Pesquisar No Site
Espetáculo gratuito do ProAC ‘Crioulos’ é atração no Teatro Mario Covas em Caraguatatuba

Espetáculo gratuito do ProAC ‘Crioulos’ é atração no Teatro Mario Covas em Caraguatatuba
Neste sábado (3/9), às 20h, o TMC – Teatro Mario Covas recebe o espetáculo gratuito ‘Crioulos’, que aborda temas como questões ligadas à opressão, lugar de fala e construção social do corpo negro. O espetáculo tem classificação indicativa para 12 anos e é apresentado pelo grupo Projeto Crioulos.
Contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, o espetáculo tem entrada gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Mario Covas, uma hora antes do início da sessão.

#PraTodosVerem – Imagens capturadas durante encenação da peça (Fotos: Divulgação)
O grupo também realizará nesta sexta-feira (2/9), das 15h às 17h, um Workshop Teatral com Anderson Negreiro. Para participar basta comparecer ao Teatro Mario Covas e realizar a inscrição no local.
Em ‘Crioulos’ são mesclados temas históricos da negritude, a partir de uma narrativa ficcional, uma viagem que aborda desde fantasmas da Ku Klux Klan, gorilas, a temas como os efeitos da segregação racial, pela narrativa e ótica do personagem Crioulo, um jovem que perde seu pai, um ativista das causas sociais, morto por policiais milicianos num conflito racial.
Com situações cômicas, ácidas a partir de histórias que revisitam décadas de preconceito, violência, conflitos de raças e identidade, ‘Crioulos’ é uma crítica mordaz a respeito das questões raciais, tão presentes nos dias de hoje. Sucesso de público e crítica, a peça teve estreia antes da pandemia, abordando justamente as semelhanças entre as lutas da cultura negra do Brasil e dos Estados Unidos.
Utilizando-se de linguagens múltiplas, como o teatro, a dança, música e vídeo projeção, a peça indaga: Como fazer o protagonismo negro acontecer a partir de narrativas originalmente negras? Como fazer essas narrativas serem cada vez mais estruturadas para um alcance maior na cena teatral da cultura e da arte do Brasil? Como quebrar qualquer tipo de dependência histórica para que criações sejam fomentadas, e novas subjetividades negras aconteçam? A encenação de ‘Crioulos’ aborda, a partir dos efeitos causados pelo histórico da segregação instituída em muitos países de forma direta ou indireta, uma proposta cênica que faz refletir a fundo as consequências da segregação racial no mundo contemporâneo.
Projeto Crioulos
Com atividades desde 2018, a partir de criações dramatúrgicas próprias, com idealização do diretor, ator e dramaturgo Caio D’Aguilar, o grupo é formado por artistas, produtores, técnicos, atores e atrizes em sua maioria negros e negras.
Criando um histórico específico e singular enquanto grupo, com foco em narrativas de autores da literatura negra e também de dramaturgias inéditas, como a peça ‘Crioulos’, que teve temporada e estreia em 2020 no Sesc Santo Amaro, Sesc Santos e depois no Sesc Interlagos com o projeto de curtas metragens online ‘Cenas Pretas’. Seguido disso, o grupo foi ganhador do prêmio Fomento ao Teatro, que ocorrerá em 2022, e também do edital ProAC Circulação 2022.
Serviço
Workshop Teatral – com Anderson Negreiro
Data: 2 de setembro (sexta-feira)
Horário: 15h às 17h
Local: Avenida Goiás, 187, Indaiá (Teatro Mario Covas)
Não é necessário fazer inscrição prévia
Mais informações: (12) 3881-2623
Espetáculo ‘Crioulos’ – Projeto Crioulos
Data: 3 de setembro (sábado)
Horário: 20h
Entrada Gratuita – retirar ingressos no TMC a partir das 19h
Classificação 12 anos
Endereço: Avenida Goiás, 187, Indaiá (Teatro Mario Covas)
Mais informações: (12) 3881-2623
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.