Pesquisar No Site
Professores de Caraguatatuba participam de capacitação sobre Tecnologia e Inovação

Professores de Caraguatatuba participam de capacitação sobre Tecnologia e Inovação
Em continuidade às ações e projetos realizados pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, uma importante capacitação em Tecnologia e Inovação foi iniciada no último sábado (25). Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Caraguatatuba, um grupo de 15 professores da rede municipal de ensino está participando do curso de ‘Introdução à Lógica de Programação’, ministrado pelo prof. Me. Nelson Alves Pinto.

#PraTodosVerem:Professores durante aula sobre Tecnologias e Inovação realizada no IFSP campus Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
Com carga horária total de 30 horas-aula, o curso tem como objetivo apresentar modos de trabalhar com o pensamento computacional em sala de aula, além de analisar como ele pode contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O pensamento computacional é uma estratégia que permite resolver problemas, de forma eficiente, criando soluções genéricas para problemas variados, pertencentes a uma mesma classe, além de abordar os principais conceitos envolvidos no desenvolvimento de algoritmos de programação e algumas formas de representação de algoritmos, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico aplicado à solução de problemas.
A professora coordenadora do projeto Robótica, Rubia Costa, do setor de Informática Educativa, explicou que a capacitação deve desenvolver competências e habilidades para proporcionar aos professores uma visão crítica e sistemática sobre o tema. O conteúdo será acrescido e abordado a partir do 2º semestre letivo nas aulas de Robótica, que já são realizadas no contraturno escolar.
A secretária da Educação, Márcia Paiva, comentou que, além dos investimentos em tecnologia na Educação, é imprescindível a formação continuada: “Temos a convicção sobre a necessidade de que o professor domine as tecnologias digitais de informação e comunicação. Desse modo, ele poderá aplicar e desenvolver junto aos estudantes um processo de ensino engajador e motivador, eficiente e de acordo com a realidade digital que vivemos”, concluiu.
Veja Também Recentes

Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.