio sobre as ferramentas da internet.

Todos os programas de inclusão digital devem visar, essencialmente, a formação e “alfabetização informática” de todas as pessoas, para que sejam aptas a extrair os benefícios do universo digital. A inclusão digital é fundamental para a inclusão social dos indivíduos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

IMG-20221201-WA0133
Prefeitura de Caraguatatuba reforça pintura de espaço da Praça do Caiçara

Servidores do Departamento de Serviços Auxiliares e Logística Operacional da Secretaria de Administração de Caraguatatuba reforçaram as pinturas do pergolado e do palco Antônio Benetazzo, na Praça do Caiçara, no Centro.  A Prefeitura de Caraguatatuba também repintou os bancos da Praça Cândido Mota, local de grande concentração de pessoas, comércios,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 02/12/2022
Prefeitura de Caraguatatuba faz revitalização da Praça do Rádio Amador
Prefeitura de Caraguatatuba faz revitalização da Praça do Rádio Amador

A equipe do Departamento de Serviços Auxiliares e Logística Operacional da Secretaria de Administração de Caraguatatuba concluiu a revitalização da Praça Rádio Amador Thomaz Camanis Filho, no Jardim Primavera. Além de pintar o espaço que homenageia um dos heróis da Catástrofe de 1.967, na última quarta-feira (9/11), a Prefeitura de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/11/2022
Alunos de Escola Municipal do Porto Novo têm tarde de lazer no Espaço Aventura
Alunos de Escola Municipal do Porto Novo têm tarde de lazer no Espaço Aventura

Estudantes do 4º ano da EMEF Professora Maria Aparecida Ujio, localizada no bairro Porto Novo, em Caraguatatuba, tiveram uma tarde de lazer na quinta-feira (1/12) no Espaço Aventura, no Centro. A atividade extraclasse foi uma premiação para os alunos das salas das professoras Maria Isabel Saraiva Fonseca e Luciana Bernardes

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 02/12/2022
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reparos na calçada do Teatro Mario Covas
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reparos na calçada do Teatro Mario Covas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, deu início, nesta quarta-feira (30), aos serviços de manutenção e recuperação do calçamento de pedras portuguesas no entorno do Teatro Mario Covas. O serviço, que está sendo realizado pelas equipes da Regional Centro, inclui a correção de irregularidades como

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 30/11/2022
Auditório Maristela de Oliveira recebe 1º Encontro Africanize-se em celebração ao Mês da Consciência Negra
Auditório Maristela de Oliveira recebe 1º Encontro Africanize-se em celebração ao Mês da Consciência Negra

Na segunda-feira (21), o Auditório Maristela de Oliveira recebe o 1º Encontro Africanize-se, promovido pela ativista social Pamela dos Santos, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em celebração ao Mês da Consciência Negra. O evento ocorrerá a partir das

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/11/2022