Pesquisar No Site

Projetos da revisão do PPA 2023-2025 e da LDO 2023 de Caraguatatuba são aprovados

Projetos da revisão do PPA 2023-2025 e da LDO 2023 de Caraguatatuba são aprovados
Projetos da revisão do PPA 2023-2025 e da LDO 2023 de Caraguatatuba são aprovados

Os projetos da revisão do Plano Plurianual (PPA) 2023-2025 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba entraram na pauta da sessão ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira (21/6).  A aprovação da revisão do PPA 2023-2025 contou com 13 votos a 1 e a LDO 2023 foi aprovada por 14 votos a 0, com o registro de uma ausência nas duas votações.

O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo, que ordena as ações de governo e tem a vigência de quatro anos, abrangendo o segundo ano de um mandato de prefeito e o primeiro ano do mandato seguinte. Após a revisão, o Plano Plurianual (2023-2025) de Caraguatatuba prevê a aplicação de cerca de R$ 2,834 bilhões nos eixos temáticos Otimização da Gestão Pública, Desenvolvimento da Infraestrutura Urbana, Melhoria da Qualidade de Ensino para Formação do Cidadão, Melhoria da Qualidade de Vida, Valorização do Bem-Estar do Povo Caiçara, Melhoria da Qualidade Ambiental, Desenvolvimento das Atividades Socioeconômicas, Direito da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Turismo Sustentável, Mobilidade Urbana, Segurança e Proteção ao Cidadão, Fomento à Cultura, entre outros.

#PraCegoVer: Público participante da audiência pública da revisão do PPA de 2023 a 2025 e da LDO 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba (Foto: Bia Gomes/PMC)

A LDO de 2023, que norteia a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) no segundo semestre, prevê a receita de R$ 950,15 milhões. A LDO tem vigência de um ano e contém objetivos, metas para despesas de capital e outras relativas aos programas de caráter continuado (despesas correntes).

O Legislativo realizou audiências públicas sobre as propostas nos dias 6 e 15 de junho, com transmissão ao vivo pelo site www.camaracaragua.sp.gov.br e canal da Câmara no YouTube.   A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu três reuniões presenciais descentralizadas da revisão do PPA 2023-2025 e LDO 2023 nos dias 4, 5 e 6 de abril, nos bairros do Travessão, Massaguaçu e Indaiá, respectivamente, além de receber perguntas e sugestões via internet entre os dias 4 e 11 de abril, no site oficial.  Técnicos das Secretarias de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Fazenda e Ordenadoria de Despesas representaram a Prefeitura e explicaram as propostas nos encontros.

As audiências atendem as exigências do Art. 165 da Constituição Federal, Artigo 48 da Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), Lei 4.320/1964 (Lei de Contabilidade Pública/Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal) e Lei Orgânica Municipal (Artigos 3º das disposições transitórias, 49 e 63).

Orçamento Participativo 

Os munícipes de Caraguatatuba têm a oportunidade de ajudar a prefeitura a definir a aplicação do orçamento anual pela internet por meio do Orçamento Participativo “Sua voz faz uma nova cidade”, no banner central do site  https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ ou via aplicativo Caraguatatuba 156 (disponível para download na ‘Play Store’ do celular). Diversos temas são apresentados aos moradores e os mais votados recebem uma atenção especial durante a elaboração Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA)

#PraCegoVer: A diretora de Planejamento Orçamentário, Ediline Alves Boytchuk; explicando da revisão do PPA de 2023 a 2025 e da LDO 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba (Foto: Bia Gomes/PMC)

Ao entrar no site e no App, o cidadão preenche os itens bairro, sexo, idade e escolaridade. Após o fornecimento dessas informações, o munícipe escolhe cinco temas que considera mais importantes para a cidade. As opções envolvem assuntos relacionados à saúde, educação (ensinos infantil e fundamental), ações de preservação ambiental, segurança, cultura, esporte e lazer, desenvolvimento social, desenvolvimento urbano, regularização fundiária, geração de oportunidade de emprego e renda, qualificação profissional, fortalecimento da agricultura familiar, turismo, saneamento básico, coleta seletiva, pavimentação, transporte público, iluminação pública, drenagem pluvial (diminuição de riscos de enchentes) e acessibilidade, além do espaço reservado para sugestões.

As áreas mais votadas pelo público terão uma atenção especial na destinação de recursos financeiros durante a elaboração das peças orçamentárias.

A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento promove audiências públicas para elaboração do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.

A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento fica na Av. Frei Pacífico Wagner, nº 163, piso Superior – Centro. O horário de atendimento ao público é das 8h30 às 16h30. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail orcamento@caraguatatuba.sp.gov.br.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atletas de Caraguatatuba garantem pódios na Copa São Paulo de Karatê Kyokushin
Atletas de Caraguatatuba garantem pódios na Copa São Paulo de Karatê Kyokushin

Atletas de Karatê da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguatatuba, conquistaram no último domingo (24) 10 troféus pela Copa São Paulo de Karatê Kyokushin 2022, realizada no município de Taubaté – SP. Ao todo, 14 atletas competiram pelo município e garantiram

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/07/2022
Empresa de distribuidora de alimentos busca candidatos com deficiência no PAT de Caraguatatuba
Empresa de distribuidora de alimentos busca candidatos com deficiência no PAT de Caraguatatuba

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba está com oito vagas para pessoas com deficiência na função de Promotor de Vendas em uma empresa de distribuidora de alimentos. A vaga não exige experiência, escolaridade, nem tem preferência entre homem e mulher e região de residência. É necessário ter

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 19/07/2022
Defesa Civil alerta para chegada de ventos de até 60 km/h e frente fria
Defesa Civil alerta para chegada de ventos de até 60 km/h e frente fria

A Defesa Civil de Caraguatatuba alerta para a chegada de ventos fortes que podem atingir até 60 km/h ainda nesta sexta-feira (29), seguido de uma frente fria e baixa na temperatura. De acordo com o capitão Campos Junior, coordenador municipal da Defesa Civil, ocorre uma ventania pré frontal antes da

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 29/07/2022
Roçada, limpeza e pinturas de guias e postes são realizadas  na Região Sul de Caraguatatuba
Roçada, limpeza e pinturas de guias e postes são realizadas na Região Sul de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza diariamente diversas ações e serviços de manutenção pelo município. Na Região Sul, a quarta-feira (3) foi de trabalhos intensos entre limpeza, varrição, roçada, retirada de resíduos, limpeza de valas, pinturas de guias e poste e outras ações.

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 03/08/2022
Caraguatatuba realiza mutirão para diagnóstico das Hepatites B e C neste sábado
Caraguatatuba realiza mutirão para diagnóstico das Hepatites B e C neste sábado

Em encerramento à Campanha ‘Julho Amarelo’, que alerta sobre o diagnóstico precoce das hepatites virais, a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (30), na Praça do Caiçara (Museu de Arte e Cultura – MACC), das 9h às 16h, teste rápido gratuito para

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 29/07/2022