Pesquisar No Site
Prefeitura inicia nova Avaliação de Densidade Larvária para identificar focos do mosquito da dengue

Prefeitura inicia nova Avaliação de Densidade Larvária para identificar focos do mosquito da dengue
Agentes do Centro de Controle de Zoonoses iniciaram, nesta semana, a terceira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano. Desta vez, todos os bairros de Caraguatatuba serão analisados para identificar a real situação quanto à proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

# PraTodosVerem: Agente de zoonoses observa dobra de capa de automóvel que pode ser possível criadouro do mosquito (Foto: Luís Gava/PMC)
A ADL será realizada durante todo o mês de julho e a previsão é que 3 mil móveis sejam vistoriados. As ações iniciam nos bairros Martim de Sá, Casa Branca, Massaguaçu, Sumaré, Jardim Terralão e Prainha.
Segundo o biólogo e coordenador das equipes de controle da dengue, Ricardo Fernandes, são sorteados 600 quarteirões em todo município e vistoriados cinco imóveis em cada local com a participação de 35 agentes de zoonoses. “Com isso, temos uma média da infestação no município e em diferentes áreas, possibilitando ações de combate aos criadouros e as doenças de acordo com a região”.
A Prefeitura realizou a primeira avaliação deste ano em fevereiro e obteve taxa de 2,5%, colocando o município em estado de alerta. Já a última, realizada em abril foi de 4%, considerada de risco.
O Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya que, atualmente, tem sido uma preocupação da Secretaria de Saúde. Até o momento, a cidade registrou 157 casos positivos de dengue, ultrapassando todo ano de 2021, com 72 casos.
Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones: (12) 3887-6888 ou 156.
Veja Também Recentes

Haka Expedition 2025 reúne melhores atletas de corrida de aventura em Caraguatatuba
Caraguatatuba foi o cenário de mais uma edição do Haka Expedition 2025, realizada entre os dias 19 e 22 de junho. A competição, uma das mais desafiadoras do calendário brasileiro de expedição, reuniu os melhores atletas de corrida de aventura do Brasil e do exterior, com percursos longos e intensos,

Caraguatatuba promove Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência
Com o objetivo de chamar a atenção para um problema social, muitas vezes silencioso, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) promove na próxima sexta-feira (27), o “Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência”, um convite à

Fiscalização ambiental no bairro Barranco Alto coíbe irregularidades
A equipe de fiscalização e monitoramento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba realizou, na última sexta-feira (6), uma operação no bairro Barranco Alto, na região sul do município, com foco nas áreas com possíveis intervenções irregulares, como descarte de resíduos e supressão de vegetação. De

Guarda Civil de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Morro do Algodão
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba prendeu um homem por tráfico de drogas na tarde da última quarta-feira (4), no bairro Morro do Algodão. Durante patrulhamento de rotina em uma área já conhecida por ser ponto de tráfico, a equipe da GCM avistou um indivíduo em atitude suspeita próximo

Caraguatatuba promove leilão presencial de diversos veículos e equipamentos no dia 18 de julho
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba realiza o Leilão Público 01/2025 no dia 18 de julho (sexta-feira), a partir das 7h45, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). O leilão exclusivamente presencial, na modalidade maior lance, conta com 103 lotes para serem arrematados por pessoas jurídicas e físicas. O certame