Pesquisar No Site

Caraguatatuba celebra 23ª edição do Festival do Camarão em julho

Publicado em: 01/07/2022
Caraguatatuba celebra 23ª edição do Festival do Camarão em julho
Caraguatatuba celebra 23ª edição do Festival do Camarão em julho

Após dois anos, o tão aguardado Festival do Camarão está de volta. Atrações culturais, música, artesanato e deliciosos pratos aguardam o público na 23ª edição da festa, que será realizada de 14 a 24 de julho, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba.

Nesta edição, o Festival contará com 22 barracas, sendo 20 de alimentos/refeições preparados à base de camarão e mandioca e duas barracas de doces caseiros e tradicionais da região, com preços que variam entre R$ 7 a R$ 60.

#PraTodosVerem: Apresentação da dança folclórica ‘Puxada de Rede’ durante o Festival do Camarão de 2019, onde público interage com o mascote da festa (Foto: JC Curtis/Fundacc)

Além das barracas de quitutes, haverá, ainda, a área das Tendas de Artesanato, Artes Plásticas e Arte Variedades, com obras confeccionadas por artistas e artesãos regionais, e o espaço da Casinha e do Rancho Caiçara que, este ano, trarão grandes novidades. Manifestações culturais, registros audiovisuais do cotidiano da vida caiçara, dentre outras atividades farão parte desta festa, que é considerada um dos eventos mais importantes do calendário municipal, atraindo munícipes e turistas de todas as regiões.

Para a presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, é uma enorme alegria poder, mais uma vez, realizar a festa junto à comunidade pesqueira do Camaroeiro. “Desejo que esta edição do Festival seja de renovação, vida e alegria, pois não poderíamos estar mais felizes e gratos, por estarmos trabalhando em prol desta comemoração”, disse.

Ainda durante o Festival, no último domingo de festa, dia 24, será realizada a tradicional Corrida de Canoa Caiçara, às 10h, na Praia do Centro. A atividade reúne canoeiros de todas as idades e cidades do Litoral Norte, com premiação para todos os participantes.

As inscrições para a corrida são gratuitas e podem ser realizadas até 30 minutos antes do início da largada. Para se inscrever é necessário apenas um documento com foto. Quem não tiver canoa pode participar das baterias com as embarcações que serão cedidas pela Fundação.

O Festival tem como objetivo valorizar, preservar, proteger e divulgar o patrimônio cultural e imaterial de Caraguatatuba para as gerações futuras, sobretudo o patrimônio cultural arraigado à vida pesqueira dos caiçaras do Litoral Norte de São Paulo. Tem, ainda, o propósito de ser fonte de geração de renda para a Comunidade Pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão da Praia do Camaroeiro após o período de defeso.

O Festival do Camarão é uma realização da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Fundacc, em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro. Mais informações sobre as atrações musicais e atividades serão disponibilizadas em breve.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã

O evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), realizará uma limpeza de praia nesta sexta-feira (29), a partir das 8h. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Plano Preventivo de Defesa Civil de Caraguatatuba está em nível de Atenção

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na noite de quinta-feira (21) um alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para risco hidrológico MODERADO. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil do município está em nível de Atenção. Até a tarde dessa sexta-feira

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 22/03/2024
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024