Pesquisar No Site

Dança do Carimbó é atração na festa Julina do Ciapi, nesta sexta-feira

44102e37-f2cc-4459-b4d8-6d874158f986-150x150-1-150x150-1
Dança do Carimbó é atração na festa Julina do Ciapi, nesta sexta-feira

A Cia. Da Dança Nestor Prado, formada por um grupo de 10 mulheres com idades entre 64 e 74 anos, frequentadoras do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), preparou a coreografia com elementos do Carimbó (dança típica do Pará), acompanhada da música “Curió do Bico Doce”(Gonzaga Blantez).

#PraTodosVerem: Professor Nestor Prado veste bermuda vermelha e blusa com fundo verde estampada com flores amarelas, usa um chapéu de palha, comanda um grupo de mulheres com vestido com fundo verde com estampa de flores amarelas e barra da saia vermelha. Eles dançam a coreografia do Carimbó, no mirante da Prainha. (Foto: Karina Melo/PMC)

A apresentação será nessa sexta-feira (29), às 19h, durante a Festa Julina da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Ciapi, que começa às 16h. O evento é aberto ao público em geral.

Uma das integrantes da companhia, Maria Aurean Cabral Nanetti, 70 anos, incorporou a dança há cinco anos na sua rotina de cuidados com a saúde física e mental. “Dançar é um exercício completo porque envolve autoestima, trabalha a cognição, entre outros aspectos. Estou com uma grande expectativa para essa apresentação na Festa Julina. Tudo foi feito com muito empenho e carinho”, declarou.

A professora de Educação Física aposentada, Maria Luzia Rosa, 74 anos, também se encontrou na dança que, inclusive, tem sido um suporte importante na recuperação de uma doença grave. “Tive um câncer de mama em 2012 e me recuperei. Mas, ano passado, tive que reiniciar o tratamento. Voltar a dançar é uma motivação para mim”, contou.

A chilena Sônia Elva Gonzzales, 68 anos, disse que fazer parte da Cia. De Dança é a realização de um sonho antigo. “Mudei para o Brasil em 1976, fugindo da ditadura de Augusto Pinochet e sempre adorei dançar. Mas, por vários motivos, não consegui quando jovem. Moro em Caraguatatuba há 20 anos e só agora pude realizar esse desejo aqui no Ciapi. Estou muito feliz”, afirmou.

A festa contará com barraquinhas de comidas típicas das entidades de assistência social aos idosos e PcD: Instituto Pró+Vida, a Apae e Lar São Francisco.

O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, que conta com dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência com diversas atividades, entre 8h e 17h, atende aproximadamente 800 pessoas por mês e é administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi.

Carimbó

O carimbó é uma dança de roda típica do nordeste do Pará, Estado da Região Norte do Brasil, popular entre os nortistas e nordestinos.

Também chamado de Pau e Corda, Samba de Roda do Marajó e Baião Típico de Marajó, a dança do carimbó é realizada em pares e marcada por movimentos giratórios.

A palavra “carimbó” é de origem indígena. Do tupi korimbó (pau que produz som) resulta da junção dos elementos curi, que significa “pau”, e mbó, que significa “furado”.

O nome faz referência ao curimbó, principal instrumento musical utilizado nessa manifestação folclórica. O curimbó é uma espécie de tambor tocado com as mãos, feito com um tronco escavado e oco.

O carimbó do Pará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos. Posteriormente, foram incorporadas influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas.

O costume da dança surgiu com o hábito dos agricultores e dos pescadores que, ao fim dos trabalhos diários, dançavam ao ritmo do tambor.

Serviço

Festa Julina

Data: 29/7

Horário: a partir das 16h

Local: Ciapi/Sepedi

Endereço: Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura revitaliza sinalização de trânsito no Jardim Jaqueira e na Secretaria de Esportes
Prefeitura revitaliza sinalização de trânsito no Jardim Jaqueira e na Secretaria de Esportes

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, está trabalhando na revitalização da sinalização de trânsito nas ruas do Jardim Jaqueira, bairro da região central da cidade. As vias que receberam novas sinalizações horizontais foram a avenida Oswaldo Cruz e rua Tenório Duarte,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 05/09/2023
Escolas da Tabatinga e Massaguaçu promovem degustação para avaliadores das receitas inscritas no Chef Caraguá
Escolas da Tabatinga e Massaguaçu promovem degustação para avaliadores das receitas inscritas no Chef Caraguá

A comissão avaliadora do concurso Chef Caraguá, que reúne nessa edição 34 receitas de cozinheiras das unidades escolares municipais, esteve na  EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, na Tabatinga, e na EMEI/EMEF Professora Antônia Antunes Arouca, no Massaguaçu, para experimentar a receita de ambas as concorrente, nessa quinta-feira (24). A competição

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/08/2023
Audiência Pública Eletrônica para Elaboração da Lei Orçamentária Anual – LOA 2024
Audiência Pública Eletrônica para Elaboração da Lei Orçamentária Anual – LOA 2024

Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 11/09/2023
Caraguatatuba vacina 38,5 mil pessoas contra gripe e prorroga campanha até 15 de setembro
Caraguatatuba vacina 38,5 mil pessoas contra gripe e prorroga campanha até 15 de setembro

Em mais uma tentativa de aumentar a cobertura vacinal da imunização contra gripe, Caraguatatuba prorroga até 15 de setembro, a vacinação nas unidades básicas de saúde. Até o momento, 38.543 pessoas foram vacinadas. A Prefeitura reforça que a vacina é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 31/08/2023
Defesa Civil de Caraguatatuba segue com vistorias e orientações nas áreas de risco do município
Defesa Civil de Caraguatatuba segue com vistorias e orientações nas áreas de risco do município

A Defesa Civil de Caraguatatuba continua vistoriando e orientando os moradores das áreas de risco de escorregamentos de terra do município nesta terça-feira (29/8) e ao longo da semana. De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuva registrado nas últimas 72 horas foi de 154 mm e de

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 29/08/2023