Pesquisar No Site

Quermesse, Missa Campal e Caminhada Penitencial são atrações da Festa de Santo Antônio no fim de semana

Publicado em: 03/06/2022
Quermesse, Missa Campal e Caminhada Penitencial são atrações da Festa de Santo Antônio no fim de semana
Quermesse, Missa Campal e Caminhada Penitencial são atrações da Festa de Santo Antônio no fim de semana

A programação social da 169ª Festa de Santo Antônio em Caraguatatuba começa nesta sexta-feira (3), com a tradicional quermesse na praça de alimentação do Santuário Diocesano e no Coreto da Praça Cândido Mota, no Centro.

#PraCegoVer: Fitinhas amarradas pelos fieis em varal instalado no Morro Santo Antônio (Foto: Bia Gomes/PMC)

No cardápio estão doces e salgados típicos como o bolinho caipira. Além de experimentar as opções gastronômicas, o público também pode participar do ‘Show de Prêmios’, que oferece eletrodomésticos, eletroeletrônicos, motocicletas e dinheiro.

A atração ocorre sempre aos fins de semana e feriados, até o dia 26 de junho, a partir das 20h. Com o tema “É viva a palavra quando são as obras que falam”, a festividade tem ainda missas e outras celebrações litúrgicas em comemoração ao padroeiro da cidade, como a peregrinação na imagem.

Na última quinta-feira (2), o prefeito Aguilar Junior também recebeu a benção de Santo Antônio. A imagem foi levada ao Paço Municipal pelo reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio, padre Carlos Alberto da Silva (Padre Beto). “Trago aqui a paz ao ambiente de trabalho como motivação a lutar pelos ideais e desafios do dia a dia”, disse o pároco.

O prefeito disse que é uma alegria poder retomar as comemorações da Festa de Santo Antônio após dois anos de pandemia. “A comunidade religiosa espera ansiosa por esse dia e esta benção marca este novo momento que estamos vivendo”, comentou Aguilar.

#PraCegoVer: Funcionários do Paço Municipal recebendo as bênçãos do padre Carlos Alberto da Silva (Foto: Divulgação/PMC)

O evento é realizado com apoio da Prefeitura, entre a parceira da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com a organização interna do Santuário.

Caminhada Penitencial e Missa Campal

Os devotos participam no próximo domingo (5) da caminhada penitencial ao Morro Santo Antônio, com saída da Igreja Matriz, às 8h, e Missa Campal no Morro, às 10h. Ao término, a imagem peregrina deverá retornar à igreja após abençoar a cidade do alto, em sobrevoo de parapente.

Dia do Padroeiro

No Dia de Santo Antônio, 13 de junho, as comemorações iniciam às 8h, com missa pelo 3º Aniversário do Santuário, seguida da benção dos pães e do bolo de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”. Haverá, ainda, o casamento comunitário e o esperado corte do bolo, às 11h. A agenda encerra às 18h com nova missa e procissão.

Corpus Christi 

No dia 16 de junho, a comunidade católica começa enfeitar as ruas no entorno da Praça Cândido Mota, às 6h, para a missa e procissão de Corpus Christi, a partir das 17h. As imagens reproduzidas representam símbolos bíblicos, desenhados e decorados manualmente, utilizando materiais como serragem, pó de café, tampinhas de garrafa, flores e outros.

Confira a programação completa da 169ª Festa de Santo Antônio

Caminhada Penitencial (5 de junho)

8h: Concentração no Santuário Diocesano de Santo Antônio
10h: Missa Campal no Morro Santo Antônio

Dia do Padroeiro (13 de junho)
Santuário Diocesano de Santo Antônio

8h: Missa, Benção dos Pães e do bolo de Santo Antônio
11h: Casamento Comunitário
18h: Missa e Procissão

Corpus Christi (16 de junho)

6h: Confecção dos tapetes decorados
17h: Missa e Procissão

Festa Social e ‘Show de Prêmios’ (3 a 26 de junho)
Sexta a domingo e feriados – a partir das 20h

Mais Notícias

Veja Também Recentes

IMG 1
Pré-conferências de Saúde abrem espaço para participação popular em Caraguatatuba

Moradores de Caraguatatuba e profissionais da área da saúde podem participar das pré-conferências municipais, que começam na próxima segunda-feira (25), para discutir propostas e prioridades para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município. Os encontros são abertos à população em geral e não exigem vínculo com o Sistema

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 21/05/2026
CAPA
Assistência Social disponibiliza suporte especializado na Delegacia da Mulher de Caraguatatuba

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Caraguatatuba fortaleceu a parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), sob coordenação da delegada titular, Dra. Lilian Sayde, com a disponibilização de uma assistente social para atendimento às mulheres vítimas de violência na unidade. A iniciativa amplia o acolhimento e

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 27/05/2026
Cadastro Imobiliário DM
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 26 estudantes para estagiar no serviço público municipal

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 26 aprovados de cinco cursos dos Processos Seletivos Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2025 e Complementar (01/2025) para se apresentar até a próxima quinta-feira (7/5), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, na Divisão de Gestão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/05/2026
Revitalização do corrimão da trilha da Pedra do Jacaré na Prainha entra na fase de acabamento
Revitalização do corrimão da trilha da Pedra do Jacaré na Prainha entra na fase de acabamento

A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba está na fase final da revitalização do corrimão da trilha de acesso à Pedra do Jacaré, na Prainha. O serviço envolve a reinstalação da ferragem do guarda-corpo ao longo da escadaria e pintura.  O objetivo da recolocação do corrimão é garantir

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 12/05/2026
Paratletas da natação de Caraguatatuba faturam 14 medalhas nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo
Paratletas da natação de Caraguatatuba faturam 14 medalhas nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo

Mais uma vez, os atletas do programa Inclusão e Movimento de Caraguatatuba foram destaque nos Jogos Escolares Estaduais de São Paulo. Os paratletas participaram de 18 provas, conquistaram 14 medalhas e índice para a Etapa Nacional dos Jogos Escolares em 13 provas. A competição foi disputada nos dias 29 e

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 04/05/2026