Pesquisar No Site
Artistas orientadores e funcionários das Oficinas Culturais participam da Roda de Conversa ‘Setembro Amarelo’
Artistas orientadores e funcionários das Oficinas Culturais participam da Roda de Conversa ‘Setembro Amarelo’
Os artistas orientadores e funcionários dos Centros Culturais da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba participaram, na última quinta-feira (29), da Roda de Conversa ‘Setembro Amarelo’, com a psicóloga do Instituto Federal (IFSP) Cristina Daniel.
Na ocasião, foi realizado um bate-papo com foco na prevenção ao suicídio e aos sinais que jovens e adolescentes têm apresentado em salas de aula após o período da pandemia da Covid-19, que se alastrou pelo mundo e manteve as pessoas em isolamento social quase por dois anos.
“A pandemia teve consequências negativas para toda a sociedade, mas as crianças e os adolescentes sofreram mais, justamente, porque têm menos maturidade. Não é que eles ficaram dois anos sem ir para a escola e perderam apenas os conteúdos, elas perderam dois anos de convivência social em um ambiente que é fundamental para seu desenvolvimento”, alertou a psicóloga.

#PraTodosVerem: Imagens capturadas durante a Roda de Conversa do Setembro Amarelo no Auditório Maristela de Oliveira (Fotos: JC Curtis/Fundacc)
De acordo com Felipe Leite, diretor de Cultura da Fundação, “desde a retomada das atividades presenciais, em 2022, nossa maior preocupação é com as questões ligadas à saúde mental dos nossos alunos, em especial dos mais jovens. Por isso, achamos de extrema importância uma ação como esta, que possa preparar nossos artistas orientadores e funcionários para identificar e oferecer ajuda em casos como estes”.
Para presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, “é importante debatermos temas como a depressão e o suicídio, principalmente quando estamos lidando com tantos jovens, crianças e adolescentes. Precisamos estar preparados para acolher e ajudar as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise, e fazê-las buscarem ajuda para que possam entender que a vida é sempre a melhor escolha”, declarou.
Em Caraguatatuba, a saúde pública conta com serviços na Atenção Primária e Especializada, que oferecem apoio em saúde mental, como é o caso dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), nas modalidades: Adulto, Infanto-juvenil e Álcool e Drogas.
Confira os endereços dos CAPS abaixo:
- Centro médico público em Caraguatatuba
Endereço: Avenida Rio de Janeiro, 376 – Jardim Primavera
Telefone: (12) 3886-1201
- Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II)
Endereço: Avenida Siqueira Campos, 503 – Sumaré, Caraguatatuba –
Telefone: (12) 3883-9081
- CAPS AD CARAGUATATUBA (Programa de tratamento ao alcoolismo)
Endereço: Rua José Geraldo da Silva Filho, 297 – Travessão
Telefone: (12) 3885-4600
- Saúde Mental / Projeto Crescer
Endereço: Avenida Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, 495 – Indaiá,
Telefone: (12) 3883-1309
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe famtour internacional e reforça estratégia de promoção turística no Litoral Norte
Caraguatatuba recebe, entre os dias 16 e 19 de abril, um famtour com operadoras internacionais de turismo da Itália, Nigéria, Argentina, Uruguai, Botswana, México e Canadá. A visita integra a programação da WTM 2026 e inclui visitas técnicas, experiências gastronômicas e roteiros turísticos no Litoral Norte. O famtour ocorre em
Prefeitura chama mais 15 bolsistas do PEAD para reforço na zeladoria de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais 15 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 nesta quarta, quinta e sexta-feira (8, 9 e 10/4), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem rodada com muitos gols em Caraguatatuba
O tradicional Torneio Aniversário da Cidade de Futebol, uma das principais competições do futebol amador de Caraguatatuba, teve sequência no último domingo (15) com partidas disputadas nos campos do Golfinho (Toca do Gato) e Perequê-Mirim. A rodada também foi marcada pelo adiamento dos jogos previstos para o Campo do Barranco
Atletas de Caraguatatuba conquistam títulos no Campeonato de Boxe do Alto Tietê
Os atletas de boxe Caraguatatuba tiveram grande desempenho no 2º Campeonato para Alunos de Box do Alto Tietê, realizado no sábado (21), em Jundiapeba, distrito de Mogi das Cruzes. A equipe voltou para casa com resultados expressivos, incluindo títulos de campeão e vice-campeão em diferentes categorias. Na categoria infantil, Mateus
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais dez aprovados do processo seletivo de agente de apoio escolar
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais dez aprovados do cargo de agente de apoio escolar (AAE) do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 para se apresentar até a próxima quinta-feira (9/4), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos