Pesquisar No Site

Censo Demográfico 2022 do IBGE começa no dia 1º de agosto

Censo Demográfico 2022 do IBGE começa no dia 1º de agosto
Censo Demográfico 2022 do IBGE começa no dia 1º de agosto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia a coleta de dados do Censo Demográfico 2022 no dia 1º de agosto, em todos os municípios brasileiros. Os 123 recenseadores que farão a pesquisas nas regiões Sul, Central e Norte de Caraguatatuba participam do curso de capacitação do Censo 2022 até a próxima sexta-feira (22/7), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no Indaiá.

O conteúdo programático do curso envolve os seguintes tópicos: “O que é um setor censitário, como fazer o percurso e a cobertura”; “Cadastro de endereços e captura de coordenadas”; “Questionários básico e da amostra, e seus respectivos quesitos”; “Ética e integridade no recenseamento”; “Condutas de abordagem do recenseador”; e “Atividades práticas e simulações no DMC (dispositivo móvel de coleta)”.

#PraTodosVerem: Candidatos a recenseador recebem orientações para trabalhar na coleta de dados do Censo Demográfico 2022 em Caraguatatuba a partir de 1º de agosto (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

O agente censitário municipal das Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba, Pablo Gomes dos Reis, disse que os candidatos nessa etapa do processo seletivo são considerados treinando a recenseador. “Para assinar o contrato como recenseador é necessário ter 80% de frequência no treinamento, além de 50% de aproveitamento na prova final do curso. Essa turma está focada e engajada em adquirir o conhecimento adequado para assinar o contrato na função”, avalia.

O treinando a recenseador, Emerson Alan dos Santos Modesto, considera o Censo Demográfico uma ação importante para os municípios brasileiros. “Com os dados coletados no Censo 2022 será possível investir corretamente os recursos dos impostos e dos repasses federais em prol da população”, reconhece.

Censo em Caraguá

Em Caraguatatuba funcionam dois Postos de Coleta do IBGE, onde atuam os agentes censitários municipais e supervisores. A Prefeitura de Caraguatatuba cedeu os espaços para o gerenciamento da operação censitária no município até dezembro. Agentes censitários supervisores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fizeram a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios na primeira quinzena de julho, nas regiões Sul, Central e Norte de Caraguatatuba. Nessa etapa, os dados foram colhidos apenas por meio de observação.

Além dos 123 recenseadores, a cobertura do Censo Demográfico 2022 em Caraguatatuba contará com dois de agentes censitários municipais (ACM) e 10 agentes censitários supervisores (ACS) para as regiões Sul, Central e Norte do município. O IBGE também destinou mais 18 vagas para as regiões Sul (7), Central e Norte (11) do município durante o processo seletivo simplificado complementar para contratação temporária realizado em junho.

Ao todo, o IBGE vai contratar temporariamente 183.021 recenseadores, 5.450 agentes censitários municipais (ACM) e 18.420 agentes censitários supervisores (ACS), observando no número de vagas reservado para pessoas com deficiência (PCD) e pessoas pretas e pardas (PPP), em todo o país. Os resultados desta edição serão divulgados somente em 2023.

Atualmente, a estimativa do IBGE é que Caraguatatuba possua 125.194 habitantes. O Censo 2010 registrou 100.840 pessoas residentes no município.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe extensa programação recreativa com teatro móvel ‘Emcena Brasil’
Caraguatatuba recebe extensa programação recreativa com teatro móvel ‘Emcena Brasil’

O teatro móvel ‘Emcena Brasil’, da Companhia Abareteatro, chega a Caraguatatuba no próximo fim de semana, dias 24 e 25, com uma extensa programação recreativa, na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro. O evento tem entrada gratuita e ocorrerá das 16h às 21h, no sábado e no domingo.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 14/09/2022
Prefeitura de Caraguatatuba encerra inscrição para curso de produção e manejo de mandioca
Prefeitura de Caraguatatuba encerra inscrição para curso de produção e manejo de mandioca

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), encerrará as inscrições para o Curso de Produção de Mandioca, sobre manejo e tratos culturais nesta quinta-feira (8). O e-mail da coordenadoria do Setor da

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 08/09/2022
CCZ de Caraguatatuba agenda mais de 100 animais para castração em duas horas e encerra vagas de setembro
CCZ de Caraguatatuba agenda mais de 100 animais para castração em duas horas e encerra vagas de setembro

As vagas disponíveis para castração de cães e gatos do mês de setembro já foram preenchidas. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba encerrou às 10h desta sexta-feira (9). Os interessados que não conseguiram a vaga desta vez devem aguardar a agenda de outubro, que será divulgada previamente

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 09/09/2022
Sede do Samu na região central muda de endereço de forma temporária
Sede do Samu na região central muda de endereço de forma temporária

A sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizada na região central de Caraguatatuba, está de mudança temporária para outro endereço. No espaço passará por reforma e a previsão é que fique pronto em até dois meses. De acordo com a Secretaria de Saúde, o serviço não será

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 20/09/2022
Feira conta com 30 animais para adoção neste sábado em Caraguatatuba
Feira conta com 30 animais para adoção neste sábado em Caraguatatuba

Cerca de 30 animais, entre filhotes e adultos, estão à procura de um novo lar no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba. Quem quiser adotar um pet pode participar neste sábado (17), das 9h às 13h, da Feira de Adoção de Cães e Gatos. Para adotar é necessário

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 13/09/2022