Pesquisar No Site

Caraguatatuba celebra 23ª edição do Festival do Camarão em julho

Publicado em: 01/07/2022
Caraguatatuba celebra 23ª edição do Festival do Camarão em julho
Caraguatatuba celebra 23ª edição do Festival do Camarão em julho

Após dois anos, o tão aguardado Festival do Camarão está de volta. Atrações culturais, música, artesanato e deliciosos pratos aguardam o público na 23ª edição da festa, que será realizada de 14 a 24 de julho, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba.

Nesta edição, o Festival contará com 22 barracas, sendo 20 de alimentos/refeições preparados à base de camarão e mandioca e duas barracas de doces caseiros e tradicionais da região, com preços que variam entre R$ 7 a R$ 60.

#PraTodosVerem: Apresentação da dança folclórica ‘Puxada de Rede’ durante o Festival do Camarão de 2019, onde público interage com o mascote da festa (Foto: JC Curtis/Fundacc)

Além das barracas de quitutes, haverá, ainda, a área das Tendas de Artesanato, Artes Plásticas e Arte Variedades, com obras confeccionadas por artistas e artesãos regionais, e o espaço da Casinha e do Rancho Caiçara que, este ano, trarão grandes novidades. Manifestações culturais, registros audiovisuais do cotidiano da vida caiçara, dentre outras atividades farão parte desta festa, que é considerada um dos eventos mais importantes do calendário municipal, atraindo munícipes e turistas de todas as regiões.

Para a presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, é uma enorme alegria poder, mais uma vez, realizar a festa junto à comunidade pesqueira do Camaroeiro. “Desejo que esta edição do Festival seja de renovação, vida e alegria, pois não poderíamos estar mais felizes e gratos, por estarmos trabalhando em prol desta comemoração”, disse.

Ainda durante o Festival, no último domingo de festa, dia 24, será realizada a tradicional Corrida de Canoa Caiçara, às 10h, na Praia do Centro. A atividade reúne canoeiros de todas as idades e cidades do Litoral Norte, com premiação para todos os participantes.

As inscrições para a corrida são gratuitas e podem ser realizadas até 30 minutos antes do início da largada. Para se inscrever é necessário apenas um documento com foto. Quem não tiver canoa pode participar das baterias com as embarcações que serão cedidas pela Fundação.

O Festival tem como objetivo valorizar, preservar, proteger e divulgar o patrimônio cultural e imaterial de Caraguatatuba para as gerações futuras, sobretudo o patrimônio cultural arraigado à vida pesqueira dos caiçaras do Litoral Norte de São Paulo. Tem, ainda, o propósito de ser fonte de geração de renda para a Comunidade Pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão da Praia do Camaroeiro após o período de defeso.

O Festival do Camarão é uma realização da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Fundacc, em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro. Mais informações sobre as atrações musicais e atividades serão disponibilizadas em breve.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atletas de Caraguatatuba conquistam 75 medalhas na Copa Osasco de Hapkido
Atletas de Caraguatatuba conquistam 75 medalhas na Copa Osasco de Hapkido

Os atletas de Hapkido da Prefeitura de Caraguatatuba e da Secretaria de Esportes, das equipes Tubarões e Eagles, participaram no fim de semana da Copa Osasco de Hapkido. Ao todo, 40 atletas conquistaram 74 medalhas, sendo 39 de ouro, 19 de prata e 15 de bronze. Além das medalhas, Caraguatatuba

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/08/2022
Caraguatatuba realiza manutenção de tampas no Centro e Região Sul
Caraguatatuba realiza manutenção de tampas no Centro e Região Sul

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), reparou nesta semana tampas quebradas e deterioradas de bocas de  lobos no Centro e Região Sul. No Poiares, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, a equipe da Regional Sul da secretaria com dois funcionários, realizou a manutenção da caixa

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/07/2022
Creas informa mudança no número do atendimento telefônico
Creas informa mudança no número do atendimento telefônico

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania informa que o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), a partir desta semana não estará atendendo no número telefônico (12) 3886-2960 devido a problemas técnicos. Quem precisar de atendimento deve entrar em contato pelo número (12) 3886-2956 ou pessoalmente na sede

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 02/08/2022
Feira de Adoção de Cães e Gatos proporciona novos lares para três animais
Feira de Adoção de Cães e Gatos proporciona novos lares para três animais

A Feira de Adoção de Cães e Gatos contou com a visita de 23 pessoas, no último sábado (16), ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba. Esta já é a sexta feira realizada neste ano. A ação resultou na adoção de três cães, sendo dois filhotes e um

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 18/07/2022
Processo seletivo de estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba é neste domingo
Processo seletivo de estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba é neste domingo

O Instituto Talentos aplica as provas do Processo Seletivo para Criação de Cadastro de Reserva de Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba no domingo (17), às 9h, nas escolas Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos, no Sumaré; Profª Antonia Ribeiro Da Silva, no Jardim Califórnia; e Prof. Antônio de Freitas Avelar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/07/2022