Pesquisar No Site

Ciapi de Caraguatatuba promove embelezamento das mãos para idosas e PcD usuárias do Centro Dia

Ciapi de Caraguatatuba promove embelezamento das mãos para idosas e PcD usuárias do Centro Dia
Ciapi de Caraguatatuba promove embelezamento das mãos para idosas e PcD usuárias do Centro Dia

Nesta quarta-feira (3), 17 mulheres assistidas no Centro Dia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), entre idosas e PcD (pessoa com deficiência) ganharam um embelezamento das mãos com a profissional da área de beleza Rainy França.

A ideia da atividade voluntária surgiu de uma conversa entre a manicure e a coordenadora do Ciapi, Karina Melo. “Sempre quis fazer trabalho voluntário e a Karina propôs essa ação no Centro Dia. Foi uma experiência marcante. Deixei várias pessoas felizes e saí mais feliz ainda”, afirmou Rainy, que tem um estúdio de beleza no Sumaré.

#PraTodosVerem: Imagem de uma senhora de blusa vermelha sentada em frente à manicure, em uma mesa. A profissional passa esmalte nas unhas dessa mulher. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A maioria das participantes não fazia o embelezamento das mãos há muito tempo como a aposentada Maria Natividade Cordeiro, 78 anos. “Nem me lembro da última vez que fiz as mãos. Hoje escolhi um rosa bem vivo e fiquei muito satisfeita com o resultado”, disse.

Outra usuária do equipamento, Cláudia dos Santos, 53 anos, que ficou com sequelas no braço e mão direitos, contou que encontra dificuldades de achar uma profissional que tenha habilidade para fazer as suas mãos por causa da deficiência. “A Rainy conseguiu passar o esmalte sem borrar, com toda paciência e o resultado ficou maravilhoso. Animou meu dia”, declarou.

Ciapi

O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, sendo administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.

Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.

O Centro de Convivência oferece ações integradas (natação, hidroginástica, bocha, ginástica funcional, musculação, balance, dança de salão, entre outras) que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.

Para as aulas, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Poiesis realiza oficina com Mestre Magela em Caraguá
Poiesis realiza oficina com Mestre Magela em Caraguá

As inscrições serão presenciais de 11 a 13 de março na sede da Fundacc   Voltadas para o aprimoramento de artesãs e artesãos, a Fundacc abre inscrições para as oficinas gratuitas “Processos Criativos e Registros” e “Empapelamento e Pintura com uso de Resíduos e Elementos Naturais” com Mestre Magela e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 05/03/2024
Defesa Civil prevê entrada de frente fria com chuvas intensas em Caraguatatuba
Defesa Civil prevê entrada de frente fria com chuvas intensas em Caraguatatuba

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta para a passagem de uma frente fria pelo oceano, possibilitando condições de chuvas intensas no Litoral Norte do Estado de São Paulo, em especial Caraguatatuba, com acumulados que podem chegar a 100mm. De acordo com o Ceptec/Inpe (Centro de Previsão do

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 04/03/2024
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol registra 26 gols em oito jogos
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol registra 26 gols em oito jogos

O Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo teve uma rodada movimentada no final de semana com 26 gols em oito jogos, média de mais de três gols por jogo. No campo Toca do Gato, no Golfinhos, quatro jogos eliminatórios foram realizados. O EC Primavera venceu o Vasco Caraguá

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 18/03/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove nesta quarta-feira (27), a partir das 18h, a 33ª reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba. Os assuntos a

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024