Pesquisar No Site
Profissionais de saúde de Caraguatatuba iniciam aula prática para aplicar teste rápido de HIV, Hepatites e Sífilis

Profissionais de saúde de Caraguatatuba iniciam aula prática para aplicar teste rápido de HIV, Hepatites e Sífilis
A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) iniciou, nesta segunda-feira (25), a parte final da capacitação para 80 profissionais de saúde quanto à aplicação do teste rápido para diagnóstico de HIV, Hepatites e Sífilis.

#PraTodosVerem: Participantes sentados enquanto assistem equipe da UAMI dando orientações (Foto: Luís Gava/PMC)
O treinamento segue até sexta-feira (29), sendo realizado em grupos fracionados. O objetivo é deixar os profissionais bem treinados para identificar as doenças precocemente, realizando o tratamento adequado e aumentando as chances de cura dos pacientes.
Participam do treinamento enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Hospital Regional do Litoral Norte e da Casa de Saúde Stella Maris.
“A prática é de extrema importância para o profissional de saúde que já passou pela teoria oportunizando a prática do exame. Esta experiência auxilia na abordagem e na realização dos exames”, enfatiza o enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes.

#PraTodosVerem: Profissional de saúde manuseia teste de HIV com pipeta para exame (Foto: Luís Gava/PMC)
Os profissionais de saúde passaram pela capacitação teórica nos dias 20 e 21 de julho na Fundacc. Na ocasião, foram apresentados os dados do município em relação às doenças; importância de preencher corretamente a ficha de notificação; os cuidados do técnico no momento do teste, entre outros assuntos.
Para o secretário de Saúde, Gustavo Boher, a capacitação anual é necessária, visto o ingresso de novos profissionais e o aumento dos números de atendimento nos equipamentos de saúde.
O teste rápido é gratuito para toda população acima de 12 anos de idade, sendo realizado de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h, na UAMI. Caso o resultado seja positivo para alguma doença, é iniciado imediatamente o tratamento. As Unidades Básicas de Saúde também realizam o teste gratuitamente.
A UAMI está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750, no Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.
Veja Também Recentes

Professores da rede municipal de Caraguatatuba participam da 30ª BETT Brasil em SP
Um grupo de professores da Supervisão, Apoio Pedagógico, Informática Educativa e diretores de unidades escolares municipais de Caraguatatuba, participou da BETT Brasil 2025 (BETT – British Educational Training and Technology Show), o maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação, na América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo, nos

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas