Pesquisar No Site

Ciapi de Caraguatatuba promove embelezamento das mãos para idosas e PcD usuárias do Centro Dia

Ciapi de Caraguatatuba promove embelezamento das mãos para idosas e PcD usuárias do Centro Dia
Ciapi de Caraguatatuba promove embelezamento das mãos para idosas e PcD usuárias do Centro Dia

Nesta quarta-feira (3), 17 mulheres assistidas no Centro Dia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), entre idosas e PcD (pessoa com deficiência) ganharam um embelezamento das mãos com a profissional da área de beleza Rainy França.

A ideia da atividade voluntária surgiu de uma conversa entre a manicure e a coordenadora do Ciapi, Karina Melo. “Sempre quis fazer trabalho voluntário e a Karina propôs essa ação no Centro Dia. Foi uma experiência marcante. Deixei várias pessoas felizes e saí mais feliz ainda”, afirmou Rainy, que tem um estúdio de beleza no Sumaré.

#PraTodosVerem: Imagem de uma senhora de blusa vermelha sentada em frente à manicure, em uma mesa. A profissional passa esmalte nas unhas dessa mulher. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A maioria das participantes não fazia o embelezamento das mãos há muito tempo como a aposentada Maria Natividade Cordeiro, 78 anos. “Nem me lembro da última vez que fiz as mãos. Hoje escolhi um rosa bem vivo e fiquei muito satisfeita com o resultado”, disse.

Outra usuária do equipamento, Cláudia dos Santos, 53 anos, que ficou com sequelas no braço e mão direitos, contou que encontra dificuldades de achar uma profissional que tenha habilidade para fazer as suas mãos por causa da deficiência. “A Rainy conseguiu passar o esmalte sem borrar, com toda paciência e o resultado ficou maravilhoso. Animou meu dia”, declarou.

Ciapi

O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, sendo administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.

Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.

O Centro de Convivência oferece ações integradas (natação, hidroginástica, bocha, ginástica funcional, musculação, balance, dança de salão, entre outras) que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.

Para as aulas, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Copa de Jiu-Jitsu e Criança com Fome de Bola completam programação no final de semana em Caraguatatuba
Copa de Jiu-Jitsu e Criança com Fome de Bola completam programação no final de semana em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, apoia e realiza neste final de semana diversos eventos esportivos espalhados pelo município. No domingo (25), Caraguatatuba recebe a Copa Giga Mais de Jiu-Jitsu e a realização do evento Criança com Fome de Bola. Além disso, por todo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/09/2022
Caraguatatuba forma mais 180 alunos no projeto Bombeiro Educador
Caraguatatuba forma mais 180 alunos no projeto Bombeiro Educador

Na manhã desta quinta-feira (15), 180 alunos da EMEF Profª Euclydes Ferreira, no bairro Perequê-Mirim, receberam o certificado de participação no curso Bombeiro Educador que tem como principal objetivo ensinar os estudantes a identificar e evitar situações de risco e agir em casos de emergência. Direcionado aos alunos do Ensino

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 15/09/2022
Dia da Árvore: cerca de 40 mudas são doadas para plantio em escolas de Caraguatatuba
Dia da Árvore: cerca de 40 mudas são doadas para plantio em escolas de Caraguatatuba

Em alusão ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou a “Hora do Plantio”, nesta quarta-feira, com a entrega de cerca de 40 mudas nativas para 24 escolas municipais. Além disso, duas espécies foram

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 21/09/2022
Procon de Caraguatatuba fornece orientações sobre compras do Dia das Crianças
Procon de Caraguatatuba orienta sobre compras do Dia das Crianças

O Dia das Crianças é celebrado em 12 de outubro, mesma data em que se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba recomenda algumas precauções para não transformar a compra dos presentes da garotada em um pesadelo interminável. O diretor do

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 23/09/2022
Curso de guarda-vidas temporários da Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima segunda-feira
Curso de guarda-vidas temporários da Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima segunda-feira

Os classificados no processo seletivo simplificado para 24 vagas de Guardas-Vidas Temporários (GVTs) começam o curso de formação na próxima segunda-feira (19/9), a partir da 7h30, no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá. Ao todo, 30 aspirantes a guarda-vidas temporários (GVTs) classificados no Teste de Aptidão Física

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/09/2022